segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

RAIZ DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO CARIRI CEARENSE– MONSENHOR VICENTE BEZERRA – 85 ANOS-


No dia 07 de Setembro de 1920, ao som do apito do trem é formalizada a inauguração oficial da linha férrea, Aurora – Fortaleza- Fortaleza-Aurora a população aplaudia como um presente do Estado do Ceará, a chegada à plataforma na agencia da estação em Aurora-CE, o povo boquiaberto com aquela enorme máquina do progresso sobre linhas, os mais céticos a observarem como tão potente estrutura se equilibrava em retas tão finas de aço – Trilhos.

Aurora passa a ser o centro do cariri, pois todos os viajantes teriam que vir a Aurora para a capital alencarina, Era uma festa só, pois ao ritmo do progresso velhas casas se transformaram em restaurantes, as famosas “bodegas” em tempo recorde passaram a ser mercearias de secos e molhados, enfim,o fluxo econômico foi multiplicado em cem por um.

Com o terminal em Aurora, ao retorno a Fortaleza foi necessários vários funcionários para atender as demandas crescentes, assim inúmeros iluministas sociais vieram de outras urbes residir na terra do sol nascente.

Cria-se uma solução no sistema de transporte coletivo, mas um problema para os filhos dos humanistas sociais. - Como educar os filhos em Aurora?

O Que existia, tão somente, as Escolas Reunidas na função de “desarnar” os filhos da região, principalmente, os filhos dos mais abastados, vez os jovens, cuidarem com os pais das atividades campestres, pois na época exigia-se todo o esforço da família, às vezes precisando contratar trabalhadores para o famigerado trabalho de alugado.

Foi ai que a comissão de humanistas, iluministas sociais, tiveram a brilhante idéia de consolidar a educação pulverizada das Escolas Reunidas com autonomia geográfica e estrutural em um prédio feito em alvenaria.

A comissão com o apoio dos proprietários, comerciantes, agricultores e o povo em geral, com anuência do Estado do Ceará, conseguiram alavancar o sonho do povo com a sua primeira casa de Educação Publica no Cariri Cearense – Aurora-CE, a hoje, Escola de Ensino Fundamental Médio Monsenhor Vicente Bezerra, que garbosa ao tracejado dos pioneiros sempre em reforma estrutural e intelectual para entregar ao cariri cearense o modelo de luta, tenacidade, determinação a servir sempre ao povo da linda região do cariri e, neste próximo dia 15 de março, 2012 - 85 anos educando na eterna dialética de envelhecer no rejuvenescimento.

Núcleo Gestor atual - 2012
Diretora Administrativa: Profa. Francisca Edvania Tavares
Coordenadora Escolar: Profa. Fátima Pereira da Silva
Coordenador Escolar: Prof. Vicente Luna Alencar
Secretária Escolar: Francisca Auristela Fernandes França

Artigo feito pelo professor da Escola - Luiz Domingos de Luna-

1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social em Barbalha Realizada com Sucesso

O evento contou com as presenças de vários segmentos da sociedade civil organizada:

A Prefeitura Municipal de Barbalha realizou na última sexta-feira 13, a 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social. A 1ª Consocial é convocada por decreto presidencial datada de 8 de dezembro de 2010 e tem etapas preparatórias que mobiliza quase um milhão de pessoas em todo país que vão representar aproximadamente 1.200 delegados na conferência nacional em Brasília.


O tema central da 1ª Conferência foi: “A sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública” e como objetivo principal de promover a transparência pública e estimular, que contribui para um controle social efetivo e democrático.


Durante todo processo de debates da conferência, quatro eixos temáticos: A promoção da transparência e acesso à informação e dados públicos; Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle de gestão pública; Atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e Diretrizes para a prevenção e combate à corrupção.


No evento, contou com as presenças de representantes dos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário. Vários segmentos da sociedade, representantes de clubes de serviços, entidades de classe, sindicatos, associações comunitárias, alunos da rede municipal de ensino, professores, comerciantes, comerciários, advogados e representantes das igrejas.


Os facilitadores da conferência foram: O representante do Ministério Público, o promotor de justiça Fábio Miguel Argole Silva; Heitor Estrela Gadelha, Defensor e o economista e administrador, Manoel Ivan Pedrosa. E teve como palestrante o juiz da 2ª Vara, Péricles Victor Galvão de Oliveira.
O evento começou às 9:horas e foi presidido pelo prefeito José Leite que em suas palavras fortificou a participação da sociedade, que soube entender a importância do evento. José Leite disse ainda que o patrimônio público pertence aos cidadãos e, não, aos gestor municipal, pertence aos barbalhenses e esses, tem que acompanhar e controlar, e terem esse sentimento de que as coisas acontecem se a sociedade estiver acompanhando.


O juiz da 2ª Vara Péricles Victor Galvão, disse: “Me sinto feliz porque aqui está mostrando que está havendo uma conscientização por parte da sociedade e das autoridades. Daí se ver a importância da mobilização social, da própria sociedade civil, das autoridades para o crescimento da comunidade. O magistrado Péricles Victor disse ainda que o trabalho de transparência é essencial para o controle e havendo o controle, não se perde se ganha, então foi louvável essa conferência.


O representante do Ministério Público, o promotor de justiça Fábio Miguel Argole Silva, disse que o município de Barbalha, deu um testemunho importante que deseja avançar no sentido de trazer para o cidadão a responsabilidade, de ser co-autor no processo e aperfeiçoamento das políticas públicas. “Não adianta a gente ta o tempo todo reclamando dos governantes pela ausência deste ou daquele benefício, se a população quando convocada a participar ou colaborar, não fizer seu papel. O que nós temos visto nesse auditório da 1ª conferência em barbalha, é um desejo de vários segmentos da sociedade em contribuir para que a sociedade atinge aquelas atividade iniciais, que justificaram a criação de um Estado, e desde que o cidadão renunciou em favor do estado a gestão da coisa pública e do bem comum, a gente iniciou um processo de aperfeiçoamento e, a Controladoria Geral da União compreendeu a necessidade de investiu nesses eventos voltados na discursão sobre transparência e controla popular da administração pública, chamou a responsabilidade dos governos estaduais e municipais e, aqui em barbalha o que aconteceu foi isso.


No final da conferência, foram eleitos os delegados que irão participar da conferência estadual. Pela sociedade civil, foram eleitos: Jorge Luiz Pereira e Silva com 25 votos; Maria Neuza de Carvalho, com 15 votos; Efigênia Mendes Garcia, com 14 votos; Maria de Fátima Cabral de Lima, com 13 votos; Allison Cavalcante de Sá Barreto, com 13 votos; Antônio Elder de Sousa, 12 votos; Francisco Antônio Bernardo, com 9 votos; Maria Deuzni da Silva, com 8 votos; Carla Heloisa de Sousa Gonçalves, com 7 votos; Francisca Maria Bezerra, com 6 votos; Maria do Socorro Almeida da Silva, com 4 votos e Demine Saraiva de Sousa, com 3 votos.

Dois delegados representantes de políticas públicas foram eleitos:
Vera Maria Bezerra, com 11 votos; Ednaldo Dirceu Amorim, com 10 votos.
Delegados votados representando o Poder Público: Maria Cristina de Castro Lopes Maciel, com 17 votos; Carlos Manfredo Teles, com 14 votos; Danísio de Araújo Lopes, com 12 votos; Maria Betilde Sampaio Correia, com 11 votos; Luzir saraiva Rocha, com 10 votos e José Marajaig Leite Novais, com 9 votos.


Por: Assessoria de Comunicação PMB

Marketing Digital é alvo das empresas do Cariri

As empresas estão buscando meios para capacitar seus colaboradores. A região é carente de profissionais qualificados para desenvolver ações digitais.

A internet já se consolidou como um dos principais veículos de comunicação e marketing, e também como um canal de comercialização de produtos e serviços, destacando-se por ser uma alternativa viável de mídia mesmo para pequenas empresas ou profissionais liberais. O mercado de profissionais de marketing digital está em aquecimento. Existe uma demanda crescente por esses profissionais, porém falta pessoal qualificado, motivo esse pelo qual muitas empresas investem recursos próprios na formação de seus empregados dessa área.

O marketing como função está muito mais ligado à postura das pessoas e seu comprometimento. A falta de profissionais capacitados para atuar nestes segmentos tem atrasado as estratégias de muitas empresas e impedido o crescimento de outras, que sem alternativas, buscam criar outros canais de comunicação interna e ficar ausente das redes sociais. Os negócios na região do Cariri estão acompanhando o crescimento do mercado do Estado e Nacional. Com pouco conhecimento e prática, os profissionais da área de marketing digital na região precisam criar novos métodos e perspectivas a serem apresentadas ao empresariado da região do Cariri.

Segundo o especialista em Marketing Digital, Rafael Galdino, diz que o mercado digital é que pode colocar a indústria do país no século 21 e que as grandes oportunidades não estão ficando com os profissionais da região, por falta de oportunidades de conhecimento. “Muitos dos que já estão atuando nas empresas privadas do Cariri são oriundos da capital ou estados vizinhos. O mercado está em ascensão e os negócios também funcionam pelas veias virtuais”, afirma.

Para o empresário e especialista em mídias digitais, Leandro Cipriano, lembra com a propagação da internet e o aceleramento da globalização quem chegar primeiro terá mais chances de sobreviver ao amanhã. “Para os empresários/empresas da região devem buscar o topo, já que a região está crescendo mais rápido do que o país como um todo. Para valorizar é preciso aparecer, para aparecer é preciso divulgar e hoje o meio mais acessível em termos de custo-benefício é a internet”, completa.

Um mercado que ganha ainda mais impulso com os governos procurando cada vez mais democratizar o acesso à web. Ao mesmo tempo, faltam profissionais qualificados no mercado. “Quem se especializar larga na frente. Costumam atrair profissionais de comunicação, marketing, designers e jovens empreendedores, também de olho nesse filão. As oportunidades estão em agências especializadas ou nas próprias empresas, que investem em equipes particulares. Além das redes sociais, há outros nichos, como os games, a telefonia celular e o comércio virtual”, finaliza Rafael Galdino.



Mais informações:

Encontro de Marketing Digital no Cariri

Dias 09 e 10 de março de 2012

Faculdade Leão Sampaio, Sede Lagoa Seca


Por: http://caririmarketingdigital.com.br/

O Brasil e a Copa do Mundo - Por José de Arimatéa

Esses dias o país só discutiu o dispensável BBB e uma jogada de marketing que muitos caíram feitos patos (Luíza) e os grandes problemas nacionais, estaduais e municipais como sempre jogados para debaixo do tapete. Futilidades dá audiência e como tal ao ligar a televisão só se fala em tais assuntos. E nas redes sociais Luíza quebra todos os recordes de audiência e comentários e mais comentários com o bordão e o jogo de marketing tão característico das grandes campanhas publicitárias. Engraçado que muita gente embarca nisso sem saber o significada disso tudo.

Mas o que a Copa do Mundo tem a ver com isso? A princípio, nada a ver. A visita do Secretário Geral da FIFA(entidade maior do futebol) Jérôme Valcke foi ofuscada por essas futilidades comentadas acima, mas a mesma se reveste de uma importância crucial na vida nacional. Além do governo brasileiro está a torrar o dinheiro de todos os brasileiros em estádios que somente uma elite desfrutará das maravilhosas jogadas na copa e depois com os donos dos estádios, pois para mantê-los acabarão privatizando-os e com ingressos caros o verdadeiro torcedor de futebol ficará a ver somente seu time pela tv.

A FIFA vem somente cobrar, cobrar e cobrar. E que se dane o país. Ela só quer auferir os lucros da festa. E agora quer derrubar leis importantes que o povo brasileiro demorou muitos anos para conseguir e funciona na prática. Ao menos dentro dos estádios a violência diminuiu depois que se proibiu a venda de bebida alcoólica e a meia entrada de estudantes e idosos querem limitar. A entidade do futebol quer garantias que se houver algum prejuízo com a Copa que o povo brasileiro pague a conta. São pontos que poderão ser contemplados na Lei Geral da Copa em tramitação no Congresso Nacional.

Vejo que roubada o Brasil entrou ao aceitar ser sede de uma Copa do Mundo. Sou aficcionado por futebol e vou torcer pelo Brasil, mas infelizmente não temos um time e nem mais aqueles jogadores como Rivelino, Zico, Sócrates, Romário, Ronaldo Nazário... Seleções como a Espanha, Holanda e Alemanha já estão praticamente prontas, pois já têm um time base. E agora é esperar que os deputados e senadores não se curvem diante da pressão da FIFA e que Mano consiga formar um time competitivo para não fazer feio em nosso território.


Por: José de Arimatéa dos Santos
Últimos Artigos