sábado, 13 de março de 2010

Terra que treme - Por Luiz Domingos de Luna

De há muito, encontrei um irmão Aquariano, como sempre o nosso assunto predileto - O Planeta Terra. O Companheiro postava um ar de inquietação muito forte, era algo muito perceptível, contemplei aquela situação vexatória, pois a silhueta já passava a energia pensamental vibratória, necessária para a compreensão da confusão do conaquariano.

A pergunta, ou a dúvida do amigo, também a minha, era o fato de que o nosso planeta não treme, terremoto, como o próprio nome diz está ligado a terra. Ou existe terremoto em outros planetas? Considerando que o terremoto é um ajuste nas placas tectônicas que formam a coesão do Planeta terra no seu campo gravitacional interno, fica uma certeza e nasce uma dúvida. A certeza de que, sendo o universo uno, enquanto grandeza existencial, toda a massa universal está sujeita a tremores, porém a duvida nem toda massa existencial esta sujeita a força gravitacional poderosa e determinada da terra.

Assim, os tremores são diferentes, pois tudo vai depender do poder da força gravitacional para identificar o poder do estrago no espaço tempo, porém muitos cientistas afirmam que o tempo real não existe, por este ângulo do pensar humano os terremotos em outros planetas podem nem existir, tudo pode ser apenas uma abstração dos humanos.

- Compreendeu?

-Não

-A Certeza?

-Nenhuma

A Dúvida?

-Todas

-Mas é assim que a coisa funciona.

Luiz Domingos de Luna

Professor- Aurora - Ceará

ESCOLA MONSENHOR VICENTE BEZERRA - Por Luiz Domingos de Luna

A NOSSA HISTÓRIA.

O mais antigo estabelecimento de Ensino desta cidade, teve como origem o nome: Escolas Reunidas da Vila Aurora, sendo comprovada a existência da mesma com o livro de frequência dos alunos. Havia na cidade pequenas escolas como: A Escola de Nazaré Brigida, Joanita Campos, que funcionavam em um salão na Rua Santos Dumont. Existiam também as escolas das senhoras Dalila Quezado, Maria Bernadete de Sá da Silveira e Adilia Oliveira Lôbo que funcionavam nos sobrados da Antiga CNEC e outras na Sociedade Beneficente Aurorense com o nome de escola Beneficente e na praça da estação recebendo o nome de Escola Elementar Noturna.

No decorrer dos anos de 1927 à 1933 essas escolas foram fiscalizadas por: José Alves de Figueiredo Filho, Moreira de Sousa, Pe. Vicente Augusto Bezerra, José Militão de Albuquerque. A primeira diretora das escolas reunidas foi: Adilia Oliveira Lôbo no período de 01 de fevereiro de 1934 á 06 de maio de 1955. Em 1944 José Leite Gonçalves e Romão Barreto Sabiá, doaram um terreno ao Estado no bairro Araçá para a construção do futuro prédio escolar.

De 1946 à 1948 foi construído o prédio do Estado, onde fora transferida todas as escolas reunidas de Aurora.

Em 15 de março de 1956 foi assinado o ato do Governador, transformando Escolas reunidas de Aurora a categoria de Grupo Escolar. Onde foi homenageado o vigário da paróquia Monsenhor Vicente Bezerra, ficando o mesmo como Patrono da Escola, passando a Escola a ser chamada: Grupo Escolar Monsenhor Vicente Bezerra. Conforme Diário Oficial de 17 de março de 1956. Tendo como Diretora a professora Maria Laisce Gonçalves Quezado Santos.

Em 17 de outubro de 1975 passou de Grupo Escolar para Escola de 1º Grau Monsenhor Vicente Bezerra, a mesma foi transformada através de decreto: 11493, DO de 30/10/1975. Tendo como diretoras as Professoras: Maria Laisce Gonçalves Quezado Santos, Maria Tavares Leite Gonçalves, Ivanilde Leite Gonçalves, Maria Gorete Belém de Macêdo Freire, Maria Aurineide Fernandes Peixoto e voltando novamente Maria Tavares Leite Gonçalves.

Neste período a escola trabalhou com a série do Pré-escolar, ensino fundamental de 1ª a 8ª série e o Telensino

Em 1996 a escola recebe a denominação de Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra, conforme decreto Nº 24.153 de 17 julho de 1996. Tendo como Diretoras: Maria Tavares Leite Gonçalves e Maria Irenilde Barbosa Leite.

Neste período a escola trabalhou as seguintes modalidades de ensino: CICLO – SALA DE ACELERAÇÃO – TELENSINO – CURSO CIENTÍFICO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, TEMPO AVANÇAR FUNDAMENTAL E MÉDIO.

A avaliação diagnostica dos alunos, aplicada nesta unidade escolar, está pautada na orientação da Seduc e normatização do Conselho de Educação do Ceará.

O princípio norteador deste educandário está baseada numa escola livre e democrática com a participação ativa do Núcleo Gestor, Professores, Funcionários, Alunos, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil e principalmente com a introdução participativa da Família, com todo este elenco, nos propicia a sonhar e sobretudo realizar um ensino de qualidade.

A gestão está atenada aos princípios norteadores de liberdade, igualdade, acesso, sucesso e permanência dos alunos.

Uma escola que atravessou décadas de ensino que conviveu com todos os regimes de governo, experimentou todas as tendências pedagógicas e que forjou homens que brilham no cenário nacional e que completa 82 anos de existência chega ao novo milênio revigorada por algumas ações desenvolvidas no seu dia-a-dia que nos credencia a dividir com as demais escolas a nossa história de vida e de lutas em prol de um ensino de qualidade.

Atualmente a escola conta com um universo de 816 alunos, assim distribuídos nos três turnos: 329 alunos do ensino fundamental, 487 alunos do ensino médio e a modalidade normal, 28 professores, sendo 09 efetivos e 19 temporários, 07 funcionários administrativos, 02 auxiliares de serviços gerais, 01 terceirizado, 01 diretor geral e 01 coordenador escolar.

A escola trabalha com o ensino fundamental maior, ensino médio e o curso normal profissionalizante para aluno ingresso do ensino fundamental e do pós-médio.

A escola tem na sua estrutura física, sala da diretoria, secretaria, cantina, banheiros masculino e feminino, sala de multimeios, laboratório de informática, laboratório de ciências, sala dos professores e 07 salas de aulas funcionando nos três turnos; além de um pátio coberto e um descoberto.

A escola trabalha em parceria com a secretaria de Educação Municipal, esta sobre a jurisdição da CREDE 20 e da SEDUC. Recebe recursos do FUNDEF, FUNDEB PNAE, PROJETO ALVORADA E FNDE.

Os Indicadores do ano de 2008:

A escola trabalha projetos elaborados no conjunto de professores priorizando as datas comemorativas, como dia das mães, pais, estudantes e professores, na área de linguagem e códigos, trabalha os clássicos da nossa literatura, trabalha também O OSCAR DA APERENDIZAGEM, que é um projeto que valoriza a aprendizagem dos alunos no final de ano que atingiram nota igual e superior a 9,0 em todas as disciplinas a premiação se da com a participação dos pais e convidados, na ocasião os alunos recebem comenda e medalhas de honra a mérito. Outro projeto é o conselho escolar que se reúnem a cada bimestre para diagnosticar os avanços e dificuldade na aprendizagem dos alunos. Este ano a escola participou da avaliação do PISA ( Programme for International Student Assessment) que é um Programa Internacional de Avaliação de Alunos, que envolve mais de 65 países participantes, além da participação na OBMEP ( Olimpíada Brasileira de Matemática ), do SPACE, da PROVA BRASIL e do ENEM.

Apesar da escola esta situada no bairro mais carente da cidade e ser composta por pessoas simples e humilde verificam-se uma participação efetiva da família na escola e do Conselho Escolar. A escola serve como farol para toda a comunidade e é com orgulho que ela ( comunidade diz ) faço parte da família monsenhor.

Este ano a escola tem como núcleo gestor a diretora: professora Francisca Edvania Tavares, coordenadora escolar: a professora Fátima Pereira da Silva e secretaria Francisca Auristela Fernandes França. Tendo como um dos objetivos alavencar ainda mais o seu quadro de professores oferecendo-os cursos de capacitações tanto na área pedagógica como disciplinar; e ainda, apresentar mais projetos que envolvam mais a participação do aluno, como por exemplo: o Projeto Festa na Roça, o Soletrando, Xadrez, o Oscar da Aprendizagem, a Rádio, etc.


Por Luiz Domingos de Luna

MEU CARIRI, TERRA BELA E DE MUITO POTENCIAL


O cariri é uma região privilegiada em praticamente todos os aspectos. Ao sair do cariri com destino a Fortaleza pude observar a diferença dessa região com outras regiões do estado do Ceará. É impressionante a beleza natural que encanta e enche os olhos de qualquer ser humano que possa ter a oportunidade de conhecê-la. As principais cidades Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte praticamente já se juntaram. É tanto que já é uma região metropolitana. A região metropolitana do Cariri. Que cresce a passos largos, fruto do brio e valentia de seu povo, mesmo com enormes diferenças. Mas isso não impede o progresso do cariri em um todo. No final todos saem ganhando.


Juazeiro do Norte é a cidade do cariri que é mais conhecida no país devido as romarias em homenagem ao Padre Cícero. Figura central que fez do Juazeiro uma terra de progresso e muito trabalho para quem se deslocou para morar nessa terra. A religiosidade em torno do Padre Cícero torna o município o centro de peregrinação no nordeste brasileiro. Fato que transforma a cidade num polo de investimento de muita envergadura que só faz bem para toda a região do cariri. Pude ver in loco o quanto Juazeiro cresce e com isso toda região caririense acompanha esse desenvolvimento.


Barbalha(minha terra) é cidade conservadora em todos os aspectos, mas cresce e com o crescimento certos preconceitos vão sendo derrubados de forma acachapante. Já foi uma cidade industrial e atualmente vê-se o crescimento do comércio. As manifestações folclóricas tem o mês de junho como o ápice e transfomam Barbalha no centro de cultura e em louvores a Santo Antônio. Mas antes o início da festa se dá com o carregamento do Pau da Bandeira de Santo Antônio. Momento único de fé e cultura nacionalmente conhecido.

Crato sem sombra de dúvidas é a cidade da cultura e do conhecimento. Faz do cariri um polo irradiador de educação que transforma e influencia o pensamento de cidadãos do estado Ceará e mais dos estados vizinhos. Mas não é só isso. Tem um povo acolhedor e alegre que faz qualquer visitante dessa belíssima cidade se sentir em casa e ter a obrigação de fazer propaganda(da cidade do Crato) aonde estiver. A feira do Crato é famosa desde sempre. Desde pequenino ouço falar da importância econômica e cultural dessa feira. E é uma cidade belíssima que só orgulha seus filhos. Tem também um comércio pujante e em franco desenvolvimento.

Depois desse arrazoado, quero reforçar a ideia que o cariri tem potencial enorme para o turismo. Basta nos ater ao grande potencial da chapada do Araripe e seus recursos naturais e geográficos. As fontes de água que jorram a todo instante é um dos cartões postais. Além do pé da serra que tem uma beleza sem igual. O verde é o cartão de visita que impressiona e transforma o cariri numa terra de investimentos e oportunidades. Porém é necessário que esse desenvolvimento seja sustentável e que respeite o meio ambiente. Respeite-se o homem caririense que sobrevive e tira seus sustento da chapada do Araripe. Enfim, o cariri é uma região que tem tudo para crescer e fazer a verdadeira inclusão de todos os caririenses.

Fotos: José de Arimatéa dos Santos
José de Arimatéa dos Santos

Acadêmicos de Medicina realizam ações no Dia Mundial do Rim

Os estudantes envolvidos na ação levaram informações ao público destacando a importância da prevenção de doenças renais.

Para conscientizar as pessoas sobre a importância dos rins para uma boa saúde, acadêmicos do Curso de Medicina da UFC, em parceria com a Liga de Nefrologia do Cariri (Linec) e as clínicas Unirim e Clinirim realizaram durante a manhã desta sexta-feira (12), na Praça Engenheiro Dória, no centro da cidade diversas atividades junto à população. O evento, que contou com a distribuição de panfletos explicativos, realização de exames de glicemia, orientações e medições de pressão, marcou o Dia Mundial dos Rins, comemorado ontem (11).



Os estudantes envolvidos na ação levaram informações ao público destacando a data e a importância da prevenção no combate as doenças do rim, que acometem mais de 10 milhões de brasileiros. O acadêmico Felipe Celestino, diz que o objetivo foi atingido. “Conseguimos realizar o trabalho esperado, encaminhamos populares com alterações e alertamos a população sobre o assunto. Foi perfeito”. Mencionou ainda que o controle adequado da pressão arterial pode “retardar o início, controlar e até mesmo evitar uma doença renal”. Ele ressaltou que os grupos de risco (hipertensos, diabéticos, idosos) devem pedir ao seu médico que solicite pelo menos uma vez ao ano os exames indicadores da função renal, as dosagens de uréia e creatinina e um sumário de urina.


Por: Josélio Araújo
Últimos Artigos