sábado, 13 de março de 2010

Acadêmicos de Medicina realizam ações no Dia Mundial do Rim

Os estudantes envolvidos na ação levaram informações ao público destacando a importância da prevenção de doenças renais.

Para conscientizar as pessoas sobre a importância dos rins para uma boa saúde, acadêmicos do Curso de Medicina da UFC, em parceria com a Liga de Nefrologia do Cariri (Linec) e as clínicas Unirim e Clinirim realizaram durante a manhã desta sexta-feira (12), na Praça Engenheiro Dória, no centro da cidade diversas atividades junto à população. O evento, que contou com a distribuição de panfletos explicativos, realização de exames de glicemia, orientações e medições de pressão, marcou o Dia Mundial dos Rins, comemorado ontem (11).



Os estudantes envolvidos na ação levaram informações ao público destacando a data e a importância da prevenção no combate as doenças do rim, que acometem mais de 10 milhões de brasileiros. O acadêmico Felipe Celestino, diz que o objetivo foi atingido. “Conseguimos realizar o trabalho esperado, encaminhamos populares com alterações e alertamos a população sobre o assunto. Foi perfeito”. Mencionou ainda que o controle adequado da pressão arterial pode “retardar o início, controlar e até mesmo evitar uma doença renal”. Ele ressaltou que os grupos de risco (hipertensos, diabéticos, idosos) devem pedir ao seu médico que solicite pelo menos uma vez ao ano os exames indicadores da função renal, as dosagens de uréia e creatinina e um sumário de urina.


Por: Josélio Araújo

Nenhum comentário:

Últimos Artigos