quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

SMS vai participar de simpósio sobre gripe A

O objetivo é bem definido: informar e preparar os municípios para a vacinação contra a gripe A.

A Secretaria da Saúde do Estado reunirá no próximo dia 5 de março, todos os secretários de saúde e coordenadores de imunização dos 184 municípios cearenses, no “Simpósio Cearense Sobre a Vacina contra o Vírus H1N1” que será realizado em Fortaleza. A Secretaria de Saúde de Barbalha já confirmou participação no simpósio que começará às 8 horas e só terminará às 17 horas. O objetivo é bem definido: informar e preparar os municípios para a vacinação contra a gripe A.

A vacinação está prevista para começar no mês de março. As primeiras informações chegadas à Secretaria Municipal de Saúde são de que em ordem de prioridade, deverão ser vacinados trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, gestantes, crianças saudáveis maiores de 6 meses até dois anos de vida incompletos e adultos saudáveis dos 20 a 29 anos completos.

No Ceará este ano, de acordo com o último boletim divulgado pela SESA, no dia 12 de fevereiro, há 15 casos confirmados da gripe A e 3 óbitos. No ano passado, foram confirmados 112 casos e 3 óbitos. No Cariri, não houve registros da doença.

Por: Josélio Araújo

Balneário do Caldas deverá ser revitalizado em 2010


Visitantes ainda reclamam do atendimento nas lanchonetes que funcionam dentro do balneário, da carência de estacionamento e do aspecto visual da área externa.

O Balneário do Caldas continua sendo um dos locais de lazer mais visitados do Cariri. O número de visitantes que esteve no balneário durante o período do carnaval deixou patente que é preciso investir em obras que fortaleçam a atividade turística do local. Para isto, a gerência do Caldas e a Prefeitura do município, que detém 80% das ações do balneário planejam revitalizar a área, que dependendo da época do ano, chega a receber mais de 30 mil visitantes. Em 2009, isto representou uma arrecadação de R$ 700 mil. Um aumento de 43% em comparação ao ano anterior.

Em 2010, a expectativa é de que esses números sejam ultrapassados, e para isto, algumas obras devem acontecer. Visitantes ainda reclamam muito do atendimento nas lanchonetes que funcionam dentro do balneário, da carência de estacionamento e do aspecto visual da área externa, onde funcionam barracas e quiosques sem a mínima estrutura necessária.

A gerência tem a previsão para este ano, de cobrir a quadra de esportes, construir um mini-posto fixo de primeiros-socorros, instalar um toboágua na piscina das crianças, e construir um restaurante. Também existem projetos para a construção de obras na parte externa por parte do município.

O projeto inclui um teleférico e a construção de uma praça em frente ao balneário. Os projetos em fase de executivo foram encaminhados à Secretaria das Cidades para posteriormente irem à licitação. A parte que compete ao município é a contrapartida, que consistirá na desapropriação das áreas.

Por: Josélio Araújo

CARIRI, CHAPADA DO ARARIPE - Por José de Arimatéa


Neste início de ano estive no cariri e como sempre procuro dar umas voltas pelo Juazeiro, Crato e Barbalha. Missão Velha pude ver através da janela do ônibus e surpresa agradável, preserva um bom número de prédios com fachadas que remontam o início do século passado. Voltar a terrinha, mesmo que de férias, é deslumbrante e mágico. Fez-me muitos momentos relembrar partes de minha infância. Ah! É mágico o nosso cariri. E a chapada do Araripe a circundar todo esse vale? Não tem coisa mais interessante e sensacional observar tudo isso e mais palavras para reverenciar essa beleza da natureza tenho muitas, mas o espaço é pequeno. Deixa para refletirmos aos poucos e em pequenas doses. Belo cariri!
Ao passear pela chapada do Araripe, ao pé da serra, pude contemplar suas matas tão belas e que conserva uma grande diversidade de animais. Sem falar nas riquezas que o homem caririense pode explorar de forma equilibrada e ecologicamente viável. Sem desmatar e procurar cuidar de forma exigente e capaz para não acontecer incêndios, sejam criminosos ou acidentais.
Barbalha e Crato são cidades que estão localizadas bem no pé da serra. Vindo do distrito de Caldas, pode-se comprovar bem o que estou falando. A imagem que se vê é o centro da cidade e de seus principais bairros. Já o Crato dessa vez tive uma imagem diferente que não conhecia. Tirei um domingo para matar saudades. Peguei um circular em Juazeiro do Norte, no triângulo CraJuBar, e fui para o cratinho de acúcar. Lembro uma imagem(acredito que seja do bairro do Seminário) em que de cima se vê uma grande parte da cidade. Simplesmente sensacional. Até agora não entendo porque não desci do ônibus para registrar esse momento!
Aqui faço minha singela e simples homenagem ao cariri e todas suas cidades. Minha Barbalha em especial, mas sem esquecer de Juazeiro, Crato, Missão Velha, Jardim, Caririaçu, Farias Brito, Milagres, Porteiras, Mauriti,...
Toda essa beleza caririense que é a chapada do Araripe precisa ser mais protegida pelo governo e pela sociedade. Além das matas, dos animais e do homem cariri, tem a água que jorra de suas fontes. Água que mata a sede e leva o desenvolvimento. Faz-se necessário estudar essas fontes como forma de preservação dessa riqueza tão cara para o ser humano e que as gerações futuras possam se saciar e tomar banho com uma água limpa e perene. Que o cariri encontre sua verdadeira vocação econômica, mas de forma sustentável e ecologicamente equilibrada. Viva o cariri!

Imagem: Chapada do Araripe, sítio Farias, Barbalha(Ce)
Foto: José de Arimatéa dos Santos
http://arimatea101.blogspot.com
Últimos Artigos