segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Mulher do campo se destaca na área do cultivo de uva de mesa em Barbalha.

No sitio Espinhaço, na região do pé de serra no distrito de Arajara em Barbalha, a universitária  e produtora de uvas, Maria Lucinete da Silva, comemora a colheita de mais uma safra da cultura da uva Itália.


Utilizando-se de mão de obra familiar, com o cultivo tradicional por micro aspersão da cultura da uva da variedade Itália, a família está colhendo hoje sua 10° safra da fruta. Em apenas 0,3 hectares implantados á cinco anos, essa área cultivada, rende nada menos  que  10 mil kg de uva de mesa ao ano, melhorando excessivamente a renda financeira da família, pela boa aceitação no mercado com preço bom para o produtor, pois a fruta é de alta qualidade.


A produtora disse que para chegar a essa produção, a técnica é essencial, é preciso que tome todos os cuidados desde os tratos culturais como, podas, raleio, amarração em “V” bem como a formação do esqueleto da planta, que é de fundamental importância para obter um bom resultado, formando dois braços laterais do tipo espinha de peixe, técnica que exige pratica, conhecimento e muito cuidado. Ela afirma, que utiliza produtos preventivos, para o combate de pragas e doenças fúngicas, com tratamentos específicos, com trabalho preventivo e controle a base de cobre e enxofre.
Lucinete se orgulha ao dizer, que possui conhecimento técnico em todas as fases do cultivo, e que aprendeu tudo, com o seu esposo, Francisco Iran de Andrade, que é técnico em agropecuária, produtor rural, e atualmente é Agente Rural da SDA, prestando serviço a Ematerce no município de Barbalha.


A mesma diz estar muito feliz com o cultivo e por saber que seu esposo, o técnico Iran, já conseguiu transferir conhecimento, através da assistência técnica pela Emater, para algumas famílias que o mesmo assiste como agente rural, sendo dois hectares implantados no Assentamento de reforma agraria do distrito Estrela e mais um hectare a outras três famílias de agricultores independentes.
 No ponto de vista técnico, a ampliação dessas áreas favorece o setor produtivo da uva no município de Barbalha, enriquecendo ainda mais a cadeia produtiva da fruticultura irrigada na região do cariri cearense.


No pequeno espaço onde fica localizada a videira, ao lado da residência do casal, o pomar é encantador, Lucinete afirma que é uma terapia para ela, trabalhar nessa atividade agrícola ao lado da família, local onde se sente bem.


A boa produção dessa safra resulta no crescimento econômico e satisfação para a família, com vendas certas no mercado da região do cariri, ficando a família sem nenhum prejuízo financeiro, no que diz respeito a este ano de 2014, pois a região possui clima favorável e dispõe de recursos hídricos de boa qualidade, o que é primordial para a fruticultura irrigada.

Colaboração: Lindicassia Nascimento                                                                      

Nenhum comentário:

Últimos Artigos