segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Congresso aprova envio de mais 1,3 mil militares para o Haiti, em votação simbólica

Brasília - Em votação simbólica, o Congresso Nacional autorizou, há pouco, o envio de mais 1,3 mil militares para compor a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah). A aprovação do decreto legislativo dobra o número de militares na missão passando de 1266 militares para 2600.

O decreto foi aprovado pela Comissão Representativa do Congresso formada por senadores e deputados e que repersenta o Congresso durante o recesso parlamentar.

De imediato serão enviados 900 militares, sendo 750 do Batalhão de Infantaria e 150 da Polícia do Exército. O Brasil vai dispor de uma reserva de 400 homens que serão enviados em situação de revezamento. A comissão representativa também aprovou voto de pesar pela morte do diplomata Luiz Carlos Costa, da médica Zilda Arns e 18 militares brasileiros que morreram vítimas do terremoto que atingiu o Haiti no último dia 12 de janeiro.

A discussão não dividou oposição e governo. Houve opositores aque apoiaram a mensagem do executivo e governistas contrários ao envio de mais tropas. O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) apoiou o aumento do contingente militar brasileiro no Haiti e foi além. Disse que o reforço deveria atingir também os batalhões de engenharia que podem ajudar na reconstrução do país caribenho.

Já o senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) foi contrário ao aumento do efetivo e argumentou que o Brasil não está em condições de ajudar e sim de ser ajudado, citando as enchentes que atingiram recentemente São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.

O Congresso não apreciou nenhuma mensagem sobre o envio de dinheiro. Segundo governistas, o envio de recursos, cujo o valor ainda será sendo definido, será feito por meio de Medida Provisória (MP), procedimento que entra em vigor na data da publicação pelo poder executivo.


Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil

Sesc pretende implantar escola de música e arte em Barbalha

A escola poderá ser instalada no Sítio Cabeceiras, devendo contemplar também comunidades da vizinhança.

Promover a cultura vai além de ofertar entretenimento ou impulsionar a economia. Investir nesta área significa também colaborar para a melhoria da educação. Mas não basta dar acesso a eventos – é preciso garantir que o público esteja apto a compreender a arte e reconhecer sua importância e significado. É com este propósito que o Serviço Social do Comércio (SESC) pretende instalar uma escola de música e artes no Sítio Cabeceiras, localidade da zona rural de Barbalha. No último sábado (23), o coordenador regional do SESC, Paulo Damasceno esteve visitando a localidade, quando na oportunidade se reuniu com lideranças comunitárias.

De acordo com Paulo Damasceno a Escola de Música contemplaria não apenas a comunidade de Cabeceiras, mas também outras da vizinhança, acrescentando que seriam beneficiados principalmente, aqueles jovens que têm tendência musical ou qualquer outra tendência artística. O projeto faz parte das políticas de incentivo à juventude, promovidas pelo Sesc em comunidade rurais e também em sedes de municípios do Cariri. Paulo Damasceno é coordenador do Sesc - Unidade de Juazeiro do Norte.

A princípio, a escola poderá funcionar no prédio da Associação de Moradores e poderá receber o nome de “Escola de Música e Arte Mestre Virgílio”, exímio sanfoneiro que nasceu, viveu e morreu no Sítio Cabeceiras.

Por: Josélio Araújo

Acidentes de moto deixam dois mortos no final de semana

Os dois acidentes foram registrados na noite do último sábado (23). Os corpos das vítimas foram levados para necropsia no IML regional

Duas pessoas morreram vítimas de acidentes com motocicletas neste final de semana no município de Barbalha. Na Rodovia Pinto Madeira, que liga o Distrito de Arajara ao município do Crato, Wagner da Silva Vicente, de 24 anos, conduzia a moto Fan, de cor preta, quando numa curva perdeu o controle do veículo e foi de encontro a um muro. Wagner ainda foi socorrido, mas não resistiu. Ele estava na companhia de um amigo identificado apenas por “Joãozinho”, que sofreu escoriações em várias partes do corpo e foi conduzido ao Hospital Santo Antônio, onde continua internado.

O segundo acidente aconteceu na localidade de Boa Esperança, na região de Arajara. José da Silva Barbosa, de 19 anos, conduzia a moto Honda Pop, placa MRP-8398, quando colidiu com outro veículo. José da Silva Barbosa faleceu minutos depois. Os dois acidentes foram registrados na noite do último sábado (23). Os corpos das duas vítimas foram levados para necropsia no IML regional de Juazeiro do Norte.

Por: Josélio Araújo

Saída da Escola de Artes de Barbalha será tema de audiência pública nesta quarta-feira (27)

A proposta para a realização da audiência pública foi de autoria do vereador Rildo Teles (PSL).

A permanência da Escola de Artes Reitora Violeta Arraes Gervaiseau, da Universidade Regional do Cariri (Urca) em Barbalha, será o foco da audiência pública que acontecerá a partir das 08 horas da próxima quarta-feira (27), no plenário da Câmara Municipal de Barbalha. A realização da audiência pública foi proposta pelo vereador Expedito Rildo Teles (PSL) durante a reunião extraordinária que a Câmara realizou na última quarta-feira (20). Naquela data o questionamento sobre a permanência ou não da Escola de Artes em Barbalha já estava em debate.

A direção, alguns professores e a maioria dos alunos teriam optado pela transferência da escola para o Campus do Pirajá, em Juazeiro do Norte, alegando a falta de estrutura do prédio em Barbalha para a funcionabilidade dos cursos de teatro e artes visuais. Na sexta-feira (22), a decisão da transferência foi anunciada e na manhã de hoje (25), os alunos foram ao Campus do Pirajá reivindicando o reinício das aulas. A informação recebida hoje pouco é de que os primeiros dias em Juazeiro serão para a organização do espaço.

A escola funcionaria temporariamente em Juazeiro, retornando à Barbalha quando fossem oferecidas as condições necessárias para o seu funcionamento. O Centro Pró Memória e a Câmara Municipal de Barbalha têm desenvolvido importante papel em defesa da permanência da Escola de Artes nesta cidade.


Por: Josélio Araújo

Dica de Blog: A Voz do Arcanjo



Olá, leitores e amigos do Barbalha em Foco! Recomendo a todos que visitem o blog "A Voz do Arcajo", mantido pelo Pastor Michel Borges. Este website tráz vários assuntos pertinentes a Bíblia e é usado como ferramenta para divulgação e afirmação da fé cristã ortodoxa, especialmente voltada para a apresentação da fé e doutrina bíblica em um mundo pós-moderno e anti-cristão.

O Administrador do blog permite debates, discursões e sugestões para seus artigos.

Esse eu apóio e recomendo!

A VOZ DO ARCANJO - avozdoarcanjo.blogspot.com


Por: Rubens Oliveira
Últimos Artigos