quinta-feira, 5 de julho de 2012

BARBALHA SEDIA III CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.

Foi realizada na manhã desta quinta-feira 05, nos salões da AABB – Associação Atlética Banco do Brasil no Parque Bulandeira, a III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará.

A conferência foi aberta às 8h30 com credenciamento e cofre Break, formação da mesa com representante do prefeito José Leite, a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Maria Tereza Amora; Antônio de Luna secretário de Cultura; secretária da Educação, Isabel Cristina Cruz; do presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; Desiree de Sá Barreto Diaz Gino, diretora do Pestalozzi e de Keila Chaves que é Conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. E logo após o Hino Nacional que foi cantado pelos presentes, o Coral “Mãos que Falam e Encantam” formado pelos alunos especiais da Associação Pestalozzi de Barbalha emocionaram a platéia.

Às 9h25 houve palestra magna sobre “Os Direitos das Pessoas com Deficiências”, ministrada pela representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Keila Chaves.

Em seguida houve palestra sobre Metodologia da Conferência: Aprovação do Regimento; trabalhos temáticos em grupo; divisão dos grupos e início dos trabalhos; ao meio dia todos pararam para almoço.

E às 13h00 os trabalhos tiveram continuidade em grupo e em seguida houve a eleição dos delegados de acordo com o regimento e o regulamento.

Às 15h00 os trabalhos foram apresentados em grupo: Socialização das situações/problema e propostas dos grupos que irão para a sistematização, que gerou um documento parcial, que subsidiará os trabalhos de etapa de culminância da conferência em Fortaleza.

Às 17h00 houve a entrega dos formulários das propostas e listas de delegados para a coordenação do evento e em seguida encerramento das atividades.

A conselheira Keila Chaves do Conselho estadual dos Direitos da Pessoa com deficiência, disse que a conferência vem trazer justamente oportunidade a sociedade civil está contribuindo com as políticas públicas em relação ao município e da conferência, tirando os delegados para a etapa Estadual. Keila Cheves acrescentou ainda que em Barbalha as pessoas vão poder ter oportunidade, a sociedade civil de estar dando o seu olhar, sua contribuição em relação às políticas públicas para as pessoas com deficiência. Os delegados que saíram dessa III Conferência Regional, irão para a Conferência estadual e conseqüentemente irão participar da Conferência Nacional.

Débora Rabelo da Secretaria executiva do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência disse que essa conferência é um olhar através da convenção da ONU sobre os direitos, novas perspectivas e desafios realizados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Justiça e Cidadania e do gabinete da primeira Dama do Estado.

Os fóruns regionais que estão acontecendo no Ceará, objetiva multiplicar as possibilidades de articulação entre as esferas governamentais, municipais e os diversos segmentos sociais.

O presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, Vicente de Paulo essa III Conferência Regional acontecida em Barbalha, vem tratar de uma questão não só sobre o deficiente físico, mas todo tipo de deficiência. Vicente de Paulo parabenizou o município de Barbalha, por sediar esta III Conferência e os debates dessa conferência só vai engrandecer a região do Cariri com as políticas públicas apresentadas.

Para a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Maria Tereza Amora, foi um orgulho para Barbalha em poder sediar esta III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A secretária enalteceu as políticas públicas hoje apresentadas pela Administração Municipal, alguma coisa já foi feita em relação às acessibilidades na cidade, nas praças. Tereza Amora reconhece que as ações estão acontecendo lentas , mas estão sendo feitas e há ainda o que fazer.

 
Por: Assessoria de Imprensa
Fonte: barbalha.ce.gov.br

PRONATEC foi lançado oficialmente em Barbalha

O programa tem por objetivo a capacitação profissional dos jovens e sua inclusão no mercado de trabalho

A coordenadora do SENAI, Lídia Cardoso esteve reunida em Barbalha com  técnicos da Prefeitura Municipal  SENAC e  IFCE , para  lançar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (PRONATEC), destinado a jovens e beneficiários de programas sociais no município. Serão vários cursos de capacitação que a instituição estará disponibilizando para a cidade na área de comércio e serviços. Entre eles, almoxarife de obras, mestre de obras, pedreiro, aplicador de revestimento cerâmico, segurança do trabalho, soldador, cabelereiro, manicure, pedicure, maquiagem, serigrafia, vitrinista, auxiliar de faturamento, costura de calçados, cortador de calçados, costureiro de vestuário, montagem e manutenção de computadores e WEB design.

O programa tem por objetivo a capacitação profissional dos jovens e incluí-los no mercado de trabalho. As primeiras turmas nas áreas de eletrônica e de calçados tiveram suas aulas iniciadas nesta terça-feira (3). Criado pelo Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome, o Pronatec em Barbalha, será coordenado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.

 
Por: Josélio Araújo
Fonte: Rádio Cetama
Últimos Artigos