terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Morre Mestre da Cultura

Joaquim Mulato, nascido aos três dias do mês de março de 1920, faleceu na tarde de ontem na UTI do Hospital São Vicente de Paulo. Ele foi atropelado por uma motocicleta na tarde da última sexta-feira, dia 20, na estrada Barbalha-Arajara. O violento choque causou-lhe fraturas nas costelas, perfuração no pulmão e forte pancada na cabeça. A convalescência do mestre Joaquim Mulato foi acompanhada por todos os amantes a cultura, que tinham nela, a mais expressiva imagem da simplicidade e de um verdadeiro mestre de cultura popular. Joaquim Mulato de Souza, era solteiro, religioso e defensor da reforma agrária. A prova é que doou lotes de terras para constrição de casas de camponeses na localidades onde sempre morou, mas defendendo que seguissem os preceitos da Igreja Católica, O corpo foi levado ao IML de Juazeiro na tarde de ontem, sob uma forte chuva. Após liberação deve ser velado no plenário da Câmara Municipal, recebendo as honras como Mestre da Cultura e em seguida sepultado no cemitério local. No necrotério do Hospital São vicente, houve a visita do prefeito Zé Leite. A primeira-dama Isabel Cristina, secretário de Cultura, Dorivan Amaro, ex-secretário Sávio Menezes, folclorista Celene Queiroz e amigos da cultura.

Josélio Araújo

Um comentário:

Unknown disse...

Gostaríamos de registrar o nosso pesar pelo falecimento do nosso Irmão Joaquim Mulato, que fez muito para o desenvolvimento da Ordem Santa Cruz em Barbalha, um penitente atuante, numa verdadeira doação aos trabalhos da ordem Santa Cruz. Praza Deus, a nossa irmandade, neste momento de dor, possa, a exemplo de Joaquim Mulato, nomeação de outro decurião que venha preservar a nossa regra bulada, nossa ordem, nossa liturgia, na conservação dos preceitos deixados pelo Irmão Cicero Romão Batista.
Que o Divino Espírito Santo derrame suas bênçãos a na próxima escolha ( Assim como joaquim Mulato) continuar dignificando o nome da Ordem Santa Cruz em Barbalha, assim, como fez o mestre Joaquim Mulato.
Que os nossos irmãos de Barbalha continuem sempre na serenidade, e no "preservar histórico eclesistico" desta multissecular ordem rural laica, na construção de novas brisas espirituais e culturais na terra de Santo Atonio.

Luiz Domingos de Luna. Mestre de Ordem, Ordem Santa Cruz - Penitentes - Santa Igreja de Roma aos 24 de Fevereiro,2009

Últimos Artigos