segunda-feira, 16 de março de 2009

E a segurança pública de Barbalha? - Por: Rubens Oliveira


Está cada vez mais absurdo a quantidade de assaltos aqui em Barbalha. Semana passada, Thales e eu conversamos com um rapaz que tinha acabado de ser assaltado. "Ainda bem que eles só levaram meu celular", diz a vítima completamente amedrontado.

Penso que a segurança pública de Barbalha deve ser prioridade do prefeito, eu disse segurança pública e  não educação; pois, de que adianta ter uma educação de qualidade se os alunos são assaltados na noite, porque não podem estudar durante o dia? Muitos desistem até de estudar. 

Há alguns meses atrás, escrevi aqui no blog o artigo: "Roubo de Celulares é Moda em Barbalha". Realmente, tem sido assim nos últimos tempos. 

Eu soube, semana passada, de quatro assaltos (só os que eu soube) realizados em nossa cidade. Infelizmente, essa uma realidade; mas, que pode ser mudada com Jesus no coração. Não há nada melhor do que viver para agradar à Quem nos criou, a Quem morreu por nós. Só Jesus pode mudar tudo isso que acontece em Barbalha, no Cariri, no Ceará, no Brasil e no mundo.

(Leia: II Crônicas 7:14-15; Isaias 55:6; Romanos 3:23; Romanos 6:26; João 3:16 - Bíblia Sagrada)

Por: Rubens Oliveira

A Bomba Química de indução alimentar aos adolescentes - Por: Luiz Domingos de Luna



Com o advento do crescimento do capitalismo direcionador com marketing agressivo, toda sorte de mazelas, vem assolando o já frágil convívio do tecido social planetário. Pois à medida que cresce a tecnologia, diminui o campo de trabalho, obrigando os seres humanos a ter uma vida ao ritmo das máquinas, isto vem trazendo inúmeros prejuízos para a convivência dos seres humanos. A adaptação desta selvageria da modernidade e da concentração de renda, pois, senão: vejamos as pessoas hoje em dia não podem escolher o seu cardápio, ou ter um momento para as refeições. Na falta disto, vão se alimentar nas grandes cadeias Capitalistas de distribuição de alimentos que oferecem às pressas, -refrigerante com hamburguer- feitos tudo a base de gordura saturada e colesterol, além da alta taxa de glicose, razão esta, de está a cada dia aumentando em forma de progressão geométrica os casos de crianças com problemas cardíacos, diabetes, e outras mazelas como o stress, depressão e outros. Os seres humanos não são máquinas, não podem responder o interesse dos grandes mercados de capitais com subserviência, como a pressa, como a falta de horário para alimentação. Estamos entupindo nosso organismo de colesterol, triglicérides e glicose. Iremos pagar um preço alto pela ingestão de alimentos degradadores de nosso próprio organismo, bem como, iremos criar uma geração de obesos, porque não dizer de crianças obesas, stress, depressão. Tudo isto para nutrir a ganância de um marketing agressivo e bem aparelhado, sem a devida preocupação com a qualidade alimentar, na visão somente do lucro rápido, passando por cima da saúde de nossas crianças e nossos jovens, com alimentos que são verdadeiras bombas químicas alimentares, a curto e em longo prazo.


Por: Luiz Domingos de Luna

Internacional- Nível do mar subirá meio metro em NY até 2100, diz estudo



Londres, 15 mar (EFE).- A costa nordeste dos Estados Unidos, especialmente a cidade de Nova York, é uma das áreas mais vulneráveis diante do aquecimento global e onde o nível do mar poderia aumentar entre 36 e 51 centímetros nos próximos 90 anos, segundo um estudo publicado hoje pela revista "Nature Geoscience".

Assim afirma uma equipe de pesquisadores da Universidade da Flórida (EUA) dirigida por Jianjun Yin, que chegou a esta conclusão após analisar uma série de cenários para o futuro que contemplam diferentes graus de emissão de gases que intensificam o efeito estufa.

A identificação da costa nordeste americana, precisamente da Big Apple, como uma das áreas que serão mais afetadas pela mudança climática deve-se ao arrefecimento das correntes marinhas no Atlântico Norte.

Este fato representaria por si só um aumento do nível do mar entre 15 e 23 centímetros, quase a metade do aumento previsto no total.

Assim, o mar ganhará em Nova York o dobro de avanço à terra em comparação ao resto do mundo.

Durante os últimos anos, e especialmente nos últimos meses, os cientistas reiteraram sua preocupação com o veloz aumento do nível do mar e alertaram que, mesmo que os Estados conseguissem frear a emissão de gases poluentes, o mar avançará à terra cada vez mais rápido durante este século.

Além disso, os especialistas conseguiram estabelecer uma relação direta entre o gelo nos pólos e a profundidade dos oceanos.

Neste sentido, um recente estudo da Universidade do Oregon (EUA) afirma que o aquecimento global poderia causar o colapso do manto de gelo na Antártida ocidental, além de inundações no litoral da América do Norte e nas nações do Oceano Índico.

Fonte: Uol NoticiasJustificar
Últimos Artigos