sábado, 23 de janeiro de 2010

Um nome para vice: começa a nova novela do PT no Ceará

Antes do início de mais uma campanha eleitoral, uma disputa interna no PT pelo posto de vice do governador, e provável candidato à reeleição, Cid Gomes (PSB) deverá movimentar o cenário político local


Apesar de ainda pairarem algumas dúvidas sobre o apoio do PT à reeleição do governador Cid Gomes (PSB), um assunto já preocupa as principais lideranças do partido: afinal de contas, quem irá ser indicado ao cargo de vice numa possível chapa com Cid? De um lado, o atual vice-governador, Francisco Pinheiro, evidencia o desejo de repetir a dobradinha vitoriosa de 2006. Do outro, nomes - como o do deputado federal José Guimarães - afirmam que tudo está indefinido e que qualquer membro do partido possui a legitimidade de postular o cargo.

Entre esses membros, três personalidades - além de Pinheiro - são citadas nos bastidores como favoritas nessa disputa que promete se arrastar por vários meses, demandando uma sequência de acordos e reuniões. São eles: Waldemir Catanho, atual coordenador de articulação política da Prefeitura de Fortaleza e homem de confiança da prefeita Luizianne Lins; Joaquim Cartaxo, titular da Secretaria das Cidades no Governo do Estado; e Camilo Santana, secretário estadual de Desenvolvimento Agrário e segunda opção da corrente Democracia Radical, da qual Cartaxo também faz parte.

Nessa disputa, Francisco Pinheiro, ao mesmo tempo em que perde o apoio da prefeita Luizianne Lins, - os dois acabaram se afastando nos anos seguintes às eleições de 2006 & tem como forte defensor o governador Cid Gomes, que já elogiou o trabalho do aliado por diversas vezes.

Ontem, em entrevista ao O POVO, Pinheiro afirmou que o seu grupo, seguindo-se a estratégia de partilhar entre as forças políticas do PT as principais posições que surgem em 2010 & candidatura ao Senado, vice-governadoria e presidência estadual do partido & não se sentiu contemplado com a eleição de Luizianne Lins para a presidência do PT.

"O grupo do qual eu participo (Tendência Socialista) tem 12% do partido, tivemos um resultado razoável no PED (Processo de Eleição Direta). Então é justo que nós tenhamos que buscar um pacto entre tudo que for conquistado pelo partido``, posiciona-se. Ao mesmo tempo, Pinheiro afirma que respeita qualquer decisão do PT.

Candidato natural
Secretário-geral do diretório estadual do PT, Antônio Carlos & que também é uma espécie de porta-voz da prefeita Luizianne em nível partidário - reforça a tese de que a continuidade de Francisco Pinheiro no posto de vice-governador não está garantida. ``Não tem candidato natural a vice, não. Isso ainda está sendo discutido``, enfatizou.

Antônio Carlos destaca, no entanto, que o partido, hoje, está debruçado na escolha de sua nova executiva estadual que, segundo ele, também deverá ser harmônica. ``Cada coisa ao seu tempo``.


EMAIS

1. Além do posto de vice em uma possível candidatura à reeleição do governador Cid Gomes (PSB), o PT também quer indicar um nome para concorrer ao Senado. Cid, no entanto, tem afirmado que sua prioridade no apoio na eleição para o Senado será para o deputado federal Eunício Oliveira (PMDB).

2. O PT pode até mesmo nem precisar se desgastar no debate em torno da vice. Basta o deputado federal Ciro Gomes - irmão de Cid - (PSB) lançar-se na disputa pela Presidência da República. A prefeita Luizianne Lins já colocou como condição para o apoio a Cid um palanque para a candidata do PT à sucessão do presidente Lula, a ministra Dilma Rousseff.


Fonte: O Povo Online

Nenhum comentário:

Últimos Artigos