sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Barbalha - XII Encontro da feira de Economia Solidária e Turismo Rural da Agricultura Familiar atingiu objetivo positivo

Durante toda a manha desta terça feira dia 12 de Novembro de 2013, no entorno da Praça Engenheiro Dória centro da cidade de Barbalha - Ce, a população barbalhense, visitantes e curiosos, tiveram a oportunidade de conhecer e adquirir os produtos da agricultura familiar na XII Feira do Grupo de Economia Solidária e Turismo Rural Da Agricultura Familiar (ESTRAF), município de Barbalha – Ce.


O grupo tem o apoio da Ematerce, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associações de comunidades rurais de Barbalha. Os integrantes do grupo são os principais articuladores e não medem esforços para que cada encontro, tenha repercussão positiva, com base na vivencia amparada nos princípios da Economia Solidária. 


Além dos serviços de saúde como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, informações e orientações sobre saúde por parte da Secretaria de Saúde do Município que se fez presente colaborando com a ação solidária e coletiva.


Esta é uma ação partilhada que vem sendo acompanhada pela Empresa de assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE) e do Sindicato de Trabalhadores Rurais do município desde a sua criação em 2011, a partir da oficina de Economia Solidária ministrada pela Ematerce no centro dos Artesãos do Distrito Estrela.


Os encontros nas comunidades rurais acontecem bimestralmente tendo como finalidade à troca de produtos oriundos da agricultura familiar como o excedente de suas produções agrícolas e não agrícolas, como: frutas, legumes, hortaliças, agroindustrializados, artesanato e agora com mais uma novidade a exposição de folhetos de cordel da cordelista Lindicassia Nascimento que pretende interagir coletivamente com outros trabalhos publicados de membros da Sociedade dos Poetas de Barbalha, associação em que a mesma pertence.


Nesta feira o objetivo foi comercializar os produtos, porem a troca não deixou de existir entre os integrantes e ao final do evento a descontração tomou conta de todo o grupo, que com autonomia e solidariedade realizaram com segurança mais um encontro entre aqueles que buscam construir alternativas ao capitalismo, contribuindo para o exercício da cidadania rumo a uma nova sociabilidade, resgatando valores, princípios e cultura, com praticas ambientais sustentáveis.

Fotos e texto por: Lindicassia Nascimento 
Últimos Artigos