segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Congresso aprova envio de mais 1,3 mil militares para o Haiti, em votação simbólica

Brasília - Em votação simbólica, o Congresso Nacional autorizou, há pouco, o envio de mais 1,3 mil militares para compor a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah). A aprovação do decreto legislativo dobra o número de militares na missão passando de 1266 militares para 2600.

O decreto foi aprovado pela Comissão Representativa do Congresso formada por senadores e deputados e que repersenta o Congresso durante o recesso parlamentar.

De imediato serão enviados 900 militares, sendo 750 do Batalhão de Infantaria e 150 da Polícia do Exército. O Brasil vai dispor de uma reserva de 400 homens que serão enviados em situação de revezamento. A comissão representativa também aprovou voto de pesar pela morte do diplomata Luiz Carlos Costa, da médica Zilda Arns e 18 militares brasileiros que morreram vítimas do terremoto que atingiu o Haiti no último dia 12 de janeiro.

A discussão não dividou oposição e governo. Houve opositores aque apoiaram a mensagem do executivo e governistas contrários ao envio de mais tropas. O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) apoiou o aumento do contingente militar brasileiro no Haiti e foi além. Disse que o reforço deveria atingir também os batalhões de engenharia que podem ajudar na reconstrução do país caribenho.

Já o senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) foi contrário ao aumento do efetivo e argumentou que o Brasil não está em condições de ajudar e sim de ser ajudado, citando as enchentes que atingiram recentemente São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.

O Congresso não apreciou nenhuma mensagem sobre o envio de dinheiro. Segundo governistas, o envio de recursos, cujo o valor ainda será sendo definido, será feito por meio de Medida Provisória (MP), procedimento que entra em vigor na data da publicação pelo poder executivo.


Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil

Sesc pretende implantar escola de música e arte em Barbalha

A escola poderá ser instalada no Sítio Cabeceiras, devendo contemplar também comunidades da vizinhança.

Promover a cultura vai além de ofertar entretenimento ou impulsionar a economia. Investir nesta área significa também colaborar para a melhoria da educação. Mas não basta dar acesso a eventos – é preciso garantir que o público esteja apto a compreender a arte e reconhecer sua importância e significado. É com este propósito que o Serviço Social do Comércio (SESC) pretende instalar uma escola de música e artes no Sítio Cabeceiras, localidade da zona rural de Barbalha. No último sábado (23), o coordenador regional do SESC, Paulo Damasceno esteve visitando a localidade, quando na oportunidade se reuniu com lideranças comunitárias.

De acordo com Paulo Damasceno a Escola de Música contemplaria não apenas a comunidade de Cabeceiras, mas também outras da vizinhança, acrescentando que seriam beneficiados principalmente, aqueles jovens que têm tendência musical ou qualquer outra tendência artística. O projeto faz parte das políticas de incentivo à juventude, promovidas pelo Sesc em comunidade rurais e também em sedes de municípios do Cariri. Paulo Damasceno é coordenador do Sesc - Unidade de Juazeiro do Norte.

A princípio, a escola poderá funcionar no prédio da Associação de Moradores e poderá receber o nome de “Escola de Música e Arte Mestre Virgílio”, exímio sanfoneiro que nasceu, viveu e morreu no Sítio Cabeceiras.

Por: Josélio Araújo

Acidentes de moto deixam dois mortos no final de semana

Os dois acidentes foram registrados na noite do último sábado (23). Os corpos das vítimas foram levados para necropsia no IML regional

Duas pessoas morreram vítimas de acidentes com motocicletas neste final de semana no município de Barbalha. Na Rodovia Pinto Madeira, que liga o Distrito de Arajara ao município do Crato, Wagner da Silva Vicente, de 24 anos, conduzia a moto Fan, de cor preta, quando numa curva perdeu o controle do veículo e foi de encontro a um muro. Wagner ainda foi socorrido, mas não resistiu. Ele estava na companhia de um amigo identificado apenas por “Joãozinho”, que sofreu escoriações em várias partes do corpo e foi conduzido ao Hospital Santo Antônio, onde continua internado.

O segundo acidente aconteceu na localidade de Boa Esperança, na região de Arajara. José da Silva Barbosa, de 19 anos, conduzia a moto Honda Pop, placa MRP-8398, quando colidiu com outro veículo. José da Silva Barbosa faleceu minutos depois. Os dois acidentes foram registrados na noite do último sábado (23). Os corpos das duas vítimas foram levados para necropsia no IML regional de Juazeiro do Norte.

Por: Josélio Araújo

Saída da Escola de Artes de Barbalha será tema de audiência pública nesta quarta-feira (27)

A proposta para a realização da audiência pública foi de autoria do vereador Rildo Teles (PSL).

A permanência da Escola de Artes Reitora Violeta Arraes Gervaiseau, da Universidade Regional do Cariri (Urca) em Barbalha, será o foco da audiência pública que acontecerá a partir das 08 horas da próxima quarta-feira (27), no plenário da Câmara Municipal de Barbalha. A realização da audiência pública foi proposta pelo vereador Expedito Rildo Teles (PSL) durante a reunião extraordinária que a Câmara realizou na última quarta-feira (20). Naquela data o questionamento sobre a permanência ou não da Escola de Artes em Barbalha já estava em debate.

A direção, alguns professores e a maioria dos alunos teriam optado pela transferência da escola para o Campus do Pirajá, em Juazeiro do Norte, alegando a falta de estrutura do prédio em Barbalha para a funcionabilidade dos cursos de teatro e artes visuais. Na sexta-feira (22), a decisão da transferência foi anunciada e na manhã de hoje (25), os alunos foram ao Campus do Pirajá reivindicando o reinício das aulas. A informação recebida hoje pouco é de que os primeiros dias em Juazeiro serão para a organização do espaço.

A escola funcionaria temporariamente em Juazeiro, retornando à Barbalha quando fossem oferecidas as condições necessárias para o seu funcionamento. O Centro Pró Memória e a Câmara Municipal de Barbalha têm desenvolvido importante papel em defesa da permanência da Escola de Artes nesta cidade.


Por: Josélio Araújo

Dica de Blog: A Voz do Arcanjo



Olá, leitores e amigos do Barbalha em Foco! Recomendo a todos que visitem o blog "A Voz do Arcajo", mantido pelo Pastor Michel Borges. Este website tráz vários assuntos pertinentes a Bíblia e é usado como ferramenta para divulgação e afirmação da fé cristã ortodoxa, especialmente voltada para a apresentação da fé e doutrina bíblica em um mundo pós-moderno e anti-cristão.

O Administrador do blog permite debates, discursões e sugestões para seus artigos.

Esse eu apóio e recomendo!

A VOZ DO ARCANJO - avozdoarcanjo.blogspot.com


Por: Rubens Oliveira

sábado, 23 de janeiro de 2010

Crato é goleado e pode perder liderança hoje

Caiu por terra a sequência de três vitórias do Crato no 1° turno do Campeonato Cearense de 2010. O time iniciou a 5ª rodada na liderança da tabela, com 9 pontos, mas perdeu por 3 a 0 para o Horizonte, na tarde de ontem, no estádio Domingão, em Horizonte.

Com o resultado, o Crato segue na ponta, mas pode perder a condição hoje, com o complemento da rodada – Ceará, Maranguape e Quixadá têm condições de ultrapassá-lo caso vençam por boa margem de gols suas partidas. Já o Horizonte subiu para a vice-liderança provisória com oito pontos.

A partida de ontem foi bem controlada pelo time da casa. Logo aos 2min, Leonardo abriu o placar. André Luiz marcou os outros dois gols – aos 17min da etapa inicial e 27min do segundo tempo.

Fonte: O POVO Online

Juazeiro: Fracassada venda do Hotel Municipal

Processo de licitação do Hotel Municipal de Juazeiro do Norte estava em andamento há mais de 30 dias

LOCALIZADO NUMA das áreas mais valorizadas de Juazeiro do Norte, o Hotel Municipal não atraiu o interesse dos empresários da região, como pretendia a Prefeitura


Juazeiro do Norte. A tentativa inicial de privatização do Hotel Municipal desta cidade, em sua área mais valorizada, o Centro, fracassou. O imóvel, avaliado em cerca de R$ 7,7 milhões, não teve nenhuma adesão de compradores. Na última segunda-feira, às 9 horas, as cartas-propostas do processo de compra foram disponibilizadas no setor de licitação da Prefeitura.

O processo estava em andamento há mais de 30 dias e a ideia era atrair principalmente empresários do setor, por conta da demanda de hóspedes, principalmente por ser um dos pontos centrais da cidade. Atualmente, o imóvel está sendo administrado por permissionário. Juazeiro do Norte tem uma demanda turística maior por conta das romarias.

E foi nesse segmento que o prefeito local, Manoel Santana, apostou para a maior participação dos empresários. "Essa foi uma concorrência pública. O mais importante é que não há favorecimentos, a qualquer que seja o grupo empresarial, por isso esperamos muitos concorrentes", diz. Infelizmente, essa não foi a resposta dada pela classe empresarial. Agora, para que haja a abertura de novas propostas, segundo o setor de licitação, é necessária uma nova abertura do processo. A proposta de privatização do hotel, segundo a administração, será uma oportunidade de investimentos em outros setores, como educação e saúde.

Para avaliação do Hotel Municipal, foi composta uma comissão de técnicos e pessoal da administração. Atualmente, o imóvel está sendo administrado pela SR Empreendimentos.

O hotel foi construído há 37 anos, na gestão do prefeito Orlando Bezerra. O presidente da Comissão de Avaliação de Imóveis, Herllon Ravache, disse que o grupo de trabalho foi composto por cinco pessoas e em sete dias o trabalho de levantamento foi feito no local. Uma pesquisa de mercado para os preços dos terrenos foi feita em Juazeiro. Para o local, segundo Herllon, o metro quadrado chega a R$ 600,00.

Essa pesquisa, segundo ele, foi feita junto ao Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e também na Caixa Econômica Federal. Ele afirma que o imóvel tem uma conservação regular, já que foram feitos reparos pontuais.

Melhoramentos

O local tem preparação para até um quarto andar. As esquadrias em madeiras estão um pouco desgastadas. Um dos andares serve de depósito. Também deverão ser colocados alguns vidros. Mesmo com algumas situações que merecem reparo ou renovações de piso e louças de banheiros, o presidente da Comissão de Avaliação, também engenheiro civil, afirma que o prédio foi construído com uma boa estrutura e não conta com rachaduras, por exemplo.

Dentro da averiguação e análise técnica que foi feita, há depreciação em torno de 30% a 40%, conforme Ravache. A ausência de manutenção efetiva, durante todos esses anos, é o principal motivo. "Nunca houve grandes investimentos no local", afirma. Ou seja, quem comprar o hotel tem que levar em consideração que algumas manutenções devem ser feitas.

"Se vender e aplicar o dinheiro na saúde, nos postos onde há falta de medicamentos, é importante. Os hospitais da cidade também precisam ser melhorados", afirma o taxista Luis José de Sousa. Ele é um dos moradores da cidade que conhece a história do hotel de perto.

Para o garçom Faelbe Antônio dos Santos, a venda pode ser um aspecto positivo para a cidade. "Acho que a venda é uma boa alternativa, pelo menos poderá ter reforma e modernização e a oferta no centro da cidade de uma melhor opção de hospedagem para o turista", considera ele.

COTAÇÃO

7,7 milhões de reais é o valor médio estimado para o Hotel Municipal de Juazeiro do Norte. O imóvel está sendo administrado pela SR Empreendimentos e necessita de alguns melhoramentos


Fonte: Diário do Nordeste

Um nome para vice: começa a nova novela do PT no Ceará

Antes do início de mais uma campanha eleitoral, uma disputa interna no PT pelo posto de vice do governador, e provável candidato à reeleição, Cid Gomes (PSB) deverá movimentar o cenário político local


Apesar de ainda pairarem algumas dúvidas sobre o apoio do PT à reeleição do governador Cid Gomes (PSB), um assunto já preocupa as principais lideranças do partido: afinal de contas, quem irá ser indicado ao cargo de vice numa possível chapa com Cid? De um lado, o atual vice-governador, Francisco Pinheiro, evidencia o desejo de repetir a dobradinha vitoriosa de 2006. Do outro, nomes - como o do deputado federal José Guimarães - afirmam que tudo está indefinido e que qualquer membro do partido possui a legitimidade de postular o cargo.

Entre esses membros, três personalidades - além de Pinheiro - são citadas nos bastidores como favoritas nessa disputa que promete se arrastar por vários meses, demandando uma sequência de acordos e reuniões. São eles: Waldemir Catanho, atual coordenador de articulação política da Prefeitura de Fortaleza e homem de confiança da prefeita Luizianne Lins; Joaquim Cartaxo, titular da Secretaria das Cidades no Governo do Estado; e Camilo Santana, secretário estadual de Desenvolvimento Agrário e segunda opção da corrente Democracia Radical, da qual Cartaxo também faz parte.

Nessa disputa, Francisco Pinheiro, ao mesmo tempo em que perde o apoio da prefeita Luizianne Lins, - os dois acabaram se afastando nos anos seguintes às eleições de 2006 & tem como forte defensor o governador Cid Gomes, que já elogiou o trabalho do aliado por diversas vezes.

Ontem, em entrevista ao O POVO, Pinheiro afirmou que o seu grupo, seguindo-se a estratégia de partilhar entre as forças políticas do PT as principais posições que surgem em 2010 & candidatura ao Senado, vice-governadoria e presidência estadual do partido & não se sentiu contemplado com a eleição de Luizianne Lins para a presidência do PT.

"O grupo do qual eu participo (Tendência Socialista) tem 12% do partido, tivemos um resultado razoável no PED (Processo de Eleição Direta). Então é justo que nós tenhamos que buscar um pacto entre tudo que for conquistado pelo partido``, posiciona-se. Ao mesmo tempo, Pinheiro afirma que respeita qualquer decisão do PT.

Candidato natural
Secretário-geral do diretório estadual do PT, Antônio Carlos & que também é uma espécie de porta-voz da prefeita Luizianne em nível partidário - reforça a tese de que a continuidade de Francisco Pinheiro no posto de vice-governador não está garantida. ``Não tem candidato natural a vice, não. Isso ainda está sendo discutido``, enfatizou.

Antônio Carlos destaca, no entanto, que o partido, hoje, está debruçado na escolha de sua nova executiva estadual que, segundo ele, também deverá ser harmônica. ``Cada coisa ao seu tempo``.


EMAIS

1. Além do posto de vice em uma possível candidatura à reeleição do governador Cid Gomes (PSB), o PT também quer indicar um nome para concorrer ao Senado. Cid, no entanto, tem afirmado que sua prioridade no apoio na eleição para o Senado será para o deputado federal Eunício Oliveira (PMDB).

2. O PT pode até mesmo nem precisar se desgastar no debate em torno da vice. Basta o deputado federal Ciro Gomes - irmão de Cid - (PSB) lançar-se na disputa pela Presidência da República. A prefeita Luizianne Lins já colocou como condição para o apoio a Cid um palanque para a candidata do PT à sucessão do presidente Lula, a ministra Dilma Rousseff.


Fonte: O Povo Online

Previsão do tempo para este sábado, dia 23 de janeiro de 2010



Fonte: ClimaTempo

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Permanência da Escola de Artes em Barbalha ainda é dúvida


Em assembléia, os alunos decidiram que na segunda-feira (25), estarão no Campus do Pirajá, em Juazeiro do Norte, à espera de professores para o reinício das aulas.



A permanência da Escola de Artes Violeta Arraes Gervaiseau, da Universidade Regional do Cariri (Urca) em Barbalha ainda é uma dúvida. Semana passada o diretor Fábio Rodrigues reuniu professores e alunos para anunciar a decisão de fechar as portas da escola alegando a falta de estrutura para a continuidade das aulas dos cursos de teatro e artes visuais. Inaugurada em 2007, a Escola de Artes funcionou sempre no antigo Casarão da Cultura, na Rua da Matriz, através de cessão por comodato com a Prefeitura Municipal de Barbalha, a qual, segundo se informou, teria solicitado a desocupação do prédio para readaptá-lo e fazer funcionar um hotel. Após seguidas reuniões foi tomada a decisão de transferir a Escola de Artes para o campus da Urca, no Pirajá, em Juazeiro do Norte.


De acordo com uma lista apresentada pelo diretor Fábio Rodrigues, para a escola funcionar a contento seria necessário um prédio com pelo menos 42 salas para abrigar todos os gabinetes de diretores, professores, laboratórios e biblioteca, além de um auditório com 150 lugares. Na lista havia também a requisição de quase 30 funcionários. A reação da sociedade barbalhense foi imediata. Diversos segmentos se uniram e passaram a defender a permanência da unidade em Barbalha. Na manhã de ontem (21), após reunião do Centro Acadêmico (C.A) dos cursos de Teatro e Artes Visuais, os alunos decidiram que a partir da próxima segunda-feira (25), estarão no campus do Pirajá esperando a presença dos professores e o reinício das aulas.


Até a noite de ontem (21), nem a direção da escola e nem a reitoria da Urca havia se manifestado sobre o assunto. Por parte do poder público do município também ninguém se manifestou. Hoje (22), várias faixas com frases defendendo a permanência da escola em Barbalha, amanheceram afixadas nas ruas centrais da cidade. Durante uma reunião realizada esta manhã com as presenças de diretores, professores, alunos, reitoria e representantes do poder púbico foi mantida a decisão dos alunos em se transferirem para o Campus do Pirajá a parti da próxima semana, mesmo diante do comprometimento da Prefeitura em construir um prédio e verticalizar a escola. Os alunos reagiram afirmando que só voltam para Barbalha com o prédio pronto e toda a estrutura necessária para o seu funcionamento.



Por: Josélio Araújo


Previsão para término da Ceasa pode não ser cumprida


O atraso no andamento da obra se deu por conta da desistência da primeira construtora que venceu a licitação.


No ritmo em que estão se desenvolvendo os trabalhos de construção da Ceasa Cariri, às margens da Avenida Leão Sampaio, em Barbalha, não será possível se concretizar o início do seu funcionamento previsto para acontecer até o mês de abril. Os trabalhos estão se desenvolvendo de forma lenta. Semana passada foi realizada uma avaliação da obra que foi iniciada em março do ano passado.

O atraso se deu por conta da desistência da primeira construtora que venceu a licitação. Agora a edificação está sendo tocada por uma construtora da região. Na obra serão aplicados recursos na ordem de R$ 7 milhões, Terá uma área construída de 6.317 m2; 2.091 metros de área destinada a comercialização; 68 boxes. 216 vagas para veículos varejistas; 230 vagas para caminhões; 9.750 metros de área destinada para a administração, banco e estacionamento, além de 17.196 metros de vias de circulação.

No local também funcionarão posto de gasolina, lanchonetes e cartórios. O equipamento atenderá uma população estimada em 2 milhões de pessoas e estima-se que 33 municípios serão beneficiados após a inauguração. A pretensão do Governo do Estado é inaugurar a obra no próximo mês de abril, entretanto, pessoas com experiência em construção civil acreditam que com as obras a continuar no ritmo atual, só seria possível a inauguração do final de maio a meados de junho.


Por: Josélio Araújo

Concurso de Barbalha 2010

CM aprova valores para cargos em concurso e adoção do programa “Minha Casa, Minha Vida”



Atendendo convocação extraordinária do prefeito municipal, a Câmara de Vereadores esteve reunida ontem (20), sob a presidência de João Flávio Cruz Sampaio (PMDB). Por unanimidade, foi aprovado o Projeto de Lei 01/2010, dispondo sobre a realização de concurso público para o provimento de cargos na Prefeitura Municipal de Barbalha, fixa valores salariais e carga horária. O concurso de que trata o projeto oferecerá vagas para:

Agente comunitário de saúde nível médio (08 vagas – R$ 465,00 – 40/hs)
Agente de combate as endemias nível médio (07 vagas – R$ 465,00 – 40/hs)

Agente de trânsito nível médio (03 vagas – nível médio – R$ 650,00 – 40/hs)

Agente rural nível médio (02 vagas – R$ 600,00 – 40/hs)

Agente administrativo nível médio (68 vagas – R$ 600,00 – 40/hs)

Assistente social nível superior (03 vagas – R$ 1.500,00 – 40/hs)

Atendente de consultório dentário (06 vagas – R$ 465,00 – 40/hs)
Auxiliar de farmácia nível médio (02 vagas – R$ 465,00 – 40/hs)

Auxiliar de enfermagem nível médio (02 vagas – R$ 465,00 – 40/hs)

Desenhista arquitetônico nível médio (01 vaga – R4 500,00 – 40hs)

Enfermeiro (a) nível superior (03 vagas – R$ 1.200,00 – 40/hs)

Engenheiro civil nível superior (01 vaga – R$ 2.300,00 – 40/hs)

Farmacêutico nível superior (01 vaga – R$ 1.100,00 – 40/hs)

Fiscal de obras nível médio (03 vagas – R$ 600,00 – 40/hs)

Fisioterapeuta nível superior (02 vagas – R$ 1.000,00 – 40/hs)

Fonoaudiólogo(a) nível superior (02 vagas – R$ 1.000,00 – 40/hs)

Médico cardiologista nível superior (01 vaga – R$ 2.000,00 – 20/hs)

Médico psiquiatra nível superior (01 vaga – R$ 2.000,00 – 20/hs)

Médico vascular nível superior (01 vaga – R$ 2.000,00 – 20/hs)

Médico ginecologista nível superior (01 vaga – R4 2.000,00 – 20/hs)

Médico pediatra nível superior (01 vaga – R$ 2.000,00 – 20/hs)

Operador de máquina de veículos nível fundamental (04 vagas – R$ 465,00 – 40/hs)

Professor matemática nível superior (10 vagas – R$ 379,50 – 20/hs)

Psicólogo (a) nível superior (04 vagas – R$ 1.500,00 – 40/hs)

Terapeuta ocupacional nível superior (01 vaga – R4 1.500,00 – 40/hs)

Professor de ciências nível superior (06 vagas – R$ 379,50 – 20/hs)

Professor educação fís. Nível superior (08 vagas – R$ 379,50 – 20/hs)

Professor inglês nível superior (08 vagas – R4 379,50 – 20/hs)



De acordo com informações da Prefeitura Municipal o edital do concurso estará sendo divulgado até a próxima quarta-feria.Com a aprovação o projeto fez a adequação de salários para cargos comissionados, os quais ficarão assim estabelecidos:

Assessor de imprensa – R$ 1.500,00
Assessor jurídico – R$ 1.200,00

Controlador adjunto – R$ 2.500,00

Controlador geral – R$ 4.025,00

Engenheiro civil – R$ 2.300,00

Fiscal de abastecimento – R$ 700,00

Gestor de núcleo – R$ 1.000,00

Ouvidor – R$ 2.200,00

Ouvidor do SUS – R$ 800,00

Procurador adjunto – R$ 2.500,00

Secretário 4.025,00

Secretário adjunto – R$ 2.500,00

Supervisor de célula – R$ 700,00


Ainda na noite desta segunda-feira (20), os 9 vereadores presentes á reunião extraordinária aprovaram, também por unanimidade, o Projeto de Lei 02/2010, dispondo sobre a adoção pelo município do programa “Minha Casa, Minha Vida”, instituído pelo Governo Federal.O programa “Minha Casa, Minha Vida”, em Barbalha, prevê a construção, inicialmente, de 500 unidades habitacionais, e serão destinadas para os inscritos com renda de até três salários mínimos.

Fonte: Cetama

Menina é condenada a 90 chibatadas por levar um celular a escola

Uma garota saudita de 13 anos de idade foi condenada pela corte do Golfo de Jubail a levar 90 chibatadas na frente de suas colegas de classe por ter sido flagrada carregando um telefone celular equipado com câmera na escola. E, como se esse castigo não fosse o suficiente, ela ainda passará dois meses numa prisão por conta de sua abominável infração.

De acordo com o jornal The Daily Mail, por alguma razão as avançadíssimas leis locais proíbem a presença do gadget em suas escolas para meninas, e tamanha punição está longe de ser das mais pesadas aplicadas por lá, onde não raro infratores são condenados a afogamentos, decapitações ou crucificações públicas. E o caso está longe de ser uma raridade: só nos últimos três anos, outras 16 meninas foram condenadas a levarem entre 300 e 500 chibatadas por desrespeitarem seus professores.

No poder desde 2005, o rei Abdullah não vem medindo esforços para promover um “resgate moral” dos habitantes de seu feudo país, o que incluiu, entre outras coisas, a proibição de cinemas e teatros.


Por João Brunelli Moreno -Yahoo Notícias - TecnoBlog

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A Ceasa Cariri poderá ser inaugurada em abril

A previsão de início de funcionamento da Central de Abastecimento (Ceasa) do Cariri deverá acontecer até o mês de abril neste município. Em março completa um ano que foi iniciada a obra, que irá absorver a produção de hortifrutigranjeiros local. A gerência do Ceasa esteve na última quinta-feira em Fortaleza, para realizar uma avaliação da obra, que teve atraso no início do seu lançamento, em março do ano passado, pelo governador do Estado, Cid Gomes, em virtude de alguns dias depois a construtora que havia vencido a licitação ter desistido. A estimativa inicial de investimento na obra pelo governo é de quase R$ 7 milhões, beneficiando cerca de 2 milhões de pessoas na região.

Com isso, a Ceasa centralizará o abastecimento de frutas e verduras da região. Atualmente, o mercado que absorve a maior parte dessa demanda é o mercado Pirajá, em Juazeiro. A Ceasa Cariri terá em sua estrutura inicial área construída de 6.317 m; 3.091 m de área para comércio; 68 boxes; 230 vagas para caminhões; 216 vagas para veículos de varejistas; 9.750 m de área de terreno a serem utilizados para administração, banco e estacionamento e 17.196 m de vias de circulação.

Os galpões e administração estão sendo construídos num dos pontos estratégicos da região, às margens da Rodovia Leão Sampaio. A Ceasa de Barbalha terá sete galpões permanentes para hortifrutigranjeiros, lojas e estruturas de apoio com agências bancárias, cartórios, lanchonetes, posto de gasolina e estacionamento.

O governo estima que pelo menos 33 municípios serão beneficiados com a implantação da Ceasa Cariri, que deve aumentar a geração de emprego e renda e contribuir para a economia da região.

Fonte: Diário do Nordeste

Previsão do tempo para hoje, quinta-feira, 21 de janeiro de 2010


Fonte: Climatempo

Gripe Suína - Romaria em estado de alerta

Autoridades de saúde de Juazeiro já adotam estratégias para prevenir a doença em período de grande aglomeração

Prevista para o final de janeiro, a Romaria das Candeias reúne milhares de romeiros. Autoridades já tomam medidas para prevenir incidência da gripe A durante o evento


Juazeiro do Norte. A confirmação do segundo caso fatal de influenza A H1N1 (também conhecida como gripe suína) no Ceará coloca em alerta este município, que neste mês inicia uma das maiores romarias do ano, a de Nossa Senhora das Candeias, entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro. O alerta fez com que especialistas de várias áreas da saúde se reunissem, com o objetivo de atuar de forma preventiva durante este período, estendendo os cuidados até o carnaval.

Em Juazeiro, há visitação intensa de romeiros desde o mês de novembro, quando se realizou a Romaria de Finados, mas a Influenza A acabou não sendo foco de prevenção, como ocorreu em setembro, um dos períodos mais quentes do ano e quando houve uma divulgação maior da doença em todo no País. Até o momento, o Cariri não registrou nenhum caso da doença. Houve apenas suspeitas, mas nada confirmado.

Período chuvoso

A preocupação este momento é por conta das chuvas. O temor é de que o clima mais ameno possa influenciar a circulação do vírus. Mas a médica infectologista Angela Gimbo lembra que o óbito registrado na Capital cearense foi numa fase de clima não tão ameno.

Por sua vez, o administrador da Basílica de Nossa Senhora das Dores, padre Paulo Lemos, vê com preocupação essa situação, já que a cidade poderá receber no final desse mês até o início de fevereiro, cerca de 250 mil pessoas para a romaria.

Segundo ele, o risco de transmissão de doenças é uma preocupação que se renova e já irá levar o assunto para a reunião da Operação Romeiro, que acontece, amanhã, às 8 horas, com a presença dos representantes de diversos setores da administração, entidades classistas e da Igreja Católica. Um esquema foi adotado no mês de setembro, mas se teve o cuidado de não gerar pânico na população.

Prevenção

Panfletos com informações sobre o vírus e sua forma transmissão foram distribuídos em pontos estratégias da cidade e na entrada, com as barreiras. Os copos de alumínio e potes disponíveis para os romeiros, na Igreja Matriz, foram retirados e substituídos por bebedouros. Há também a orientação de realizar, de preferência, missas campais, a fim de evitar aglomerações em locais fechados. O momento dos cumprimentos das "paz de Cristo" foi outro fator que se levou em consideração, já que neste momento pode haver a transmissão do vírus.

A infectologista chama a atenção para a importância da transmissão das informações por parte dos religiosos, já que muitos dos romeiros que vêm à Juazeiro do Norte não sabem ler. "Eles vão dar uma atenção maior à mensagem dada pelo padre".

A médica chama a atenção para os cuidados de limpeza e higiene nos ranchos. Ela destaca a importância de haver um trabalho de conscientização dos proprietários desses estabelecimentos. "Causa uma certa preocupação nesse período, já que são milhares de pessoas que vêm de várias partes do Nordeste e do País", alerta.

Padre Paulo disse que na própria igreja era anunciada a presença dos profissionais de saúde. Caso alguém sentisse sintomas, procurasse os médicos e enfermeiros.

"É claro que se houve um caso confirmado e ela adquiriu o vírus no Ceará, é necessário ser iniciada a mobilização. Assim que soubemos, esse assunto já foi discutido ontem, e não estava na pauta", diz a médica, depois de uma reunião com os profissionais da macrorregional de saúde. A própria Secretaria da Saúde (Sesa) vai entrar em contato com as macrorregionais para saber como está a situação nesses locais. A ideia era atuar mais fortemente com ações para o carnaval, mas se exige pressa por conta da Romaria das Candeias.

A sugestão nesse momento, segundo Angela Gimbo, é repetir a mesmas ações que foram realizadas durante a romaria de setembro. Naquele momento, havia casos suspeitos e confirmados no Estado, como o que ocorreu em Quixadá. Nas romarias, normalmente, já são feitas panfletagens sobre dengue e doenças sexualmente transmissíveis, mas nesse momento é necessário dar uma prioridade às informações a gripe.

Multidão

250 mil pessoas é a expectativa de romeiros estimada pela Igreja Católica durante a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, que ocorre anualmente em Juazeiro do Norte, no Cariri

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Paróquia
Rua Padre Cícero, 147
Centro, Juazeiro do Norte
(88) 3511.2202

Elizângela Santos
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Barbalha se articula para conquista do Selo Unicef


O Selo Unicef destaca os municípios que investem em políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes.

Barbalha está empenhada no trabalho de articulação para a conquista do Selo Unicef 2009/2012. A informação é da equipe que está coordenando os trabalhos, tendo à frente os educadores Odair José de Matos e Celene Queiroz. Desde novembro a equipe vem mobilizando todas as secretarias para a apresentação da metodologia que será utilizada na próxima edição do selo.

O Selo Unicef destaca os municípios que investem em políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes, principalmente em áreas com saúde, educação e cultura. A orientação é que as secretarias atuem de forma efetiva e coordenada na elaboração dos projetos que serão avaliados até 2012. Barbalha foi contemplada com o Selo Unicef Município Aprovado no exercício administrativo de 2008.

Por: Josélio Araújo

Sensação na base onde estão brasileiros no Haiti é de tremor leve


Rivadavia Severo
Repórter da Agência Brasil

Porto Príncipe (Haiti) - Apesar de registrar 6.1 graus na escala Richter, o terremoto que ocorreu no início da manhã de hoje (20) no Haiti causou sensação de um tremor da baixa intensidade. Os militares brasileiros não têm informações sobre a extensão do fenômeno, mas a impressão inicial de especialistas é de que os possíveis estragos causados pelo terremoto sejam leves.

Um bombeiro brasileiro da Força de Paz das Nações Unidas disse que o tremor pode ter causado queda dos escombros que estão pendurados nas áreas mais atingidas pelos tremores da semana passada, como o bairro de Bel Air, região central da capital. Na área onde está a Base Charlie, que abriga o contingente brasileiro, a sensação foi apenas de um leve tremor.

O engenheiro Hermes Sampaio do Corpo de Engenharia brasileiro no Haiti disse que teme pelo estrago na estrada que está sendo feita pelos engenheiros uruguaios no Sul do país, para dar acesso a um pequeno porto, onde teria sido o epicentro do terremoto. Segundo informações do exército brasileiro, este é o quadragésimo tremor depois do terremoto do último dia 12.

Uma semana depois do terremoto, capital haitiana continua um caos

Luciana Lima e Rivadávia Severo
Enviados Especiais

Porto Príncipe - Uma semana depois do terremoto que abalou o Haiti, a capital do país permanece mergulhada no caos. Grande parte da população vaga pelas ruas, aparentemente sem destino. Há escombros por toda parte e reclamações de que a ajuda humanitária não chega a Porto Príncipe.

A população busca ajuda em todo lugar, aglomera-se em frente ao aeroporto, em frente à Embaixada dos Estados Unidos e nos pontos de ônibus e tap taps (tipo de veículo muito popular no país) em busca de emprego ou de uma forma de deixar o país. Outros, que não têm recursos para migrar concentram-se em qualquer ponto em que haja a mínima possibilidade de conseguir água e comida.

No aeroporto, dezenas de contêineres com mantimentos vindos dos quatro cantos do mundo aguardam para ser distribuídos. Os acampamentos de refugiados estão espalhados às centenas pela cidade, abrigando parte da população, que ficou sem casa, e os que temem um novo tremor de terra.

O comerciante de roupas Charles Erilhomme, de 54 anos, que vagava em frente ao Palácio Nacional do Haiti, reclama que há uma semana não tem trabalho, não tem casa e que falta água e um pouco de comida. Ele conta que, quando começou o terremoto, jogou-se para fora de casa. "Machuquei o braço, mas me salvei. Pessoas da minha família morreram.” Charles ainda exibe cicatrizes nos braços..

A cidade dá sinais de que quer voltar à normalidade. Alheia ao comércio formal, que ainda não abriu as portas, uma economia ambulante começa a pulsar nas precárias calçadas de Porto Príncipe. Vende-se de tudo: manga, cana-de-açúcar, verduras com aspecto passado do ponto, feijoada e refeições com frango, carne de porco, arroz e feijão, e um refresco improvisado com gelo e xarope. Também pode-se cortar e trançar o cabelo e fazer a barba.

Hoje (19), no bairro Fort Ronde, uma área extremamente pobre da cidade, militares brasileiros distribuíram água e biscoitos. Ao perceber a chegada do caminhão, a multidão comemorou e logo começou a se organizar em fila, hábito que revela que a comida só chega ao local por meio de ajuda humanitária.

“A gente nem precisa pedir para eles entrarem em fila. Eles já se organizam”, comentou um militar que trabalhou na distribuição de um litro e meio de água e três pacotes de biscoito para cada pessoa. As crianças são as que mais sofrem na espera, imprensadas nas barreiras formadas pelos militares, ante o desespero dos adultos e idosos que lutam para entrar na fila.

O capitão de fragata brasileiro Ítalo Monsores diz que o problema da falta de segurança não chega a ser grave, embora reconheça que atrapalha a distribuição da ajuda humanitária. Segundo Monsores, a violência nos bairros pobres é apenas pontual. “Não temos relatos de que os presos [que escaparam de cadeias destruídas no terremoto] estejam atuando. Que as gangues estejam agindo”. No entanto, em Bel-Air, bairro pobre da área central que foi devastada, um corpo nu com os pés amarrados continua jogado no asfalto, um caso típico de linchamento por moradores que identificaram a vítima como ladrão ou assassino.


Edição: Nádia Franco
Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Ministro assinará ordem de serviço dia 30 em Barbalha


A Prefeitura já disponibilizou o terreno para a construção da agência, que ficará localizada no bairro Santo Antônio.

O Governo Federal por intermédio do Ministério da Previdência Social determinou, ontem (18), através de ordem de serviço a construção das agências do INSS nas cidades de Senador Pompeu e Pedra Branca e anunciou que estão assegurados os recursos para a construção da agência da cidade de Barbalha, cuja ordem de serviço deverá assinada no próximo dia 30 durante visita que o ministro José Pimentel fará a esta cidade.

A Prefeitura Municipal já disponibilizou o terreno para a construção da agência, que ficará localizada no bairro Santo Antônio, anexo ao prédio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), antigo CSU. A agência do INSS de Barbalha hoje funciona num prédio alugado e insuficiente para o atendimento a contento de todos os procedimentos. Por dia, a agência do INSS de Barbalha atende uma média de 140 beneficiários.


Por: Josélio Araújo

Operação Antidesmonte instaura inquérito contra ex-gestor de Barbalha

Entre as irregularidades apontadas no relatório elaborado pelo Ministério Público em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios, fraudes em procedimentos licitatórios.

O Ministério Público do Estado (MPE) em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) divulgou, ontem (18), resumidamente, o balanço oficial da chamada Operação Antidesmonte, deflagrada em 2008 e que visitou, somente entre os meses de outubro e dezembro, 31 municípios. O objetivo da ação era evitar a dilapidação do patrimônio público em prefeituras cujos gestores não conseguiram se reeleger ou fazer sucessor. O balanço está sendo divulgado justamente um ano depois das posses dos novos prefeitos cearenses. Posses estas realizadas em meio a uma enxurrada de denúncias contra ex-prefeitos.

De acordo com o relatório, seis ações civis públicas foram movidas contra gestores acusados de cometer atos graves de improbidade administrativa. Outros oito não terão que prestar contas à Justiça, já que não foram detectados indícios suficientes para a abertura de ações. Em outros 12 casos, a documentação ainda está analisada. Ainda de acordo com o relatório, foi instaurado inquérito civil público em apenas um município: Barbalha. Entre as irregularidades, fraudes em procedimentos licitatórios. No momento, a Justiça está colhendo os depoimentos dos envolvidos.

Analisando o atual balanço da operação que varou, até 2009, todos os municípios do Estado, o promotor Luiz Alcântara - que integra a Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) - afirma que o resultado é positivo, já que o objetivo da ação não era constatar erros, mas sim evitar a descontinuidade administrativa.

Por: Josélio Araújo

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Brasil vai enviar R$ 35 milhões para o Haiti

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil


Brasília - O valor final da ajuda brasileira ao Haiti ficou em R$ 35 milhões, informou há pouco o Ministério do Planejamento. Se convertida em dólar ao câmbio de hoje (18), a quantia soma US$ 19,79 milhões, maior que os US$ 15 milhões inicialmente anunciados pelo governo.

Para liberar o valor, o governo editará uma medida provisória (MP) com abertura de crédito extraordinário no Orçamento-Geral da União de 2010. O Planejamento, no entanto, não informou quando a MP sairá nem se a publicação ocorrerá em edição extraordinária do Diário Oficial da União.

A doação será concedida por meio de crédito em nome do Ministério das Relações Exteriores. De acordo com o Planejamento, o dinheiro será destinado a ações de cooperação e projetos humanitários no Haiti, atingido por um terremoto no último dia 12.

Em nota, o Ministério do Planejamento afirmou que a urgência e relevância da doação justificam-se pela destruição provocada pelo terremoto. “A implementação de projetos humanitários visa evitar o agravamento da situação de fome e das condições sanitárias, bem como o aumento do número de mortes”, informou o comunicado.

O ministério ressaltou ainda que, além do apoio financeiro, o Brasil enviou profissionais da Defesa Civil e cães farejadores que ajudarão na busca por sobreviventes. Foram enviadas também 13 toneladas de suprimentos entre alimentos, remédios e água.


Por: Agência Brasil

Escola de Artes fecha as portas até segunda ordem

A decisão foi anunciada na manhã desta segunda-feira (18), durante reunião entre diretor, professores e alunos.

A direção da Escola de Artes Reitora Violeta Arraes Gervaiseau, da Universidade Regional do Cariri (Urca), sediada em Barbalha, decidiu durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira (18) paralisar suas atividades até segunda ordem. Com a decisão de fechar as portas da escola ficam interrompidas as aulas dos cursos de Teatro e Artes Visuais. A Escola que vinha funcionando desde o ano de 2008 no antigo Casarão da Cultura, na Rua da Matriz vai permanecer fechada até que encontradas soluções para os problemas que vem enfrentando.

O diretor, professor Fábio Rodrigues reuniu professores e alunos na manhã desta segunda-feira (18), para comunicar a decisão. De acordo com aluno que não quis se identificar, o diretor teria informado que estaria faltando segurança para o funcionamento da instituição, havendo também a carência de pessoal e o comprometimento de parte da estrutura física do prédio. A reitoria da Urca também já teria recebido o comunicado; A Escola funciona no prédio pertencente à Prefeitura Municipal de Barbalha em regime de comodato e o prefeito teria manifestado a intenção de reavê-lo, se comprometendo, entretanto, em alocar a escola em outras instalações. Porém, até hoje, nada teria sido feito neste sentido.

Antes do fechamento temporário, o funcionamento da Escola de Artes já estava comprometido. Funcionários da Prefeitura que estavam cedidos à instituição foram demitidos, o que reduziu consideravelmente o quadro de servidores. Para complicar ainda mais a situação, algumas partes do prédio começaram a apresentar fissuras comprometedoras à integridade de quem permanecesse no local. Os alunos receberam a informação com tristeza, esperando que o poder público faça algo de imediato para reverter a situação.

Até o fechamento desta edição, o prefeito municipal não havia se manifestado sobre o assunto. Entretanto, a informação dada por alguns alunos é que ainda hoje deveriam procurá-lo para saber que providências estariam sendo adotadas. Os estudantes não concordam com a idéia de a escola ser transferida para outra cidade da região e afirmam que unirão forças com a sociedade, direção da escola e reitoria da universidade para fazer que permaneça em Barbalha.


Por: Josélio Araújo / Rádio Cetama

sábado, 16 de janeiro de 2010

Equipes encontram corpo de brasileiro número 2 da ONU no Haiti

Luiz Carlos da Costa era da ONU há 40 anos e estava desaparecido.
Chefe da missão, o tunisiano Hédi Annabi também foi encontrado.

Equipes das Nações Unidas encontraram neste sábado (16) o corpo do diplomata brasileiro Luiz Carlos da Costa, que ocupava o segundo cargo mais importante da ONU no Haiti, informou o Ministério das Relações Exteriores.

Ele estava desaparecido desde o terremoto que devastou a capital do país na terça-feira (12).

Com isso, sobe para 16 o número de brasileiros mortos na tragédia.

Costa era o brasileiro mais graduado na estrutura das Nações Unidas, segundo o Itamaraty, e o próprio secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, foi quem informou a embaixadora do Brasil na ONU, Maria Luiza Viotti, sobre a morte.

Também de acordo com o Itamaraty, junto com Costa foi encontrado o corpo do chefe da missão, o tunisiano Hédi Annabi. Os dois estavam na sede da Minustah (Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti), no Hotel Christopher.

Em nota, Ban Ki-moon comentou as perdas. "Sinto-me profundamente entristecido ao confirmar a trágica morte do meu enviado especial ao Haiti, Hédi Annabi. Seu adjunto, Luiz Carlos da Costa, e o chefe interino da Polícia, o canadense Doug Coates, também morreram" no terremoto, diz o comunicado.

O brasileiro era vice-representante do secretário-geral da ONU no Haiti. Ele começou na ONU há 40 anos como mensageiro, foi enviado especial adjunto na missão de paz na Libéria e diretor da divisão de logísticas que apóia o departamento de operações de manutenção da ONU. No Haiti, ele coordenava as atribuições civis da Minustah.

'DESASTRE HISTÓRICO'

O violento terremoto que ocorreu na terça-feira (12) já deixou um balanço parcial de 50 mil mortos. Na manhã deste sábado (16), a a porta-voz do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU disse que esse é é o maior desastre que a organização internacional já enfrentou em sua história.

"É um desastre histórico", explicou a porta-voz Elisabeth Byrs em Genebra. "Estamos em um país decapitado, sem estruturas políticas ou governamentais nas quais possamos nos apoiar" para levar adiante os trabalhos de ajuda e resgate, acrescentou. A porta-voz assegurou que nem mesmo o tsunami que atingiu a ilha indonésia de Sumatra e outros países do Sudeste Asiático em dezembro de 2004, deixando mais de 300.000 mortos, provocou tanto caos.

"Nunca antes na história das Nações Unidas enfrentamos um desastre deste tamanho. Não é comparável a nenhum outro", completou, ao destacar que, ao contrário da tsunami de 2004 na Indonésia, no Haiti restaram poucas estruturas locais para canalizar a ajuda estrangeira.

"Até em Banda Aceh [a região da Indonésia mais atingida pelo tsunami] havia certas estruturas governamentais ou oficiais nas quais podíamos nos apoiar", ressaltou a representante do ONU.

A ONU, que é responsável por coordenar a ajuda humanitária no local após o terremoto de 7 graus que devastou a capital Porto Príncipe na terça-feira, afirma enfrentar "um desafio logístico maior".


Fonte: G1

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Ordem de serviço para construção da agência do INSS será assinada dia 30

Na mesma data, Pimentel assinará as ordens de serviços para a construção das agências nas cidades nas cidades de Barro e Caririaçu.

O ministro da Previdência Social, José Pimentel deu sua palavra e anunciou, ontem (12), que no dia 30 deste mês estará em Barbalha para assinar a ordem de serviço para a construção da agência do INSS neste município. Na mesma data, Pimentel estará também nas cidades de Barro e Caririaçu para autorizar a construção das unidades do Instituto Nacional do Seguro Social nos municípios. Juazeiro do Norte também será beneficiada com uma nova agência. Num prédio de dois andares irão funcionar a agência executiva do INSS no Cariri e uma agência de atendimento ao público.


Por: Josélio Araújo / Rádio Cetama

Denúncia sobre favorecimento político é atribuída à oposição

Fontes da Prefeitura contestam as denúncias de favorecimento ao filho do prefeito de Juazeiro do Norte e atribuem às intrigas da oposição.


Documentos enviados ao Site Cetama em papel com timbre da Prefeitura Municipal de Barbalha denunciam que durante todo o ano de 2009 teria acontecido um suposto caso de favorecimento político à pessoa de Gabriel Igor Paiva Santana, que seria filho do Dr. Manoel Santana (PT), prefeito de Juazeiro do Norte. A fonte que não quis se identificar disse que Gabriel compareceu poucas vezes ao setor de trabalho e em nenhum momento teria sido visto recebendo seu salário.

Ele seria prestador de serviço na função de Agente Administrativo lotado na Secretaria Municipal de Saúde, empossado no dia 2 de março de 2009, através do ato de nomeação 01/2009, recebendo mensalmente, até outubro de 2009, conforme espelho da folha de pagamento (ver documento), salário de R$ 1.100,00, o qual após efetuados os descontos ficaria em R$ 946,00.

A informação recebida pelo site é de que Gabriel teria sido dispensado juntamente com os demais servidores contratados no final de dezembro, por conta do ato do prefeito José Leite em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta assinado junto ao Ministério Público do Trabalho, firmando que a partir de 31 de dezembro de 2009, o município teria de dispensar todos os servidores nesta situação, sob pena de ser obrigado a pagar multa de mil reais mensal por cada servidor não demitido.

Fontes da Prefeitura contestam as denúncias de favorecimento ao servidor pelo fato de ser filho do prefeito do vizinho município e por ser da mesma sigla partidária do prefeito de Barbalha, e condenam a posição atribuída a vereadores adversários e também por parte de alguns órgãos da imprensa, pela veiculação de notícias que estariam deturpando os fatos e tentando levar pessoas de bem á execração pública. Um funcionário da administração municipal que preferiu se manter no anonimato defendeu que “a justiça deve ser feita e as injustiças que são ditas devem ser combatidas.

A Prefeitura não tem nada a esconder. Não houve nenhum tipo de favorecimento ou irregularidade” afirmou o governista, negando qualquer interesse por conta da relação político-partidária dos prefeitos de Barbalha e Juazeiro do Norte. A Câmara Municipal está em recesso e nenhum vereador da oposição se manifestou sobre o assunto.


Por: Josélio Araújo

Rádio Cetama / Barbalha em Foco

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Charge - Por: Erasmo



Fonte: Charge Online

Aborto - Por que matar um filho e não o outro?

- "Doutor, o senhor terá de me ajudar num problema muito sério. Este meu bebê ainda não completou um ano e estou grávida novamente. Não quero filhos em tão curto espaço de tempo. Não tenho condições de criar ambos”.

E então o médico perguntou: "E o que a senhora quer que eu faça?"
A mulher, já esperançosa, respondeu: "Desejo interromper esta gravidez e conto com a ajuda do senhor".

O médico então pensou um pouco e depois disse a mulher:
- "Acho que tenho um método melhor para solucionar o problema. E é menos perigoso para a senhora".
A mulher sorriu, acreditando que o médico aceitaria seu pedido.

E então ele completou:
- "Veja bem, minha senhora, para não ter de ficar com os dois bebês de uma vez em tão curto espaço de tempo, vamos matar este que está em seus braços. Assim, o outro poderá nascer. Se o caso é matar, não há diferença entre um e outro. Até porque sacrificar este que a senhora tem nos braços é mais fácil, pois a senhora não correrá nenhum risco."

A mulher reagiu indignada: - "Não doutor! Que horror! Matar uma criança é um crime!".

Depois de refletir, a mãe mudou de idéia. O médico viu que a sua lição surtira efeito. Ele persuadiu a mãe que não há diferença entre matar a criança já nascida e matar uma criança ainda por nascer, mas viva no seio materno. O crime é o mesmo, e o pecado, diante de Deus, também é o mesmo.

autor desconhecido

Interesse comercial destrói prédio histórico de Barbalha

O prédio construído entre os 30 e 40, além de haver servido de residência do administrador da Estação Ferroviária, serviu também de residência para os juizes que eram nomeados para a Comarca de Barbal

Um fato, que já não pode ser encarado comum desde que Barbalha, com seu sítio histórico, passou a integrar o PAC das Cidades Históricas do Brasil pelo Patrimônio Histórico Nacional, foi verificado neste final de semana, no cruzamento das ruas Santos Dumont e Princesa Isabel, proximidade da Praça Engenheiro Dória: a antiga casa do administrador da Estação Ferroviária, pertencente à extinta Rede Viação Cearense (RVC) fora quase que completamente demolido, para satisfazer interesses comerciais.

O trabalho de demolição começou logo nas primeiras horas do dia deste domingo (10), evitando o incômodo da Justiça e da secretaria municipal competente, que devem impedir esse tipo de transgressão aos imóveis que integram as áreas tombadas. A ação perversa fez que a Secretaria de Infraestrutura e Obras, através do secretário adjunto, Roberto Grangeiro passasse a tomar as providências no sentido de que os responsáveis pelo crime sejam punidos dentro do rigor da lei, que trata dos prédios e monumentos tombados ao Patrimônio Histórico Município.

O prédio construído entre os anos 30 e 40, além de haver servido de residência do administrador da Estação Ferroviária, serviu também de residência dos juízes que eram nomeados para a Comarca de Barbalha e lá funcionou também o Cartório do 1º Ofício. O professor e historiador Josiêr Ferreira, diretor do Centro Pró Memória de Barbalha, ao ver as imagens da destruição ficou indignado e passou a pedir providências da parte do Departamento do Patrimônio Histórico, ligado à Secretaria de Cultura e Turismo do Município.

Na manhã desta segunda-feira (11), a reportagem conversou com o diretor do DPH, Teófilo Ebert Costa Sampaio, o qual informou que o prédio não está incluído entre os que foram tombados no município. Entretanto, o prédio da Estação Ferroviária, que faz parte do mesmo conjunto de imóveis pertencente à antiga Rede Viação Cearense (RVC) está inserido na relação de prédios tombados. De acordo com Teófilço Ebert todo o patrimônio da RFFSA está sob a tutela do IPHAN, o Departamento de Patrimônio Histórico do município por sua vez enviará um relatório do ocorrido em Barbalha, para o órgão adote os procedimentos necessários.

Há evidências de que o prédio foi comprado por um empresário estabelecido na cidade e deixa claro que a demolição do imóvel visava a interesses comerciais, uma vez que o dito empresário é proprietário de lojas do ramo de calçados instaladas no município. O caso repercute na cidade e há um clima de revolta por parte de historiadores, arquitetos e sociedade barbalhense.

Acerca desse episódio brutal, o mínimo que a Prefeitura deveria fazer seria exigir do agressor a reparação do dano, obrigando, a partir da planta originária do prédio, reconstruir toda a área deformada. Cabe ainda ao órgão responsável pelo patrimônio tombado, fixar placas nos imóveis, dando conta do tombamento e alertando sobre as sanções aplicadas a quem os agride.

Saiba Mais - Tombamento - Tombar, além do significado usual que conhecemos, também significa “registrar em livro tombo”, um livro de caráter oficial no qual são anotados os bens de interesse para preservação, de modo a não sofrerem mutilações, demolições ou reformas que alterem as suas características originais. Um bem tombado adquire uma importância social e cultural, pois sua existência e sua conservação passam a ser de interesse público.

Tombar um bem não significa “derrubar” ou “colocar no chão”. Ao contrário, tombar significa preservar, manter. O termo “bem”, no caso de tombamentos, refere-se a objeto de interesse a preservar, podendo ser móvel (quadros, peças de mobiliário, vasos antigos, enfim, algo que possa ser transferido de local) ou imóvel (casas, teatros, escolas, monumentos, túmulos, paisagens naturais).

O tombamento pode se dar em nível federal, estadual ou municipal, e requer a adoção de uma série de providências pelo Poder Público competente, através da aplicação de normas específicas, estabelecidas por lei em qualquer uma das esferas de governo. O ato do tombamento encontra amparo na Constituição Federal, impondo-se aos proprietários dos bens a responsabilidade pela sua preservação.

História - Os trens estabeleceram os caminhos do progresso cearense,provocaram mudanças na sociedade e criaram uma nova paisagem .A asa do guarda-chefe, o prédio da estação, as casas dos funcionários no antigo Campo Florestal faziam os barbalhense mergulharem na memória, remexerem o baú do transporte ferroviário na cidade e revelavam uma história feita de desafios,sonhos,construções que o tempo se encarregaria de fornecer valor histórico.

A Rede de Viação Cearense (RVC) foi a empresa ferroviária que fundiu Estrada de Ferro de Batiruité e Estrada de Ferro de Sobral e com planos de expandir a rede por todo estado do Ceará. Teve arrendada à South American Railway desde 1909, e em 1915 passou para administração federal. Em 1957 passou a ser uma das subsidiárias da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e em 1975 foi abosrvida.


Por: Josélio Araújo
Radio Cetama / Barbalha em Foco
Últimos Artigos