quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A Ceasa Cariri poderá ser inaugurada em abril

A previsão de início de funcionamento da Central de Abastecimento (Ceasa) do Cariri deverá acontecer até o mês de abril neste município. Em março completa um ano que foi iniciada a obra, que irá absorver a produção de hortifrutigranjeiros local. A gerência do Ceasa esteve na última quinta-feira em Fortaleza, para realizar uma avaliação da obra, que teve atraso no início do seu lançamento, em março do ano passado, pelo governador do Estado, Cid Gomes, em virtude de alguns dias depois a construtora que havia vencido a licitação ter desistido. A estimativa inicial de investimento na obra pelo governo é de quase R$ 7 milhões, beneficiando cerca de 2 milhões de pessoas na região.

Com isso, a Ceasa centralizará o abastecimento de frutas e verduras da região. Atualmente, o mercado que absorve a maior parte dessa demanda é o mercado Pirajá, em Juazeiro. A Ceasa Cariri terá em sua estrutura inicial área construída de 6.317 m; 3.091 m de área para comércio; 68 boxes; 230 vagas para caminhões; 216 vagas para veículos de varejistas; 9.750 m de área de terreno a serem utilizados para administração, banco e estacionamento e 17.196 m de vias de circulação.

Os galpões e administração estão sendo construídos num dos pontos estratégicos da região, às margens da Rodovia Leão Sampaio. A Ceasa de Barbalha terá sete galpões permanentes para hortifrutigranjeiros, lojas e estruturas de apoio com agências bancárias, cartórios, lanchonetes, posto de gasolina e estacionamento.

O governo estima que pelo menos 33 municípios serão beneficiados com a implantação da Ceasa Cariri, que deve aumentar a geração de emprego e renda e contribuir para a economia da região.

Fonte: Diário do Nordeste

Previsão do tempo para hoje, quinta-feira, 21 de janeiro de 2010


Fonte: Climatempo

Gripe Suína - Romaria em estado de alerta

Autoridades de saúde de Juazeiro já adotam estratégias para prevenir a doença em período de grande aglomeração

Prevista para o final de janeiro, a Romaria das Candeias reúne milhares de romeiros. Autoridades já tomam medidas para prevenir incidência da gripe A durante o evento


Juazeiro do Norte. A confirmação do segundo caso fatal de influenza A H1N1 (também conhecida como gripe suína) no Ceará coloca em alerta este município, que neste mês inicia uma das maiores romarias do ano, a de Nossa Senhora das Candeias, entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro. O alerta fez com que especialistas de várias áreas da saúde se reunissem, com o objetivo de atuar de forma preventiva durante este período, estendendo os cuidados até o carnaval.

Em Juazeiro, há visitação intensa de romeiros desde o mês de novembro, quando se realizou a Romaria de Finados, mas a Influenza A acabou não sendo foco de prevenção, como ocorreu em setembro, um dos períodos mais quentes do ano e quando houve uma divulgação maior da doença em todo no País. Até o momento, o Cariri não registrou nenhum caso da doença. Houve apenas suspeitas, mas nada confirmado.

Período chuvoso

A preocupação este momento é por conta das chuvas. O temor é de que o clima mais ameno possa influenciar a circulação do vírus. Mas a médica infectologista Angela Gimbo lembra que o óbito registrado na Capital cearense foi numa fase de clima não tão ameno.

Por sua vez, o administrador da Basílica de Nossa Senhora das Dores, padre Paulo Lemos, vê com preocupação essa situação, já que a cidade poderá receber no final desse mês até o início de fevereiro, cerca de 250 mil pessoas para a romaria.

Segundo ele, o risco de transmissão de doenças é uma preocupação que se renova e já irá levar o assunto para a reunião da Operação Romeiro, que acontece, amanhã, às 8 horas, com a presença dos representantes de diversos setores da administração, entidades classistas e da Igreja Católica. Um esquema foi adotado no mês de setembro, mas se teve o cuidado de não gerar pânico na população.

Prevenção

Panfletos com informações sobre o vírus e sua forma transmissão foram distribuídos em pontos estratégias da cidade e na entrada, com as barreiras. Os copos de alumínio e potes disponíveis para os romeiros, na Igreja Matriz, foram retirados e substituídos por bebedouros. Há também a orientação de realizar, de preferência, missas campais, a fim de evitar aglomerações em locais fechados. O momento dos cumprimentos das "paz de Cristo" foi outro fator que se levou em consideração, já que neste momento pode haver a transmissão do vírus.

A infectologista chama a atenção para a importância da transmissão das informações por parte dos religiosos, já que muitos dos romeiros que vêm à Juazeiro do Norte não sabem ler. "Eles vão dar uma atenção maior à mensagem dada pelo padre".

A médica chama a atenção para os cuidados de limpeza e higiene nos ranchos. Ela destaca a importância de haver um trabalho de conscientização dos proprietários desses estabelecimentos. "Causa uma certa preocupação nesse período, já que são milhares de pessoas que vêm de várias partes do Nordeste e do País", alerta.

Padre Paulo disse que na própria igreja era anunciada a presença dos profissionais de saúde. Caso alguém sentisse sintomas, procurasse os médicos e enfermeiros.

"É claro que se houve um caso confirmado e ela adquiriu o vírus no Ceará, é necessário ser iniciada a mobilização. Assim que soubemos, esse assunto já foi discutido ontem, e não estava na pauta", diz a médica, depois de uma reunião com os profissionais da macrorregional de saúde. A própria Secretaria da Saúde (Sesa) vai entrar em contato com as macrorregionais para saber como está a situação nesses locais. A ideia era atuar mais fortemente com ações para o carnaval, mas se exige pressa por conta da Romaria das Candeias.

A sugestão nesse momento, segundo Angela Gimbo, é repetir a mesmas ações que foram realizadas durante a romaria de setembro. Naquele momento, havia casos suspeitos e confirmados no Estado, como o que ocorreu em Quixadá. Nas romarias, normalmente, já são feitas panfletagens sobre dengue e doenças sexualmente transmissíveis, mas nesse momento é necessário dar uma prioridade às informações a gripe.

Multidão

250 mil pessoas é a expectativa de romeiros estimada pela Igreja Católica durante a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, que ocorre anualmente em Juazeiro do Norte, no Cariri

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Paróquia
Rua Padre Cícero, 147
Centro, Juazeiro do Norte
(88) 3511.2202

Elizângela Santos
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste
Últimos Artigos