quarta-feira, 27 de abril de 2011

MUNDO SUSTENTÁVEL - Por: José de Arimatéa dos Santos



Foto: José de Arimatéa dos Santos

A matéria existente ao nosso redor não tem como ser criada, apenas temos condições de transformá-la. Nisso, temos os recursos renováveis, como as plantas e os recursos não-renováveis, como o petróleo que um dia se esgotarão suas reservas. Já a energia que usamos vem das hidrelétricas, energia do sol, do vento, atômica, etc. E como tal, com o desenvolvimento tecnológico e a melhoria nas condições de vida da população se faz necessário explorar mais recursos naturais.

A matéria e a energia se intercruzam e o sistema capitalista se preocupa apenas em produzir, produzir e produzir, degradando cada vez mais o meio ambiente. Tanto quando produz, como quando se descartam as pilhas, baterias e objetos obsoletos, frutos do consumismo desenfreado. O que fazer com o lixo eletrônico e tecnológico? E podemos somar com o fato que a população não tem o hábito de economizar matéria e energia e é tão somente estimulada para o consumo.

Longe de mim ser contra o progresso. O que acredito ser importante é explorar de forma sustentável esse planeta que é a nossa casa. Pois se não houver o devido cuidado, a vida estará bastante ameaçada ou em condições muito limitadas. A humanidade é inteligente e chegará a conclusão que só haverá progresso e desenvolvimento com exploração sustentável e a inclusão de todos habitantes da terra nas benesses do desenvolvimento, mas com o devido cuidado com o meio ambiente. Acredito ser esse o caminho.


Por: José de Arimatéa dos Santos

Nenhum comentário:

Últimos Artigos