segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Beneficiário do bolsa família devem fazer revisão de cadastro até agosto

A secretária destacou as duas principais ações da agenda de 2009.

A secretária Nacional de Renda e Cidadania, Lúcia Modesto, afirmou hoje (16) que o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) fará uma atualização das informações socioeconômicas das famílias cadastradas no Programa Bolsa Família. A secretária destacou as duas principais ações da agenda de 2009. Uma delas é a revisão cadastral de usuários do programa. A outra é a implantação de um novo processo de cadastramento com metodologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que começará no final do segundo semestre.

“Queremos aprimorar o cadastro. Esse será um processo permanente. A atualização cadastral é um dos indicadores que compõe o Índice de Gestão Descentralizada (IGD). A ampla atualização do cadastro permite que um município receba mais recursos para garantir sua infra-estrutura”.
Caso a atualização não seja efetuada até 31 de agosto deste ano, os benefícios das famílias serão bloqueados em setembro e cancelados em janeiro de 2010. Para que os municípios possam checar as informações com as famílias, o MDS vai disponibilizar uma base de dados aos gestores, no site do Bolsa Família (www.mds.gov.br/bolsafamilia).

“Vamos qualificar as informações cadastrais e possibilitar uma melhor operacionalização no município. Hoje, no cadastro único há 17,5 milhões de domicílios cadastrados. Com o novo sistema os municípios deverão revisitar todos os domicílios”, afirmou.

Lúcia disse também que os governos municipais, estaduais e federal vão se beneficiar desse novo processo. “As informações chegarão mais rápido à União, além de possibilitar uma melhor formulação das políticas destinadas à população pobre em cada um dos 5.564 municípios brasileiros”.

Por fim, a secretária disse que haverá um processo de expansão de benefícios a partir de maio de 2009. “Está em elaboração um decreto que autoriza a concessão de benefícios às famílias com renda per capita de até R$137”, informou Lúcia.

O coordenador-geral de Benefícios do MDS, Anderson Brandão, acrescentou que a comunicação com as famílias será feita, prioritariamente, via prefeituras, mas que, a partir de abril, será colocada uma mensagem no extrato de pagamento orientando as famílias a se recadastrare. Além disso, o ministério lançará uma campanha publicitária sobre o tema.


Por: Agência Brasil

Governador virá a Barbalha autorizar construção da Ceasa

A Ceasa ficará instalada num terreno localizado às margens da Rodovia Leão Sampaio.



O governador Cid Gomes deve confirmar por todo o dia de hoje (16/02), a data de sua vinda a Barbalha, quando dará a ordem de serviço para a construção da CEASA, cujo terreno já está recebendo a terraplenagem e sendo introduzidos outros serviços básicos para o início das obras, propriamente.



A Ceasa ficará instalada num terreno localizado às margens da Rodovia Leão Sampaio, ocupando 280 mil metros quadrados e área construída de 38.360 metros quadrados. Serão 07 galpões permanentes para hortifrutigranjeiros, agências bancárias, cartórios, escritórios da Coelce, Sefaz, postos de gasolina e da Polícia Militar e médico-odontológico, estacionamento para 600 vagas, entre outros melhoramentos.



Por: Josélio Araújo

Seminário mobiliza juventude barbalhense - Por: Josélio Araújo

Cerca de 120 jovens de 13 regiões do município participaram do seminário realizado no Hotel Fontes, no Balneário do Caldas.
Com o envolvimento de várias secretarias da administração municipal ficou concluído neste domingo (15/02), o 1º Seminário de Políticas Públicas para a Juventude. Cerca de 120 jovens de 13 regiões do município participaram do evento realizado no Hotel das Fontes, no Balneário do Caldas.

Além do prefeito Zé Leite, secretários titulares e adjuntos, assessores, articuladores de núcleos, representantes de associações comunitárias, legislativo municipal, pastorais da igreja, o seminário teve ainda a presença do assessor de Juventude do Governo do Estado, Vladson Viana e da coordenadora do Projovem Campo, Kelly Arruda.

No final de semana, a organização premiou os vencedores com uma vasta programação no Hotel das Fontes, constando de apresentação teatral, números de danças, palestras e shows musicais.


Por: Josélio Araújo

Fotos: Gilberto Timóteo



Previsão do tempo desta segunda-feira, 16 de fevereiro

Olá, leitores e amigos do Barbalha em Foco! Acompanhe aqui a previsão do tempo da nossa cidade, segundo o site Climatempo:


Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.


Fonte: Climatempo


Últimos Artigos