segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Cultura do Pânico - Por Luiz Domingos de Luna*

A possibilidade de um observador, acompanhar a história da humanidade no espaço tempo, no Planeta Terra. Um dilema será apresentado à espécie - o aumento de seu índice matemático, como o ser humano é um consumidor por excelência, O consumo terá também sua taxa acrescentada. Este vetor tem sido uma constante na história do homem.

A Produção, a fonte, sempre foi e será a natureza, assim se forma uma equação perversa, a cada aumento global da população com certeza aumenta o dano à natureza; assim a equação perversa passa a ser um mal necessário; pois a elasticidade populacional gera um custo muito alto para o espaço geográfico, vez que, a cada ocupação humana, milhares de espécies terão que desocupar “o seu habitat”, e os ecossistema passam a ser um espaço exclusivo do seres humanos. – Espaços urbanos.

A Bomba populacional elaborada nos mais distintos espaços é uma realidade inexorável no tempo presente. Não dá mais frear, nem empurrar o problema para o futuro, muito menos, fingir que não existe. São fatos reais, comprovadas cientificamente, as estatísticas provam, já existe um consenso quanto a esta problemática, resta inserir meios plausíveis de: a cada pulo populacional, um salto na cultura do consenso, da seriedade, da responsabilidade, do compromisso do bem estar com o Planeta Terra. Urge assim, a necessidade de se criar em toda a conjuntura humana um desenvolvimento sustentável, tendo como premissa a continuidade dos seres humanos no planeta e a diminuição no Maximo possível de transgressão da natureza.Ao que parece ser solução, na verdade é um problema maior, Senão vejamos: Projeções apocalípticas, radicalismo exagerado, exposição de Pânicos futuros sem fundamentação teórica criteriosa, ideologias direcionadas balofas, e falta de compromisso com a relação entre a bomba populacional, as exigências dela advinda e a preservação da natureza.



(*) Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora - Ceará.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Texto Bíblico

Associação promove feira de artesanato e comidas típicas

O evento terá exposições de trabalhos manuais confeccionados pelos artesãos do município, shows artísticos e oficinas culturais.

Com uma grande comemoração foi encerrada na tarde dessa quinta-feira (15) o encerramento das atividades do grupo dos idosos do CRAS Centro de Referência em Assistência Social no ano de 2011, diversas atividades como: Coral dos idosos, auto de Natal além do já tradicional forró dos idosos e ainda encerrando com um jantar.

Estiveram presentes a comemoração o prefeito municipal José Leite, a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social Maria Tereza Amora, a coordenadora do CRAS Marinete Firmino e ainda a coordenadora do projeto dos idosos Barbara Duarte Grangeiro.

A secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social Maria Tereza Amora disse que o momento é de comemoração haja vista as diversas ações que foram realizadas no CRAS ao longo do ano e que nesse momento de confraternização o momento é de reflexão sobre o verdadeiro espírito do Natal, para que celebremos com as nossas famílias em união e plantemos a paz e a união, para finalizar a secretária leu uma bonita mensagem para os idosos presentes.

O prefeito municipal José Leite disse da satisfação de está ali naquele momento e desejar um bom ano de 2012 e que as pessoas presentes ali naquele momento pudessem sempre está presentes em momentos festivos como aquele, e que tenhamos um ano cheio de realizações, pois sentimos que as coisas estão melhorando e que a intenção é continuar trabalhando pelo bem estar da população, e parabenizou toda a equipe do CRAS pelo trabalho que a equipe vem fazendo com o grupo da terceira idade trabalho esse que tem total apoio da prefeitura disse o prefeito José Leite.

As atividades do grupo de idosos serão retomadas a partir do dia 22 de Janeiro de 2012.


Fonte: Rádio Cetama

Carnaval jazzístico de Guaramiranga (CE) divulga atrações de 2012

O 13º Festival Jazz & Blues terá nomes como Omar Puente (Cuba), Gadi Lehavi (Israel) com Ravi Coltrane (EUA), Jaques Morelenbaum e Yamandu Costa



A 13ª edição do Festival Jazz & Blues, no Ceará, já começa a tomar forma. As atrações para o ano de 2012 já estão confirmadas e inclui nomes dos EUA, Cuba, Israel, Bélgica e Brasil. Tradicionalmente realizado em Guaramiranga no período do Carnaval, o festival será de 18 a 21 de fevereiro de 2012 na cidade serrana, descendo na quarta-feira de cinzas para atividades em Fortaleza de 23 a 25/02 e em Sobral no dia 25/02.


Serão muitas horas de boa música, do jazz ao blues, passando por ritmos afins, do Brasil e de outros países. Como já é tradição, a programação acontece ao longo de todo dia, sob a luz do sol e a luz da lua, em espaços abertos e fechados, com shows, ensaios abertos, cortejos, conversas com músicos e oficinas.


Tudo isso proporciona aos mais de 12 mil visitantes a possibilidade um Carnaval diferente, com música de qualidade e a proximidade de grandes artistas, usufruindo ainda da beleza natural de um dos mais belos destinos turísticos do Ceará. O Festival Jazz & Blues 2012 é realizado pela Via de Comunicação e Cultura.


Guaramiranga localiza-se a uma distância de 110km da capital, na Área de Proteção Ambiental do Maciço de Baturité, com cachoeiras e a beleza da flora característica da Mata Atlântica. Fica a 865 metros, com temperatura amena que pode chegar a 15º. É uma pequena cidade de veraneio, com menos de 6.500 habitantes, que mantêm uma forte tradição cultural.


As ATRAÇÕES de 2012


A 13ª edição do Festival Jazz & Blues terá: Omar Puente (Cuba), Atiba Taylor (EUA) com Artur Menezes (CE), Gadi Lehavi (Israel) com Ravi Coltrane (EUA), Jaques Morelenbaum e o Cello Samba Trio (RJ), Yamandu Costa (RS), Grupo Solar com Tatiana Parra (SP), Weli (Bélgica), Roberto Taufic e Eduardo Taufic (RN), Marco Lobo (BA/RJ), Cainã Cavalcante (CE), Puro Malte (CE) e Gabriel Grossi (SP).


RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS


Neste fim de semana, dias 17 e 18, estudantes e arte educadores de Sobral, Quixadá, Iguatu, Icó, Crato, Juazeiro do Norte e Brejo Santo participam das Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical, que integram o projeto Música é para a Vida. A atividade é uma parceria da Secretaria da Educação do Estado (SEDUC), com a Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural e o Festival de Jazz & Blues.


Realizadas aos sábados e domingos desde o dia 03 de dezembro, as oficinas já foram ministradas em outras 12 cidades (Maracanaú, Itapipoca, Acaraú, Camocim, Tianguá, Canindé, Horizonte, Baturité, Russas, Jaguaribe, Crateús e Tauá). Nos dias 7 e 8 de janeiro a oficina será realizada em Fortaleza e haverá ainda em Senador Pompeu, com data a confirmar. Até o final das atividades, terão participado do projeto 441 alunos e 159 arte educadores, totalizando 600 participantes de todas as CREDE/SEFOR do estado.


A ideia do projeto Música é para a Vida é dar a alunos e professores da rede pública a possibilidade de acesso ao amplo universo da música, através de um programa que contempla desde a sensibilização para iniciantes até a formação mais aprofundada para alunos já familiarizados com a prática instrumental, conciliando formação artística, inclusão social e protagonismo juvenil.


Residências Artísticas do Festival Jazz & Blues - Dentre os 600 participantes das Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical, serão anunciados até o dia 25 de janeiro os 100 alunos e 21 arte educadores selecionados para as Residências Artísticas que acontecerão no Maciço de Baturité na semana que antecede o Festival Jazz & Blues.


Nos dias do Festival Jazz & Blues na serra os alunos terão um espaço destinado a apresentações musicais, acompanhados por seus arte educadores. Pela manhã, haverá ainda um seminário exclusivo para os residentes.


SERVIÇO


Festival Jazz & Blues 2012 – Guaramiranga, Fortaleza e Sobral – 18 a 21/02 (Carnaval) em Guaramiranga, 23 a 25/02 em Fortaleza e 25/02 em Sobral. Info: 85-3262.7230.


Jazz & Blues nas redes sociais:
facebook.com/festivaljazzeblues
twitter.com/jazzebluesce
youtube.com/jazzebluesce
www.flickr.com/festivaljazzeblues


Por: Dégagé

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Faltam 150 juízes nas comarcas do interior do CE

Para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Estado do Ceará tem a pior prestação de serviço judiciário do País

Iguatu. Mais de 60 comarcas no interior não dispõem de juiz titular. A falta de magistrados e a lentidão no julgamento das ações fazem com que o Ceará, segundo avaliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), seja considerado a pior Justiça do Brasil. "Estamos diante de um grave problema, de uma situação caótica", avalia o coordenador do Movimento Justiça Já, da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará (OAB-CE), Edimir Martins. "Faltam 150 juízes somente para o interior".
Acúmulo de processos é uma realidade comum na maioria das comarcas judiciárias no interior do Estado. Sem juízes titulares, a tramitação dura mais de quatro anos
HONÓRIO BARBOSA

A Seccional Ceará da OAB está concluindo o mapeamento das comarcas que estão sem juízes titulares, com o objetivo de denunciar à sociedade as deficiências do Poder Judiciário em atender à demanda no Estado. O trabalho faz parte das comemorações pelos 81 anos da criação da instituição.

"A nossa campanha, a nossa luta é por um Judiciário mais célere", observa Martins. "É preciso com urgência realizar concurso para juízes e servidores da Justiça, equipar e melhorar a estrutura de funcionamento das comarcas e oferecer um serviço mais célere".

A receita para acabar com a morosidade do Judiciário no Ceará, a OAB Ceará tem na ponta da língua, mas há uma preocupação maior, pois segundo a própria Ordem, não há sinais por parte da administração do Poder Judiciário estadual de resolver esse problema. "Deverá ser realizado um concurso ofertando apenas 25 vagas para juiz", disse Martins. "Isso anda longe de resolver o problema".

Se for mantido o concurso, há uma perda de esforço burocrático, planejamento e, sobretudo, de uma oportunidade em ampliar o número de oferta de vagas. "Em muitas comarcas trabalham servidores cedidos pelas Prefeituras, sem qualificação", observou Martins.

Não é de hoje que a OAB Ceará reclama da falta de condições de trabalho para os advogados no interior, a lentidão da Justiça e a falta de juízes titulares. Há o Fórum Estadual Permanente em Defesa da Justiça, que tem a participação de 22 entidades da sociedade civil.

Comitê institucional

"Infelizmente, não temos obtido resposta de nossas reivindicações", lamentou Martins. "A administração da Justiça no Ceará não se abre ao diálogo e nos tempos atuais não podemos ter mais uma justiça fechada, distante da sociedade".

A seccional da OAB apresentou a ideia de formação de um comitê institucional com presença paritária de representantes da Defensoria Pública, Ministério Público, OAB e do Tribunal de Justiça para o debate sobre os problemas que afetam o Judiciário estadual e a busca de solução. Martins faz uma ressalva e mostra que a Justiça Federal está bem equipada e a Justiça do Trabalho é regular, "não é um caos, mas precisa melhorar". O representante do Movimento Justiça Já frisa que a morosidade concentra-se na Justiça Estadual.

Por sua vez, o vice-presidente da subseção da OAB, em Iguatu, Fabrício Moreira, reforçou o argumento de que o concurso recentemente anunciado pelo Tribunal de Justiça não irá resolver o problema, uma vez que está aquém da necessidade.

"A situação vai continuar caótica. Desse jeito é empurrar o problema com a barriga", disse Moreira. "É humanamente impossível um juiz atender uma vara com seis mil processos, Juizado Eleitoral, Juizado Especial, além de responder por outras comarcas. É isso que atualmente acontece em Icó".

Fabrício Moreira lembrou que na comarca de Jaguaribe não há juiz nem promotor. "Nas comarcas pequenas da região, o juiz só aparece uma vez por semana", observou. "As ações de urgência, como pensão alimentícia e as que se referem a réus presos, ficam paralisadas".

Outro exemplo é do juiz Ricardo Alexandre Costa, que assumiu recentemente o Juizado Especial de Iguatu, mas continua respondendo pelas comarcas dos municípios de Cedro e Quixelô. O presidente da subseção da OAB em Iguatu, Romualdo Lima, observou que atualmente "o cidadão está pagando por uma Justiça ineficiente". Segundo avaliação do Movimento Justiça Já, a causa para o gargalo atual em que se encontra a Justiça cearense "é a falta de gestão administrativa e financeira, que não priorizou a realização de concursos para magistrados e servidores".

Outra observação é que o Tribunal de Justiça apresenta boa estrutura, enquanto o funcionamento das varas de primeira instância é precário. Mesmo em Fortaleza, nos Juizados Especiais, processos se arrastam por quatro ou cinco anos para serem julgados, numa demonstração clara de perda de finalidade. Em face desse quadro caótico, a OAB Ceará mantém a expectativa de que em breve poderá ocorrer uma "explosão" na Justiça cearense mediante a lentidão e o acúmulo, em particular do interior.

Somente na região Centro-Sul, pelo menos oito comarcas de Vara Única não dispõem de juiz titular. Em Tauá, na região dos Inhamuns, há três varas e um Juizado Especial. Todos sem magistrados titulares. A situação se repete em vários municípios da região jaguaribana, em Itapipoca e em Aracati, no Litoral Leste.

Já em Iguatu, o juiz titular da 1ª Vara responde por Orós e a 2ª Vara está sem magistrado titular. Quem responde é o juiz de Cariús, Erick Omar Araújo. A Terceira Vara foi criada recentemente, mas não dispõe de servidores nem de espaço. "Falta estrutura e o Fórum necessita de reforma", observa o juiz titular, Fabrício Mazza, que responde por Acopiara e ainda auxilia a 1ª e 2ª Varas em Iguatu.

A Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Estado informou, porém, que "todas as comarcas do Interior têm juízes respondendo" e que "a falta de titularidade é decorrente das promoções de caráter obrigatório à administração do Poder Judiciário do Ceará". Esclareceu ainda "que já foi publicado edital de concurso público para contratação de mais magistrados", no Estado.

Concurso

25 vagas deverão ser ofertadas pelo Governo do Estado para concurso público destinado a juízes titulares. A quantidade, entretanto, é insuficiente para as mais de 60 comarcas sem magistrados.

MAIS INFORMAÇÕES

Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará, Rua Lívio Barreto, 668, Bairro Joaquim Távora
Telefone: (85) 3216.1600

Honório Barbosa Repórter


Fonte: Diário do Nordeste

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Hoje: Apresentação de Coral de 100 vozes em Barbalha




Hoje a noite teremos apresentação do Coral Natalino de 100 vozes em Barbalha. O coral é formado por membros de diversas igrejas batistas do Cariri. Um belo recital que vale a pena desfrutar.

às 19:00h na Praça Brasilia, em frente ao Hospital São Vicente de Paulo.

Não Perca.

sábado, 16 de julho de 2011

URGENTE: Colisão entre caminhão e ônibus deixa mais de 20 vítimas em Barbalha

DO PORTAL VERDES MARES

Luis Márcio Domingues, do Portal Verdes Mares - 16/07/2011 - 20:13
Atualizada às 21h12


Um caminhão carregado de produtos químicos se chocou com um ônibus de linha, em Barbalha, em plena zona urbana. Informações iniciais dão conta de que mais de 20 pessoas ficaram feridas.

Segundo o Tenente Caldas, que está responsável pela situação no local, o ônibus seguia na frente do caminhão quando, provavelmente, faltou freio ao segundo, causando a colisão.

Com o impacto os produtos químicos ficaram espalhados pela via e, para garantir a segurança, o local está totalmente interditado.

O caso

A ocorrência aconteceu por volta das 16h deste sábado (16), bem em frente ao Hospital Santo Antônio. O Ciops do município recebeu pedido de reforço e os atendimentos estão sendo realizados no centro médico. Depois, os feridos são redistribuídos para outros hospitais da região.

Até o momento 4 vítimas fatais já foram registradas, sendo 3 homens e 1 mulher. Ainda segundo informações, a situação no local é considerada crítica.


Fonte: http://verdesmares.globo.com

quinta-feira, 26 de maio de 2011

JUAZEIRO E BARBALHA RECEBEM O PROJETO PROVA DE SAÚDE NESTA QUINTA-FEIRA, 26

As ações educativas e interativas do Projeto Prova de Saúde serão realizadas, nesta quinta-feira, 26, em escolas de Juazeiro do Norte e Barbalha (vide programação ao final) e contará com a presença do Secretário das Cidades do Governo do Estado, Camilo Santana.

Os estudantes participarão de um momento lúdico num formato de talk-show, com perguntas sobre saneamento básico. A ideia é aprender sobre a importância do abastecimento de água e do esgotamento sanitário, para a qualidade de vida da população. Os participantes ganham brindes. O Prova de Saúde leva também às escolas vídeos educativos.

O Projeto foi lançado, no dia 12 de abril, em Fortaleza. As ações prosseguem nos meses de maio e junho, levando informação e diversão para os alunos da rede pública e privada de ensino, em Fortaleza e no Interior.

Além de ira às escolas, o Prova de Saúde consta de um concurso de redação, cujo regulamento está no site www.provadesaude.com.br. As inscrições continuam abertas até o dia 10 de junho de 2011. Na internet, os internautas também podem participar de jogos e ganhar brindes.

Prova de Saúde

Na sua primeira edição em 2010, o Prova de Saúde realizou 131 intervenções em 87 locais, entre escolas e praças, para 59.284 alunos de escolas e público em geral de: Fortaleza, Caucaia, Pacatuba, Maranguape, Aquiraz, Maracanaú, Eusébio, Guaiúba, Chorozinho, Itaitinga, Pacajus, Horizonte, São Gonçalo do Amarante e Cascavel. O Projeto Prova de Saúde é realizado pela Garis Produções, com o patrocínio da Cagece e da EIM - Instalações Industriais.

Maiores informações: (85) 30329100 / 3458.19.00 / 85281900
Email: provadesaude@gmail.com
site www.provadesaude.com.br


Dia: 26.05 – quinta-feira – BARBALHA e JUAZEIRO DO NORTE

Barbalha: manhã: 10h:00 - EEEP Otília Correia Saraiva (Liceu de Barbalha)
Diretor: Prof. Luiz Paixão (88 9237 1860) - (88 3532 2366)
Coordenadora: Profª Valdelúcia (88 9966 2754)
e-mail: paixaolr@bol.com.br,valdeluciacosta@hotmail.com
Rua: projetada 1 S/N – Parque Bulandeira
Ref: Retorno que vai para o Sitio Estrela, após o posto entra na primeira av. a esquerda (vê mapa) Obs: a escola fica na estrada antes de chegar em Barbalha.

Juazeiro: tarde: 14h:00 - CERE - Almirante Ernani V. Aboim Silva – (88) 31021136
Diretora: Profª Leonila (88 9236 8305)
Coordenador responsavel: Izídio (88 9221 3209)
e-mail: cere@cere.seduc.ce.gov.br,franciscoizidio@yahoo.com.br
Responsável pela agenda: Crede:Tânia (88) 88234003 / 31011138
Av. Castelo Branco S/N (próximo 2º Batalhão)




--
Joanice Sampaio
Jornalista profissional graduada
085 - 8784 1741 | 9109 1706
msn: garagem74@hotmail.com
orkut: Joanice Sampaio
blog: papocult3.blogspot.com
www.twitter.com/joanices

terça-feira, 10 de maio de 2011

Pedagogia do Absurdo - Por Luiz Domingos de Luna*

A massa do conhecimento é a ferramenta básica para a construção da civilização, assim quanto maior for à absorção, maior a possibilidade de aptidão da sociedade ao aprimoramento no convívio interativo, e, por conseqüente o desenvolvimento de uma Cidade, Estado ou País.

O Conhecimento é uma grandeza imaterial que é absorvida no espaço social, ou em instituições específicas para tal fim. Pelos dados amostrais existem varias escolas, inclusive a escola que fornece o conteúdo epistemológico.

A fusão do saber corrobora as novas tecnologias como instrumento a construção do edifício deste patrimônio imaterial necessário a civilidade, a evolução e ao crescimento afirmativo de toda conjuntura imersa no espaço tempo.

O Modelo Mental ao aprisionar o novo, via novas ofertas disponíveis, na verdade está tão somente recebendo equações que foram questionadas, analisadas, provadas cientificamente e hoje projetadas de forma massificada e disseminadas com rapidez e precisão no mundo on-line. Um avanço de valia maior, onde toda sociedade ganha e tudo fica muito próximo, assim, o conhecimento não mais privilégio de alguns, vez estar disponível na internet a toda sociedade a um clik, tudo se abre, é uma chave mágica, linda, oportuna e necessária para a formação integral do ser humano em sociedade.

Cria-se um imbróglio generalizado, quando se coloca a internet como um fim, e o ser humano como o meio, pois nesta postura pensamental o humano vai buscar o conhecimento na sua caixinha mágica, muitas vezes se contenta com os dados superficiais, pensando ter o conhecimento integral, ora, há uma distancia de anos luz a totalidade, a pesquisa dos dados amostrais precisa ser intensa, diversificada, ampla, infinitamente ampla, após análise do vasto material disponível, numa amplitude de visão cognitiva apurada com a criticidade, com a problematização e destilação dos dados colhidos.

Sem esse processo, muitas vezes cansativo, oneroso ao tempo, ao desgaste mental, a penitência do filtrar bem positivamente, intensamente, ao olhar claro, fundo e largo, está se construído uma nova pedagogia: a Pedagogia do Absurdo!



(*) Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora –Ceará.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

DICA DE FILME: Milagre na Cabana

A distribuidora BV Films, lançou recentemente o filme "milagre na Cabana" leia à ficha técnica.
Sinopse: Wanda (Patricia Heaton) e Sarah (Meredith Baxter) são irmãs distantes com algumas opções sobre o que fazer com uma propriedade que elas herdaram após a morte de sua mãe. Wanda quer que a terra continue em posse de sua família enquanto Sarah, que esconde um segredo devastador, quer vendê-la desesperadamente. Elas descobrem que uma idosa, Lily (Della Reese), vive em uma cabana nesta propriedade, e alega que esta a pertence.


Contrária aos desejos de sua mãe, a filha adolescente rebelde Sara, Gina (Ana Chlumsky), se torna amiga de Lily, pois Gina a faz lembrar de uma figura de seu passado. A menina é tocada pela emocionante história de vida de Lilly, e se determina a achar o filho desaparecido dela.

Quer mais? Acesse: filmesgospeldown.blogspot.com

Previsão do tempo para essa sexta-feira, dia 29 de abril


Fonte: www.climatempo.com.br

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Passeio pelos blogs do Cariri: Blog do Crato


Olá, leitores e amigos do Barbalha em Foco, nosso passeio hoje é no Blog do Crato - O Crato na Interner.

Mantido por Dihelson Mendonça (que por sinal é um ótimo pianista), o blog tem sido o mais acessado do Cariri, cerca de 130.000 a 150.000 visitas mensais. Sempre com novidades, o blog tem sido assistido até mesmo por brasileiros que moram no exterior.

Portanto, indico a todos os leitores do Barbalha em Foco que visitem o Blog do Crato.
Link: Blog do Crato - O Crato na Internet!


Por: Rubens Oliveira

PREFEITURA ADQUIRE NOVOS VEÍCULOS

Foram apresentadas nesta manhã de quarta-feira (27) as novas ambulâncias, em carreata. Os novos veículos serão utilizados nos serviços oferecidos à população barbalhense. Essas ambulâncias foram adquiridas pela Prefeitura, através do Fundo Municipal de Saúde, com recursos próprios do município, através da Secretaria de Saúde. Os recursos da ordem de R$ 102 mil reais.


Com essa aquisição, o município passa a contar com dois veículos modernos, equipados com maca, cadeira de acompanhante e suporte para balão de oxigênio. Os veículos foram adquiridos para proporcionar a melhora nos serviços que são executados pela Secretaria Municipal de Saúde, melhorando ainda mais a qualidade do atendimento oferecido aos munícipios.

A administração municipal também apresentou à população o veículo que foi adquirido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, para o Programa Bolsa Família, com recursos oriundos do IGD. O valor desse veículo foi de R$ 86.500,00. O veículo de marca Jump está sendo usado para o transporte dos beneficiários do programa Bolsa Família.


Fonte: www.barbalha.ce.gov.br (Assessoria de Comunicação)

MUNDO SUSTENTÁVEL - Por: José de Arimatéa dos Santos



Foto: José de Arimatéa dos Santos

A matéria existente ao nosso redor não tem como ser criada, apenas temos condições de transformá-la. Nisso, temos os recursos renováveis, como as plantas e os recursos não-renováveis, como o petróleo que um dia se esgotarão suas reservas. Já a energia que usamos vem das hidrelétricas, energia do sol, do vento, atômica, etc. E como tal, com o desenvolvimento tecnológico e a melhoria nas condições de vida da população se faz necessário explorar mais recursos naturais.

A matéria e a energia se intercruzam e o sistema capitalista se preocupa apenas em produzir, produzir e produzir, degradando cada vez mais o meio ambiente. Tanto quando produz, como quando se descartam as pilhas, baterias e objetos obsoletos, frutos do consumismo desenfreado. O que fazer com o lixo eletrônico e tecnológico? E podemos somar com o fato que a população não tem o hábito de economizar matéria e energia e é tão somente estimulada para o consumo.

Longe de mim ser contra o progresso. O que acredito ser importante é explorar de forma sustentável esse planeta que é a nossa casa. Pois se não houver o devido cuidado, a vida estará bastante ameaçada ou em condições muito limitadas. A humanidade é inteligente e chegará a conclusão que só haverá progresso e desenvolvimento com exploração sustentável e a inclusão de todos habitantes da terra nas benesses do desenvolvimento, mas com o devido cuidado com o meio ambiente. Acredito ser esse o caminho.


Por: José de Arimatéa dos Santos

terça-feira, 26 de abril de 2011

Pósconceito

Por: Luiz Domingos de Luna*

A sociedade a saltos, no conceito industrial, busca a sua forma de desenvolvimento, a estruturação de massificação de bens produzidos, tem sido o princípio norteador do modelo econômico das veias do coração que propaga e faz girar a economia mundial.

Esta vertente tem sido aplicada em todos os sentidos, nas mais diferentes estruturas sociais, gerando muitos paradoxos, alguns países com este modelo, chegam ao ideal almejado plenamente, outros, nem tanto e alguns nem chegam a sair do zero.

Partindo do principio de que a sociedade é, antes de tudo, um agente consumidor, já nasce à premissa de que a produção é inevitável para o equilíbrio da balança oferta e demanda. Uma equação econômica que é o cerne de sustentação ou queda de qualquer agrupamento social, a variante do processo será o fator tempo.

Processar esta variante para os fins propostos tem sido a base, outrossim, se não existir os meios aptos, os resultados matemáticos podem fechar positivamente, ao cálculo frio do economista sempre a mostrar no painel a beleza de gráficos que sempre a vertical, o troféu da vitória, o apogeu de uma economia de resultados bem elaborada.

A Luz do contrato social, o gráfico vertical só faz sentido se o poder econômico estiver associado ao poder imaterial da sociedade, assim o fim passa a ter relevância menor, e o meio passa a ser a questão central, visto ser o modo, o construtor da riqueza imaterial para a harmonia do convívio interativo no espaço social

Creio ser a internet, o motor primeiro, para a construção da elasticidade da riqueza imaterial dos seres humanos, pois o fluxo de informações, agrupadas em redes sociais, ou não, vai fomentando a necessidade da construção coesa deste edifício do conhecimento resta para isto, saber se a integração via mundo on line, está predisposta a ser uma partilha coletiva, contínua, e com visão ao bem estar de uma sociedade que ruma ao novo pósconceito a serviço do bem estar para toda unidade social que pulsa viva no Planeta Terra.

(*) Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora – Ceará.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

ELE VENCEU A MORTE – Por: Rubens Oliveira

Em uma final de torneio de futebol, você nunca saberá qual time “será” campeão, se ainda não houve confronto entre eles. Só é possível saber quem é o vencedor depois do confronto!

Da mesma forma, Jesus Cristo teve de enfrentar um “adversário”: a morte.
Diz a Bíblia: “Mas Jesus, dando um grande brado, expirou.” (Marcos 15:37)

De fato, Ele morreu, mas ao terceiro dia ressuscitou.
“Ele não está aqui, mas ressuscitou...” (Lucas 24:6)

Ele venceu a morte!
“Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?” (I Coríntios 15:55)

Cristo passou por um grande sofrimento. Ele não é simplesmente um grande “mártire”. Ele veio para nos SALVAR!

“Aquele que tem o Filho tem a vida;
aquele que não tem o Filho de Deus
não tem a vida.”
(I João 5:21)

Por: Rubens Oliveira

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Passeio pelos Blogs do Cariri: BLOG DO JUAZEIRO



Olá leitores do Barbalha em Foco! Todas as quartas-feiras teremos uma dica de blog no nosso quadro "Passeio pelos Blogs do Cariri". E hoje indico a vocês o nosso querido Blog do Juazeiro, mantido por Beto Fernandes.

Recheado de notícias, curiosidades, prestação de serviços e muito mais, o blog tem sido um dos mais visitados do Cariri.

Artigo em destaque: Flagrante de um bicicarro
Acesse o Blog do Juazeiro: http://www.blogdojuazeiro.blogspot.com/


Por: Rubens Oliveira

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL CONSEGUE OUTRA OBRA PARA BARBALHA

Trata-se de uma obra social e que faz parte das políticas públicas e compromissos do prefeito José Leite. Obra veio através do Ministério do Desenvolvimento Social.

Os trabalhos de construção da primeira etapa do Mercado Público Municipal já foram iniciados com as escavações para as bases das estruturas metálicas da cobertura do primeiro pavilhão. E nesta terça-feira (19) foi o início do processo licitatório para a segunda etapa da reforma do Mercado Público. Já houve visita técnica dos concorrentes das construtoras, que lá foram tomar conhecimento dos serviços que serão executados nessa segunda etapa.

O secretário de Infraestrutura e Obras, Magno Silva Coelho, afirmou que, paralelamente, aconteceu a visita técnica na área onde será construída a Cozinha Comunitária, que é outra obra de proporções de um restaurante popular. Segundo Magno Silva, essa é uma obra importante conseguida através do prefeito José Leite, e o projeto está sendo concluído. Os projetos conseqüentemente foram aprovados pela Caixa Econômica Federal e todas as pendências já foram resolvidas.

O secretário afirmou, ainda, que a ordem de serviço da segunda etapa do Mercado Público e da construção da Cozinha Comunitária será dada no próximo mês de maio, pelo prefeito José Leite.

Fonte: Assessoria de Comunicação - www.barbalha.ce.gov.br

DICA DE FILME: A Virada



Jay Austin quer vender carros usados da pior forma, e é exatamente como ele faz negócios em sua concessionária. Prometendo muito mais do que ele pode cumprir, ele fará o que for necessário para vender um carro. Seu jeito manipulador influencia todos os seus relacionamentos, até sua esposa e filho não confiam nele.

Mas enquando Jay trabalha em restaurar um clássico conversível, ele começar a ver que Deus está trabalhando no seu restaurar também. Enfrentando a realidade de como ele verdadeiramente conduz a si próprio, Jay Austin começa a jornada de sua vida quando aprende a honrar a Deus com seus negócios, suas relações e sua vida!

Mais Filmes, acesse: http://filmesgospeldown.blogspot.com

segunda-feira, 11 de abril de 2011

ACEJI e SINCORCE defendem Curso de Comunicação para Iguatu


A ACEJI (Associação Cearense de Jornalistas do Interior) e o SINCORCE (Sindicato dos Correspondentes de Jornais e Emissoras de Rádio e Televisão do Ceará) lideram um movimento pela implantação de um Curso de Comunicação Social na cidade de Iguatu, atendendo pleito de mais de 350 comunicadores das regiões Centro-Sul, Cariri e Inhamuns, durante o IV Encontro Estadual de Jornalistas e Radialistas do Ceará, ocorrido em janeiro último, na cidade de Jucás.
Para oficializar o pedido junto ao Governo do Estado, os presidentes João Ferreira (ACEJI) e Alfredo Costa (SINCORCE), foram recebidos em audiência no Palácio Iracema, pelo secretário da Ciência e Tecnologia, professor René Barreira. A comitiva era formada, ainda, pelos jornalistas Luiz Carlos Augusto e André Augusto.


Na oportunidade, o titular da pasta da Ciência e Tecnologia informou que a reivindicação dos comunicadores do interior é justa, uma vez que há uma demanda muito grande nesta área e que o Governo do Estado trabalha forte junto ao Ministério da Educação para trazer novas universidades federais para o Ceará e tão logo seja atendido, os comunicadores do Centro-Sul serão também contemplados.


Assembleia também apoia


A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do deputado Danniel Oliveira, também manifestou apoio à causa dos jornalistas e radialistas interioranos. Ao receber o representante das duas entidades, André Augusto, o parlamentar prometeu empenhar-se junto ao governador Cid Gomes para que a categoria seja atendida no mais breve espaço de tempo possível.


Por: André Augusto
Últimos Artigos