segunda-feira, 2 de julho de 2012

COZINHA COMUNITÁRIA É INAUGURADA NAS MALVINAS


A Prefeitura Municipal entregou na última sexta-feira dia 29, a comunidade do bairro Malvinas a Cozinha Comunitária que leva o nome de uma das idealizadoras no projeto social em Barbalha, Dona Minerva Diaz de Sá Barreto que em 1977 começou a desenvolver os mais variados trabalhos sociais e era conhecida como “mãe dos pobres”. Foi a fundadora da (SOAFA) Sociedade de Apoio a Família; a (SESFA) Sociedade de Educação e Saúde à Família e a (SOBEF) Sociedade em Benefício à Família. Dona Minerva era casada com o ex-prefeito de Barbalha, Antônio Inaldo de Sá Barreto. Dona Minerva faleceu em 03 de agosto de 2010 deixando.

A solenidade de entrega da Cozinha Comunitária foi marcada com as presenças das autoridades municipais e das comunidades, Malvinas, Vila São José, Vila Santa Terezinha, Casas Populares, Parque Buriti e Vila da Usina.

A Cozinha Comunitária no bairro Malvinas já recebeu seus equipamentos de uso e está pronta para funcionar. Uma obra do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) em parceria com a Prefeitura Municipal de Barbalha. Em funcionamento, a Cozinha Comunitária irá servir entre 150 a 200 refeições saudáveis diária, além de ser uma estratégia de inclusão social produtiva que fortalecerá as ações coletivas e a identidade comunitária.


Esse equipamento foi adquirido junto ao Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Social, através do empenho na época, da então secretária da Ação Social do município, Isabel Cristina Cruz que viu a necessidade da comunidade do bairro Malvinas ter um equipamento do cunho social que é a Cozinha Comunitária.

Com esse empreendimento social em Barbalha, a Prefeitura de Barbalha ver a necessidade da melhoria na qualidade das pessoas mais necessitadas, de uma forma que venha beneficiar não só as Malvinas, mas, as comunidades em torno da mesma com os projetos e ações sociais que devem chegar às diversas comunidades de Barbalha.

A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social Maria Tereza Amora, disse que a Cozinha Comunitária é um sonho realizado, apesar de muitos desafios pela frente, mas, concretizado porque sabe que agora, a comunidade de Malvinas, vai poder ter com facilidade o acesso as condições alimentar e nutricional que é um direto de todo cidadão.

O vereador Francisco Sandoval Barreto de Alencar, que representou a família de Dona Minerva, disse que a Cozinha Comunitária sem desmerecer é um dos equipamentos sociais mais importantes que o Governo Municipal trouxe para Barbalha, e esse equipamento é para a assistente social e para as políticas públicas sociais um dos melhores equipamentos que vai trabalhar a segurança alimentar e nutricionais do município. Sandoval Barreto elogiou os demais pares por terem aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, o projeto de Lei de sua autoria, denominando a Cozinha Comunitária com o nome de Dona Minerva Diaz de Sá Barreto. E agradeceu ao Poder Executivo Municipal por essa iniciativa de lavar este equipamento aquela comunidade que foi tão conhecida por Minerva Diaz. 

Veja Mais Fotos no Site: http://barbalha.ce.gov.br/v2/index.php?idnoticia=1568

 
Fonte: Assessoria de Imprensa (barbalha.ce.gov.br)

Grande público do Cariri prestigia lançamento de cordéis em Barbalha

Os intelectuais Napoleão Tavares Neves e Gilmar de Carvalho prestigiaram o evento.

A Fundação de Cultura e Arte Popular do Cariri (FCAPC) - lançou neste domingo (1), dezesseis cordéis de autores caririenses. A solenidade foi realizada nas dependências do Cine Teatro Municipal de Barbalha. O lançamento coletivo faz parte do projeto Barbalha Canta Cordel, aprovado pelo Ministério da Cultura através do prêmio Mais Cultura – Literatura de Cordel – Patativa do Assaré.

 

Os 16 títulos são todos de autoria de cordelistas pertencentes à Sociedade dos Poetas de Barbalha, Academia dos Cordelistas do Crato, Instituto Cultural do Vale Caririense e outros que estão publicando seus primeiros trabalhos. Todos os trabalhos foram apresentados durante a noite de poesia que teve ainda as participações dos poetas Pedro Bandeira, Luciano Carneiro, humorista “Tranqulino Ripuxado” e do radialista Seu Zezé, da Rádio Educadora do Crato.

 


O evento foi prestigiado por representantes da Academia dos Cordelistas do Crato, Instituto Cultural do Vale Caririense , e pelos intelectuais Napoleão Tavares Neves e Gilmar de Carvalho. Foram lançados os cordéis intitulados: “Gonzagão – O Monarca do Baião” de Ernane Tavares; “Vida que Pede Vida”, de Lindicássia Nascimento; “Barbalha – Rua Acima, Rua Abaixo”, de Josélio Araújo; “Coisas do Meu Sertão”, de Eliane Leite; “Difícil Vida de Pobre”, de João Edson da Silva; “Do Mosquito da Dengue para você”, de José Sebastião Rodrigues; “História de uma Vida Real”, de autoria de Hugo Rodrigues; “Mais um Anjo para Deus”, de Dona França; “O Beato José Lourenço e o Caldeirão dos Jesuítas”, de Camilo Barbosa Leandro; “O Cangaço na Região”, de Francisco de Assis Sousa; “O Fumante Seu Mané”, de José Gonçalves Sobrinho; “O Mundo Vai se Acabar” de Ângela Maria Pereira; “O Poeta e o Meio Ambiente”, de Francisco Henrique; “Quem foi Barbalha de Outrora”, de Liberato Vieira da Silva; Ser Poeta é dar a Vida, Para a Vida dar Poesia” de Maria do Rosário Lustosa e “Os Pedreiros de Barbalha”, (im memorian), de Antônio Taumaturgo Desidério.

Por: Josélio Araújo
Fonte: Rádio Cetama
Últimos Artigos