sábado, 28 de fevereiro de 2009

Brasileira não negou depoimento dado à polícia suíça, diz advogado em entrevista na TV

A brasileira Paula Oliveira, 26, que denunciou ter sofrido um ataque de neonazistas na Suíça no último dia 9, não negou o depoimento que deu à polícia no hospital, segundo entrevista de seu advogado ao Jornal Nacional, da TV Globo, nesta sexta-feira (27).
  • Divulgação

    Paula disse à polícia que estava grávida de três meses de gêmeas quando foi agredida por um grupo de neonazistas

  • Divulgação

    Dias após a divulgação do caso, a polícia descartou que Paula estivesse grávida e sugeriu que ela tivesse praticado automutilação

O advogado Roger Muller afirma que sua cliente foi interrogada por horas em seu primeiro depoimento à Justiça de Zurique, mas ele não revelou o conteúdo do depoimento. "Ela não negou o depoimento, mas, às vezes, é melhor dizer que não se lembra, em vez de mentir para as autoridades", afirmou ao telejornal.

O Ministério Público acusa a brasileira de mentir sobre o ataque e afirma que ela se automutilou e mentiu sobre a gravidez de gêmeos. Na semana passada, um processo penal foi aberto contra ela por falsa denúncia. Exames mostraram que Paula não estava grávida no momento da suposta agressão.

Na última terça-feira (17), a Promotoria Pública de Justiça proibiu que a brasileira saia do país. De acordo com um comunicado divulgado pelo órgão, Paula é "suspeita de induzir as autoridades ao erro".

O caso
Paula disse à polícia que estava grávida de três meses de gêmeas quando foi agredida por um grupo de três homens identificados como neonazistas em uma estação de metrô nos arredores de Zurique. Ainda segundo a brasileira, ela teria sido atacada enquanto falava ao telefone com sua mãe, em português. Após a agressão, ela disse ter sofrido um aborto no banheiro da estação.

Fotos de Paula com marcas da suposta agressão foram divulgadas. Nas coxas e na barriga, cortes com estilete mostravam o símbolo do partido SVP (Partido do Povo Suíço), que defende políticas antiimigrantes consideradas racistas pela oposição.

Dias após a divulgação do caso, a polícia descartou que Paula estivesse grávida e sugeriu que ela tivesse praticado automutilação.

Fonte: UOL Noticias

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A Morte do Rio Salgado - Por: Luiz Domingos de Luna


É urgente uma política de conscientização sobre a importância da relação entre o homem e seu espaço geográfico, pois, o nível de harmonia entre os seres vivos e o meio ambiente é condição básica para a continuidade da vida no planeta.

Este artigo é um sinal de alerta para que as autoridades, as instituições e a sociedade como um todo possam refletir que o progresso, a ocupação humana de forma desordenada e a interatividade social, sem uma preocupação com o meio ambiente, sem uma política consistente de avaliação sobre os ecossistemas, e principalmente, sobre a agressão gratuita ao Rio Salgado pode se converter numa situação irreversível e danosa a toda a população da região do Cariri;
Com implicações devastadoras para todo o sul do Estado do Ceará, Os Impactos ambientais causados pela violência com o Rio Salgado, já são visivelmente sentidos pela diminuição e até mesmo extinção da fauna fluvial e da flora ciliar, pois ao primeiro contato com os habitantes mais antigos que viveram toda sua vida ao lado do leito do rio, se observa, um clima de saudosismo, tristeza, onde enumeram inúmeras espécies de peixes, aves e vegetação que já não existem e muitas vezes são raros os exemplares que até bem pouco tempo existiam em abundância. 


O Rio Salgado é uma prova viva da rapidez de destruição deste ecossistema tão importante e vital para a nossa região. As recentes enchentes, onde centenas de casas, pontes e barragens, foram destruídas pelo rio Salgado (janeiro/fevereiro, 2008) é uma reação violenta da natureza, quando esta, é agredida gratuitamente, sem nenhum planejamento, sem nenhum estudo científico prévio, e quando é tratada sem seriedade pelo homem. 
Enquanto a água está sendo reconhecida mundialmente como o bem mais precioso do século, o rio Salgado está morrendo, pois os dejetos e resíduos doméstico, industriais, hospitalares e públicos estão sendo despejados no rio que corta os municípios de Crato-Ce, Juazeiro do Norte-Ce, Barbalha, Brejo Santo, Mauriti, Missão Velha, Milagres, Caririaçu, Aurora, Lavras da Mangabeira, Cedro e Icó desembocando no Rio Jaguaribe abaixo do açude Orós, {após a ponte de Piquet Carneiro} ao longo deste percurso o Salgado é poluído e como consequencia contamina o lençol freático da região. 


O Rio Salgado necessita urgentemente de uma limpeza geral e uma despoluição completa, pois além de ser fonte de vida para as comunidades ribeirinhas, é também centro da produção agropecuária no sul do Ceará.

Enviado por Luiz Domingos de Luna

Penitentes com novo decurião

A Ordem dos Penitentes está com novo representante, após o falecimento do decurião Joaquim Mulato
Severino Antônio Rocha era ajudante de Joaquim Mulato na Ordem dos Penitentes. Após a morte do líder, assume a função de chefe, com o título de decurião (Foto: ANTÔNIO VICELMO)
Barbalha. Com a morte do Mestre da Cultura Joaquim Mulato de Souza, que foi vítima de um atropelamento na última segunda-feira, o ajudante de decurião, Severino Antônio Rocha, assume o comando da Ordem — fundada em 1860 pelo Padre Ibiapina, com o objetivo de domar os desejos da carne e as fantasias do espírito, por meio da penitência. No dia do velório de Mulato, o grupo se reuniu na casa de Severino e assumiu o compromisso de manter a confraria. “Nós nascemos e crescemos juntos e vamos morrer juntos”, sentenciou o novo chefe dos penitentes.

Com 84 anos de idade, Severino disse já se sentir cansado. “Não tenho mais disposição de fazer longas caminhadas, como acontecia quando era novo”, reconhece. Sua intenção é entregar o comando do grupo aos mais novos. No entanto, adverte que não é fácil ser penitente. Os eventuais candidatos passam por um período de observação. O primeiro obstáculo é o próprio ritual. Pouca gente aceita sair da comodidade de sua casa, durante a noite, para rezar nos cemitérios.

O novo decurião acrescenta que o penitente deve ter um comportamento exemplar. “O integrante do grupo não pode ficar por aí bebendo cachaça e fazendo desordens como é costume na região”, afirma, destacando que a vida desses seguidores é uma vocação religiosa. “Foi com esse objetivo que o Padre Ibiapina criou as beatas, fundou casas de caridade e a Ordem dos Penitentes”, lembra o integrante do grupo, Francisco Severo.

Autoflagelação
Se depender dos mais jovens, o grupo não vai se acabar. O penitente Airton Sales da Silva, 28 anos, garante que a Ordem terá continuidade, com a participação ativa das novas gerações. “Enquanto eu estiver vivo, acompanharei o grupo cantando bendito e fazendo orações nos cemitérios”, promete. O compromisso de Airton é compartilhado pelos companheiros de fé.

Eles já não se autoflagelam como antigamente, quando se retalhavam com lâminas de ferro para purgar os pecados. O novo decurião diz que este sacrifício foi substituído por outras penitências. No entanto, mantêm o mesmo ritual ensinado pelo Padre Ibiapina, um sacerdote que viveu no Cariri, no final do século 18 e cujo processo de canonização está em andamento no Vaticano. Severino justifica que, conforme orientação da Igreja Católica, não tem mais sentido se martirizar, açoitando o próprio corpo até se esvair em sangue.

As autoflagelações nos cemitérios e nas cruzes de beira de estrada serviam, segundo crença popular, para aplacar a ira divina e aliviar as misérias do povo. A manifestação da fé do grupo dos penitentes tem suas raízes no período medieval, nas práticas das irmandades flagelantes que viveram no sul da Itália nos séculos XI e XII.

Segredo maçônico
O grupo desmistificou também o segredo maçônico que existia entre eles. Os integrantes da Ordem dos Penitentes tinham a sua identidade preservada. Ninguém, nem mesmo a família, sabia quem participava daquela confraria secreta que se reunia nas caladas da noite e andava nas estradas com o rosto coberto vestido com roupas medievais.

Mas o rito é o mesmo. Carregando uma cruz nas costas, o decurião puxa um grupo de 12 penitentes, a maioria residente no Sítio Cabeceiras, município de Barbalha. O cantochão ecoa nos pés de serra do Arajara, fazendo medo às crianças.

As vozes finas que se misturam ao canto dos adultos são de meninos que fazem parte do grupo. Eles param nas cruzes de beira de estrada e nos cemitérios. Só se recolhem quando o dia amanhece.

Período medieval
Os rituais de penitência apareceram nos primeiros séculos da era cristã para domar os desejos da carne e as fantasias do espírito. Na região do Cariri, as ordens de penitentes surgiram por volta de 1860, época de fome e peste, incentivadas pelo Padre Mestre Ibiapina. Na sua origem, os praticantes seguiam, com todo o rigor, as orientações religiosas, tais como o anonimato dos integrantes e as autoflagelações no corpo. Feitos nos cemitérios, nas datas em homenagem aos mortos, esses rituais eram secretos, e apenas os penitentes eram testemunhas do próprio sofrimento.

Ao longo dos anos, o movimento religioso passou a integrar a diversidade de manifestações da cultura popular. É comum ver os integrantes da Ordem em programações ligadas ao calendário religioso, como no Dia de Finados, Natal, mas também em agendas próprias da cultura popular, como no Dia do Folclore.

No ano passado, quebrando uma rotina de séculos, o chefe da Ordem, Joaquim Mulato, aceitou o convite e participou do desfile de uma escola de samba no Rio de Janeiro, que homenageava, em seu enredo, a presença dos nordestinos na formação do Estado.

"O penitente não pode ficar por aí bebendo cachaça e fazendo desordens como é costume na região".
"Nós nascemos e crescemos juntos e vamos morrer juntos na nossa Ordem".
Severino Antônio Rocha
Decurião dos Penitentes


ANTÔNIO VICELMO
Repórter

FUNDAÇÃO
1860 foi o ano de fundação da Ordem dos Penitentes, pelo Padre Ibiapina. O movimento religioso tem como objetivo domar os desejos da carne e as fantasias do espírito, por meio da penitência

Mais informações:
Sítio Cabeceiras, zona rural de Barbalha
Acesso pela Estrada Barbalha/Arajara
A comunidade não tem telefone

Fonte: Diário do Nordeste

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Destino - Por: José Sebastião


Sonho de ilusão
Vidas de fantasia
Acordamos na solidão
Duas vidas vazias

Corações desiguais
Emoções diferentes
Paixão nunca mais
Nos fará contentes

Destino cruel
Que vidas sofridas
Esperanças perdidas

Neste amargo fel
Buscamos saída
Que virá do Céu


Por: José Sebastião Rodrigues

Previsão do tempo desta quinta-feira, dia 26 de fevereiro

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Fonte: Climatempo

Cariri quer ampliar área com plantio direto


Adotar novos manejos com o objetivo de preservar o potencial do solo é a meta do cultivo direto de milho

Juazeiro do Norte. Com a finalidade de ampliar a cultura do milho na região do Cariri com a técnica do plantio direto, diversos técnicos e produtores estão sendo mobilizados no sentido de empreender novas experiências do cultivo na região, amplamente adotado no sul do País. Atualmente mais de 800 hectares já foram plantados na região com o uso da técnica, que poderá dobrar em dois anos a produção e baratear o preço do produto consideravelmente. A região atualmente é responsável por 35% da produção de milho do Estado.

O auditório do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), da Universidade Regional do Cariri (Urca), esteve lotado, na última semana, para apresentação da técnica aos produtores de 23 cidades da região e das experiências já realizadas, além do trabalho que vem sendo desenvolvido nos Estados do sul do País, no seminário sobre Manejo da Cultura do Milho em Sistema de Plantio Direto. Segundo o engenheiro agrônomo de Minas Gerais, que atua na área de manejo do solo, José Carlos Cruz, hoje, para cada hectare de milho plantado, um é por meio do plantio direto.

O coordenador regional da Ematerce, o engenheiro Agrônomo Adonias Sobreira, explica que a técnica é a utilização do plantio, sem o uso da gradagem e do arado. Para José Carlos, um dos principais empecilhos para que esta prática seja disseminada no Nordeste é a questão climática, pelos baixos índices de chuvas, e também o investimento em equipamentos e orientação ao agricultor, além do acompanhamento pelos extensionistas.

O engenheiro afirma que o empenho das entidades junto ao Governo do Estado é de essencial importância para desencadear a prática do cultivo, não só na região, que ele afirma ter um grande potencial, mas no Ceará. A técnica do plantio direto não é nova. Foi inserida na agricultura nos anos 70 e aumentou a partir dos anos 90.

José Carlos Cruz afirma que o sistema consiste no plantio em cima do mato. “Para isso ele utiliza um herbicida para matar as plantas e a palha que fica na superfície tem um efeito grande, e com isso a água infiltra mais no solo, tem mais umidade e a perda é menor”, diz ele, ao acrescentar que essa é uma maneira eficiente para se utilizar a água disponível. No caso específico da região, a técnica tem boa aplicação por ser a agricultura de baixo rendimento. A idéia do plantio direto, mesmo não aumentando a produtividade, mantém a qualidade do solo. “O plantio direto mostra que é possível a produção de milho, sem estragar solo. É a filosofia de produzir e melhorar as condições do ambiente”, diz ele.

O evento realizado na região, segundo Adonias Sobreira, tem uma importância fundamental no sentido de alavancar uma técnica que permita ampliar a produtividade, isso sem interferir na qualidade do produto, além de difundir cada vez mais importante tecnologia do plantio direto. Além de aumentar a produtividade, ele afirma que a nova forma de cultivo irá reduzir o custo da produção, gerar empregos e promover sustentabilidade social e ambiental.

Estiveram presentes no evento secretários de Agricultura de vários municípios. Erasmo Ferreira, do Crato, disse que irá adotar a experiência em sua cidade, mesmo em pequenas áreas. Caso seja realmente promissora, irá fazer um trabalho de incentivo para que os agricultores adotem a idéia. A forma direta de plantio poderá ter vantagens, segundo ele, inclusive de adubação do solo, por absorver o mato que fica em volta da planta e toda a umidade, com o tempo se decompondo em forma de adubo para o solo.

Conforme Adonias Sobreira, em áreas assistidas e implantadas com a tecnologia, para agricultores ligados ao Pronaf, foram obtidas médias de 4.100kg por hectare, o que corresponde a 28% a mais quando comparada com o plantio tradicional feito antes.

Para Adonias, a idéia é consolidar a prática nos 28 municípios da região. São poucos os municípios do Ceará que adotam a prática, já bastante difundida — além do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. O principal diferencial da produção será a melhoria da qualidade do solo com mais matéria orgânica, o aumento no número de plantas desejadas pela pesquisa por hectare é maior e o preço do milho tende a cair consideravelmente.

A experiência foi iniciada na região com o plantio direto em 2005, em Porteiras, Brejo Santo, Abaiara, Missão velha, Jardim, Santana do Cariri e Nova Olinda. Em 2008, o plantio direito de milho chegou a mais de 800 hectares. Os médios produtores chegaram a perceber as vantagens da técnica e investiram em maquinários.

Elizângela Santos
Repórter

Mais informações:
Escritório Regional da Ematerce
Praça Filemon Teles, s/n

Crato (CE)

(88) 3102.1293

Fonte: Diário do Nordeste

Ibama apreende 37 aves silvestres no Cariri

Aves apreendidas seriam vendidas na feira do Crato. Trabalho do Ibama deve ser intensificado na região

Crato. Uma equipe da Companhia de Polícia Ambiental do Estado do Ceará (CPMA) resgatou 37 aves silvestres procedentes do Estado de Pernambuco que seriam vendidas na feira do Crato. A operação foi realizada no Sítio Belmonte, descida da Serra do Araripe, com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que conduziu as aves para o escritório do Crato.

Os pássaros eram transportados em duas motos dentro de caixas de papelão pelos agricultores Élcio Santos Barbosa e Antônio Girlânio Quintino, que foram presos em flagrante como traficantes. A venda de aves silvestres é considerada ilegal. Além da prisão, cada traficante vai pagar uma multa de R$ 500 por unidade de ave apreendida, totalizando R$ 37 mil.

Espécies
Entre as espécies apreendidas estão 19 galos de campinas, cinco alusões, cinco jesus-meu-deus, dois sabiás, uma graúna, dois caboclinhos, dois sofreus, 13 abre-fechas, seis caretinhas, 18 golas e uma viana. Todos esses animais serão repassados a uma reserva natural autorizada para serem libertados. A venda de animais silvestres é proibida e considerada crime ambiental. Mesmo assim, ainda acontecem feiras clandestinas na região do Cariri para a venda dessas aves.

O chefe do escritório do Ibama no Crato, Francisco Sales, informou que esse comércio ilegal ocorre nas primeiras horas da manhã, antes do sol aparecer. Como é constante a venda de aves silvestres, Sales acrescentou que, a partir deste momento, a fiscalização será intensificada na região, com o objetivo de diminuir ou erradicar esta prática.

São consideradas aves silvestres todas as espécies que possam viver em liberdade na natureza, sem a interferência do homem. Consideram-se também como silvestres aquelas que, apesar de existirem em estado de domesticação, criadas pelo homem em cativeiro, também possuem populações que vivem livremente no ambiente, inclusive aquelas que se adaptaram aos ambientes antrópicos, como cidades, fazendas e lagos artificiais.

As aves nativas são aquelas que vivem normalmente em território nacional podendo, por sua vez, ser subdivididas em dois subgrupos: aves nativas residentes, aquelas que completam todo o seu ciclo de vida e reprodução no território nacional. As aves nativas migratórias são aquelas que passam parte do seu ciclo de vida no Brasil, normalmente durante as estações da primavera e do verão.

Elas completam o seu ciclo reprodutivo geralmente em outros países, migrando todos os anos entre as áreas de reprodução e de inverno, conforme as estações climáticas.

MULTA
37 mil reais é o valor total da multa que será cobrada aos dois traficantes pelas aves apreendidas. Por cada animal else pagarão R$ 1 mil, conforme a legislação dos crimes ambientais

ANTÔNIO VICELMO
Repórter

Mais informações:
Instituto Brasileiro de Meio Ambiente Recursos Naturais Renováveis (Ibama)
Pç. Joaquim Fernandes Teles, 10
(88) 3521.1529

Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Carnaval em Barbalha

A partir de meio-dia de hoje, os bancos voltam a funcionar, depois de ficarem fechados durante o feriado de Carnaval (segunda e terça-feiras). De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), contas de água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo, e os carnês, que venceram na segunda-feira e ontem, poderão ser pagos hoje. Multas não poderão se cobradas. Segundo a Febraban, normalmente os tributos já estão com a data de vencimento ajustada pelo calendário de feriados, sejam eles federais, estaduais ou municipais. Em nota, a federação lembra também que os consumidores podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou quitá-las — as que têm código de barras — nos caixas automáticos e equipamentos de auto-atendimento, ou ainda nos correspondentes, como casas lotéricas, agências dos Correios e outros estabelecimentos comerciais credenciados para o pagamento.

A chuva que começou a cair na tarde da última segunda-feira atrapalhou a programação do Carnaval em Barbalha. As apresentações que estavam programadas para o Parque da Cidade tiveram de ser suspensas. Um eucalipto caiu atingindo o transformador de um poste da rede de iluminação, provocando a falta de energia. A forte chuva inviabilizou até mesmo o trânsito de pessoas pelo interior do parque que ficou alagado. Os quiosqueiros que comercializam no interior do Parque da Cidade perderam uma renda extra que teriam com a movimentação no local. Com a inviabilidade de se realizar os eventos no local, a Secretaria de Cultura e Turismo decidiu transferir todas as movimentações de ontem para a Praça Filgueira Sampaio, onde a concentração de populares começou por volta das 20 horas e se estendeu até as primeiras de hoje. Encerrando a programação carnavalesca em Barbalha, ontem desfilaram os blocos “Os Goteiras”, a “Frevança Infantil” e a Escola de Samba Barbasamba.

Josélio Araújo

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Morre Mestre da Cultura

Joaquim Mulato, nascido aos três dias do mês de março de 1920, faleceu na tarde de ontem na UTI do Hospital São Vicente de Paulo. Ele foi atropelado por uma motocicleta na tarde da última sexta-feira, dia 20, na estrada Barbalha-Arajara. O violento choque causou-lhe fraturas nas costelas, perfuração no pulmão e forte pancada na cabeça. A convalescência do mestre Joaquim Mulato foi acompanhada por todos os amantes a cultura, que tinham nela, a mais expressiva imagem da simplicidade e de um verdadeiro mestre de cultura popular. Joaquim Mulato de Souza, era solteiro, religioso e defensor da reforma agrária. A prova é que doou lotes de terras para constrição de casas de camponeses na localidades onde sempre morou, mas defendendo que seguissem os preceitos da Igreja Católica, O corpo foi levado ao IML de Juazeiro na tarde de ontem, sob uma forte chuva. Após liberação deve ser velado no plenário da Câmara Municipal, recebendo as honras como Mestre da Cultura e em seguida sepultado no cemitério local. No necrotério do Hospital São vicente, houve a visita do prefeito Zé Leite. A primeira-dama Isabel Cristina, secretário de Cultura, Dorivan Amaro, ex-secretário Sávio Menezes, folclorista Celene Queiroz e amigos da cultura.

Josélio Araújo

César em trio

Clique para Ampliar

César Camargo Mariano: show concretiza antigo desejo de retornar ao formato de trio, lembrando os tempos de Sambalanço e Som Três

Instrumentista virtuoso e arranjador capaz de unir elegância, sensibilidade e inovação, César Camargo Mariano manda subir o piano à serra, tocando este domingo em Guaramiranga, como uma das principais atrações do X Festival Jazz & Blues. Radicado nos EUA, o músico vem na companhia do filho Marcelo Mariano (baixo) e do baterista Jurim Moreira. Ao Caderno 3, por telefone, César falou dos planos para os shows por aqui e dos projetos para celebrar seus 50 anos de carreira

A possibilidade da sua presença em Guaramiranga era comentada já há alguns anos. Que informações você teve sobre o festival?

Estou sabendo desse festival há algum tempo. Sempre fiquei na expectativa, mas por negócio de data, agenda, essas coisas, nunca deu certo. Agora, estou super contente em participar. É ótima essa idéia aí. Tô louco pra ver.

Você está vindo com um show em trio. Por que a opção por esse formato?

Esse trio a gente começou a trabalhar no ano passado, tocando coisas do início da Bossa Nova. Sempre tive essa vontade, depois de tantos anos de carreira, de relembrar isso. Os trios são uma formação clássica da bossa. É um formato que eu acho super interessante, por vários aspectos. Primeiro porque é difícil pra caramba, específico. O quarteto, por exemplo, já é outra coisa. O trio, independente do estilo, do gênero, seja de jazz, música clássica, erudita, ou bossa, samba, é sempre um negócio especial. Existe um destaque igual pros três músicos, todos com funções muito fortes. É uma formação que depende muito de afinidade pessoal e musical muito grande. É um formato muito especial, delicado, em termos de arranjo e de performance.

Fazia tempo que você não se apresentava com essa formação...

Fazia muito tempo. Esse formato de trio, eu sempre fui muito apaixonado. Mas minha carreira toda foi dedicada a composição, arranjo, essas coisas. Mesmo como solista, nos meus 36 discos... No começo era um trio, depois nunca mais. Então posso dizer que tava com saudade, e aí resolvi fazer agora. Já fizemos várias apresentações por aqui, e também em São Paulo, no Rio. Agora vamos poder mostrar por aí.

Em 2009 você chega aos 50 anos de carreira. Algum projeto pra marcar essa data?

Não tô fazendo festa não. É uma coisa mais interna. Mas vou fazer dois projetos de sonho mesmo, coisas que sonhei a vida inteira em fazer. Um é essa retomada do trio. Outro é um trabalho com a Jazz Sinfônica. Os dois estão em andamento, quero registrar isso.

Voltando aos shows, pela formação de trio o repertório aponta basicamente pra Bossa Nova?

Tem algumas coisas bem características da Bossa Nova, mas tem também, por exemplo, Stevie Wonder. ´I can´t help it´, nesse formato de trio, bossa, samba. Tem composições minhas, como ´Samambaia´, que eles pedem... ´Curumim´ pode ser que a gente chegue a tocar, não sei... A gente fez um arranjo. Tem uma música chamada ´Eu só posso assim´, do Pingarrilho e Marcos Vasconcelos. Tem ´O que é amar´, do Johnny Alf. Eu gosto muito do Johnny Alf... Tem ´Olhou pra mim´, do Sílvio César, que eu gravei naquela época com o trio, e agora a gente faz com uma roupagem diferente. ´April child´, do Moacir Santos, ´Bala com bala´, do João Bosco...

Os arranjos partem de você e são trabalhados coletivamente, com essa participação que você ressalta, do formato de trio...

É, nessa coisa especial que é o trio, ocorre isso. O arranjo basicamente, estruturalmente, sai do pianista, mas a contribuição de todos é muito intensa. É um trabalho dos três mesmo. Evidente que levo pronto já, praticamente, mas aí, dependendo do estilo do baterista e do baixista, nos ensaios, tem coisas que vão mudando, acrescentando. Não é um trabalho unilateral.

Curiosamente, o som que se tornou clássico, dos seus arranjos, vem de uma formação posterior aos trios, de arranjos com mais instrumentos, com o piano elétrico. Tendo em vista a força que os trios tinham, você se considera responsável por essa mudança?

O comecinho, o zero mesmo, da minha carreira foi trio. Saí de casa pra ser profissional, com um trio. Tocava em boates e tinha que ser assim. Só de vez em quando a gente colocava uma guitarra, um trompete... E isso aconteceu junto com o começo da Bossa Nova. A influências jazzística era muito grande. Basicamente, na área instrumental, só ouvíamos trios, com algumas exceções. Oscar Peterson, Tommy Flanagn, Bill Evans, até Nat King Cole Trio, George Shearing, a gente só ouvia isso. Então essa influência naturalmente veio. Aliás, fui influenciado pelo jazz antes de começar a tocar. Meu pai, minha mãe, a gente passava o dia ouvindo jazz. A informação era essa, era música clássica e jazz. Então, quando comecei a tocar, fui tocar o que eu ouvia, né, que eram os trios. Aqueles pianistas maravilhosos, aquela mão esquerda maravilhosa... As características daqueles arranjos eram muito especiais. Isso foi uma grande aula, pra mim e pra muitos pianistas. Por isso que surgiram muitos trios naquela época. Foram uma enxurrada! O Zimbo, o Tamba... O Sambalanço Trio e o Som Três, os dois que eu tive... Isso marcou muito o estilo instrumental da bossa nova. Eram trios maravilhosos, coisas especiais. Foi quando os shows começaram a acontecer no Brasil, que não eram tradição, antes da Bossa Nova. Todos os shows daquela época eram com trios, a base era o trio, inclusive com os cantores. O trio foi o alicerce da Bossa Nova, a coisa que mais caracterizou. Ali ficava bem claro o ritmo, a levada, o tipo de harmonia, a batida do samba mesmo, a batida da bossa, até mais que o violão. O violão sozinho foi o que originou a batida da Bossa Nova, com João Gilberto e Milton Banana, mas os trios faziam isso. Como o Som Três, que acabou porque eu já tava num pique muito alto de produção e arranjo. Apareceu a Elis, aí a Elis me pediu pra montar um grupo. Eu não queria montar um trio só, tinha que ser uma coisa maior, por causa da proposta dela, que passou a ser a minha também.

Essa época marcou muito esse som. O timbre do piano elétrico...

O teclado, eu fiquei fascinado com o teclado. Na verdade, mesmo na época dos trios, eu já tocava piano elétrico ou órgão. Com o surgimento da era do sintetizador, aquilo me fascinou muito. Então passei a usar. E me realizou muito. A possibilidade de criar muitos timbres novos, as combinações de som, isso sempre me fascinou. E começou a ficar muito forte esse lado de arranjador e produtor, aí o trio foi ficando pra trás. Raramente eu usava um trio em uma faixa de um disco.

Na época, houve reações a essa mudança?

Houve, mas uma coisa nova sempre espanta. Não os culpo não. Os puristas - uma palavra que eu não gosto, porque eu não sou purista -, mas inclusive amigos meus falaram: ´Pô, bicho, mas você deixou de tocar com os trios pra ficar tocando com máquina!´. Quando comecei a usar computador, então, foi um inferno. Mas sempre encarei isso numa boa, nunca briguei por causa disso, porque entendo a cabeça deles. No ´Elis e Tom´, o Tom Jobim disse pra mim: ´Por que piano elétrico? Por que baixo elétrico?´. Eu era arranjador e produtor do disco, e co-autor da idéia. Eu já sabia o que fazer. O único cara que eu não sabia o que ia fazer era o Tom. Contei pra ele, e ele começou a ficar apavorado. ´Porra, bicho, baixo elétrico, piano elétrico, guitarra...´. Ele ficou assustado, até ouvir. Aí, quando ouviu, ele entendeu tudo, achou maravilhoso. Até falou uma coisa que me marcou pro resto da vida. Meio que se desculpando do que ele tinha falado, ele falou: ´César, eu sou uma pessoa que está acostumada a tomar banho de banheira, com a mesma água no corpo. E você, de chuveiro, sempre com água nova na cabeça´. Quer dizer, o novo espantou ele, naquela hora. Eu compreendo, porque era um projeto grande, de responsabilidade, e éramos todos muito jovens. Esse espanto aconteceu com várias pessoas. Mas eu gosto disso.

Fonte: Diário Do Nordeste

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Morre em Barbalha importante mestre da cultura.

Joaquim Mulato, importante mestre da cultura faleceu nesta tarde no Hospital São Vicente de Paulo. Vítima de atropelamento na estrada Barbalha/Arajara na tarde da sexta 21/02. Ele sofreu fraturas na costela, perfuração no pulmão e forte pancada na cabeça. Estamos acompanhando e traremos mais detalhes sobre essa lamentável perda.

Thales Vieira

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Acidente na CE que liga Barbalha à Missão Velha

A vítima foi o adolescente de apenas 14 anos de idade, Wallison Gonçalves Leite, que morava no Sítio Brejinho, em Barbalha. O mesmo estava andando de bicicleta. Em dado momento, quando tentou empinar a bicicleta, perdeu o controle e foi colhido violentamente por um caminhão.


Ele foi levado para o Hospital São Vicente de Paulo, de Barbalha, onde faleceu.


Por: Rubens Oliveira

Mulher vítima de acidente morre no hospital de Barbalha

Segundo testemunhas, ela teria se jogado na frente do carro


Regiane Glaudino Pereira, de 28 anos de idade, que morava no bairro Pio XII, foi atropelada na última quarta-feira, por um Fiat Siena. O carro vinha no sentido Crato e Juazeiro, nas proximidades do detran. 


A pancada foi tão violenta, que a mesma foi arremessada para o outro lado da pista. O resgate do Corpo de Bombeiros foi rápido. Ela foi socorrida para o hospital em Barbalha, mas não resistiu.
Segundo testemunhas, ela teria se jogado na frente do carro. A vítima tinha problemas mentais.


Por: Rubens Oliveira

Eleitores que não votaram nas últimas eleições podem ter inscrições canceladas

Tais eleitores, devem comparecer pessoalmente ao Cartório Eleitoral de Barbalha até o dia 16 de abril


O juiz eleitoral do município de Barbalha, Demétrio de Sousa Pereira, está comunicando aos eleitores que não votaram nas últimas eleições, em outubro do ano passado, que suas inscrições são passíveis de cancelamento, em virtude do batemento nacional, que os identificou como faltosos aos últimos três pleitos; principalmente a quem não votou nos três últimos pleitos eleitorais.


Tais eleitores, devem comparecer pessoalmente ao Cartório Eleitoral de Barbalha até o dia 16 de abril, levando consigo os seguintes documentos: título de eleitor, documento oficial de intentidade e CPF, para fins de regularização das incrições eleitorais.


Por: Rubens Oliveira

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Internacional - Charge publicada em jornal relaciona Obama a chimpanzé morto

da Associated Press, em Nova York 

"Eles terão de encontrar outra pessoa para escrever o próximo pacote de estímulo", diz um policial, após morte de macaco


O diário americano "New York Post" publicou uma charge que parece comparar o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a um violento chimpanzé morto a tiros pela polícia. 


A charge, de autoria de Sean Delonas, publicada nesta quarta-feira, mostra dois policiais perante o corpo de um chimpanzé furado por balas. Um dos policiais diz ao outro, "else terão de encontrar outra pessoa para escrever o próximo plano econômico". AP


Al Sharpton, ativista dos direitos civis, classificou o cartoon como "na melhor das hipóteses problemático, dado o histórico de ataques racistas de que afro-americanos são sinônimos de macacos". 


Mas Sharpton disse que o "Post" deveria esclarecer a ideia que ele queria passar com a charge, que faz referência ao incidente desta segunda-feira em Stamford, Connecticut, no qual um macaco domesticado atacou uma mulher, a deixando gravemente ferida. A polícia matou o chimpanzé a tiros.


Em declaração, o editor-chefe do "Post", Col Allan afirmou: "O cartoon é uma paródia clara de um evento atual, ou seja, a morte a tiros de um chimpanzé violento em Connecticut. Ela amplamente goza dos esforços de Washington para reativar a economia. Novamente, Al Sharpton se revela como nada além de um oportunista da publicidade". 


Um texto sobre a charge no site do jornal "Huffington Post" desencadeou centenas de respostas dos leitores, muitos classificando o cartoon de racista e insensível. 


Sam Stein, colunista do site, escreveu que "na [hipótese] mais benigna, o cartoon sugere que o pacote de estímulo é tão ruim que macacos podem tê-lo escrito. Mais provocativo, ele compara o presidente a um macaco raivoso. De todo modo, a incorporação de violência e (em um nível mais negro) de raça na política está fadado a ser controverso."


Internacional - Justiça suíça processa Paula Oliveira por falso testemunho

Brasileira diz ter perdido bebês após suposta agressão de neonazistas, mas exames não provaram gravidez.

A Justiça de Zurique, na Suíça, abriu processo penal contra a brasileira Paula Oliveira por suspeita de falso testemunho à polícia local. Ela alega ter sofrido perdido bebês após ter sido supostamente agredida por neonazistas na semana passada. Segundo o Ministério Público local, a denúncia ocorre por ela ter alegado estar grávida, quando exames provaram o contrário.

A Justiça vai intimar Paula para que preste depoimento e após ouví-la deverá liberá-la para que retorne ao Brasil. Segundo a Procuradoria-Geral de Zurique, um advogado já foi indicado para defender Paula e ela aceitou a oferta.

Paralelamente à suspeita de falso testemunho, o caso ainda segue por um outro caminho. A polícia ainda investiga se de fato Paula foi vítima de uma agressão na segunda-feira da semana passada.

Ontem, Paula recebeu alta do hospital e voltou para casa. Ela deixou o hospital pela porta dos fundos.


Por: Agência Estado

Barbalha - Abandono compromete trabalho em Ilha Digital


O prédio da Ilha Digital, instalado na Praça Kennedy, em Barbalha, iniciou há cerca de seis anos. Desde novembro, sofre depredação (Foto: ELIZÂNGELA SANTOS). Mesmo em estado precário, a Ilha Digital de Barbalha deverá estar conectada à internet ainda nesta semana. Barbalha. Os estudantes, principalmente de escolas públicas deste município, que se utilizam da internet, estão prejudicados desde o mês de novembro, período em que houve um assalto na Ilha Digital instalada na praça central da cidade. Na ocasião, vários equipamentos foram roubados. Mas não é só isso. A pequena Ilha, no meio da Praça Kennedy, é um prédio totalmente rabiscado pelos alunos. Precisa de reparos urgentes, pois o quadro é de total abandono no patrimônio. Há cerca de seis anos, a Ilha Digital foi instalada e o fluxo de estudantes no período em que foi inaugurada era bem maior. O assalto foi considerado bastante estranho pelos moradores. É que, até o momento, nada foi encontrado pela Polícia, mesmo com registro do fato na Delegacia. A única porta de entrada não foi arrombada e todos os registros dos usuários foram levados. No início eram 12 funcionários trabalhando na Ilha, com revezamento. Hoje são apenas dois. Porém, segundo o secretário de Cultura de Barbalha, Dorivan Amaro dos Santos, já foram solicitados novos equipamentos e os dois funcionários permaneceram no local. A Ilha continua sendo aberta todos os dias, mas a internet só volta a funcionar, possivelmente, esta semana, já que a Prefeitura está fechando contrato com um provedor local. Foram levados do local, segundo depoimento de funcionária à Polícia, duas CPUs, três estabilizadores, uma impressora multifuncional que também funcionava como xerox, três aparelhos telefônicos, capas de proteção dos equipamentos, dois mouses, recibos e pastas com os cadastros dos usuários e até a placa inaugural. Antes, era cobrado R$ 1,00 para uso dos equipamentos, mas depois passou a ser por agendamento. É dessa forma que continuará funcionando, conforme o secretário municipal.
Municipalização

Ele disse que foram solicitados mais equipamentos, além de dois computadores que estão no local. O trabalho vai começar do zero, já que não tem nada nos arquivos e não se sabe de que forma eram feitos os convênios para o funcionamento da Ilha Digital. Segundo ele, apenas existia um contrato da Oi com o Governo do Estado, mas, hoje, o acordo não vigora mais. Será necessário haver parceria da Prefeitura, conforme estima. Agora o funcionamento, segundo destaca, ficará por conta apenas do município. O vigilante Francisco Atanagildo de Alencar diz que no período do assalto não trabalhava na praça. Não sabe informar o que aconteceu, mas conta que é necessário um trabalho educativo com os jovens para preservar a Ilha. Os riscos estão em todas as partes do prédio, e até estudantes já foram encontrados no período da tarde namorando na laje do local. Moradores dão queixa, também, de usuários de drogas na área.

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter

COMPUTADORES
"Já solicitamos novos computadores para interligar a Ilha Digital à Internet nos próximos dias".
Dorivan Amaro
Sec. de Cultura de Barbalha

Mais informações:
Secretaria Municipal de Cultura
Rua Neroly Filgueira, 97, Centro
Barbalha (CE)
Região do Cariri
(88) 3532.1708

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Previsão do tempo desta quarta-feira, dia 18 de fevereiro

Segundo o site Climatempo, hoje em Barbalha: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.


Fonte: Climatempo

Brasil - Professor é demitido por causa da letra de uma música


A demissão de um professor de Inglês provoca polêmica no Distrito Federal. Ele foi acusado de fazer apologia do homossexualismo na sala de aula.


O caso aconteceu numa escola pública de Brazlândia. O professor de inglês Márcio Barrios decidiu usar uma música da cantora e compositora americana Katy Perry em uma das aulas.

A música conta a história de uma garota beijou outra depois de beber. "Eu beijei uma garota só para experimentar. Espero que meu namorado não se importe", diz a letra. "Eu beijei uma garota e gostei do gosto de cereja do batom dela".

O professor afirma que a aula era sobre verbos no tempo passado e que a música, um sucesso, seria um bom exemplo. "Todos os verbos da música estavam no passado, que era o assunto da aula na época", argumenta Márcio.

A escola orientou o professor a escolher outra musica porque o conteúdo não seria adequado para alunos de 12 a 14 anos, mas Márcio não concordou. O professor levou a letra para a sala de aula novamente e foi afastado pela direção da escola, em novembro do ano passado.

A secretaria de Educação apoiou a decisão da escola, pois considerou que se tratava de uma apologia do uso de álcool e do homossexualismo. "A música reflete um comportamento inadequado e, portanto, o caso acabou assim", disse José Valente, secretário de Educação do Distrito Federal.

O contrato de Márcio, que era temporário, venceu em dezembro e não foi renovado para o ano letivo que acaba de começar. Ele diz que foi vitima de preconceito. "Eu sempre ia dar aulas com cabelo e óculos diferentes, roupas modernas. Isso causou um impacto. Nunca falaram na minha frente, mas eu percebia", diz o professor.

José Valente rebateu: "Não interessa a opção sexual de ninguém, o que interessa é que quem tem a responsabilidade de educar nossos jovens façam isso de acordo com a orientação pedagógica da escola".
Por: G1

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Cariri pode ter 50% de perda na safra de 2009

Mesmo com os investimentos, representantes de sindicatos rurais já falam das perdas agrícolas
Juazeiro do Norte. Com a finalidade de expor e dar dinâmica à aplicação dos projetos disponíveis pelo Governo do Estado para a área agrícola, foi realizado, na manhã de ontem, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juazeiro, o Seminário Estratégias Agropecuárias para o Desenvolvimento Rural Sustentável. O evento foi aberto pelo titular da Secretária de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Estado, Camilo Santana.
Mesmo com os investimentos previstos e que já estão sendo aplicados, representantes de sindicatos rurais já falam das perdas agrícolas por conta da falta de chuvas na região. Em Juazeiro do Norte, a baixa média pluviométrica faz com que seja prevista uma perda considerável na safra deste ano, em torno de 50% do que já foi plantado, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhados Rurais de Juazeiro, Antônio Domingos Alves.
O secretário destacou os investimentos que estão sendo disponibilizados por meio de programas, a exemplo do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), voltados para o financiamento na agricultura. São mais de R$ 500 milhões para serem investidos este ano. Santana também destacou a linha de trabalho, dentro de uma política nacional do presidente Luís Inácio Lula da Silva, voltada principalmente para o fortalecimento da agricultura familiar.
Para a aplicação desses projetos que estão sendo disponibilizados, de acordo com o secretário, é necessário um número maior de agentes extensionistas nos municípios.
Aplicação de recursos
A intenção é promover maior orientação aos agricultores, no sentido de aplicar os recursos e capacitar para o escoamento da produtividade. Um dos projetos importantes para isso é o repasse de 30% para a merenda escolar, de acordo com a política do Governo Federal.
O evento teve a participação de prefeitos das cidades de Juazeiro do Norte, Manoel Santana, e de Barbalha, José Leite. Na ocasião, foi assinado, junto à Prefeitura de Juazeiro, um convênio de práticas agrícolas, como forma de promover o fortalecimento do setor.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Agricultura de Juazeiro, Romildo Bringel, destacou a compra de novos equipamentos para o município, a exemplo de dois tratores no sentido de possibilitar um maior apoio ao homem do campo.
Apoio aos agricultores
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro do Norte, Antônio Domingos Alves, destaca a perda de mais de 50% da safra de grãos no município. “Quem plantou as sementes do governo perdeu grande parte”. Alves ainda acrescentou que este ano pode até ter um bom inverno ainda, no entanto, não haverá uma boa produção .
O sindicalista espera que os agricultores tenham maior apoio para investir no campo. São poucos os que estão com o Seguro Safra — cerca de 800 — e isso, de acordo com o presidente, acaba comprometendo a vida do agricultor. As principais perdas são de milho, arroz e feijão.
O prefeito de Juazeiro, Manoel Santana, destacou a importância de se potencializar o setor agrícola do município, mesmo a cidade não tendo uma vasta área agricultável, mas que pode ser representativa com o apoio, criando mais oportunidades para o investimento no setor.
Já o prefeito de Barbalha, José Leite, destacou os projetos que estão sendo disponibilizados para serem implantados nos municípios e o trabalho a ser desenvolvido na área de fruticultura irrigada em sua cidade. Ele salientou ainda a construção da Central de Abastecimento de Hortifrutigranjeiros, que será construída em Barbalha. Outro ponto, segundo ele, é a reativação do setor canavieiro no município, com o funcionamento da usina de açúcar e álcool.
PREVISÃO
"Quem plantou as sementes do governo perdeu muito. Temos uma perda de mais de 50% da safra".
Antônio Domingos Alves
Sind. dos Trabalhadores Rurais
INVESTIMENTOS
500 milhões de reais, aproximadamente, serão investidos este ano na agricultura familiar no Ceará pelo Pronaf. Os investimentos foram destacados por Camilo Santana.
Mais informações:
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e AgriculturaPraça Dirceu Figueiredo, s/n, Rua São Pedro -Juazeiro do Norte(88) 3566.1020
Diário do Nordeste

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Beneficiário do bolsa família devem fazer revisão de cadastro até agosto

A secretária destacou as duas principais ações da agenda de 2009.

A secretária Nacional de Renda e Cidadania, Lúcia Modesto, afirmou hoje (16) que o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) fará uma atualização das informações socioeconômicas das famílias cadastradas no Programa Bolsa Família. A secretária destacou as duas principais ações da agenda de 2009. Uma delas é a revisão cadastral de usuários do programa. A outra é a implantação de um novo processo de cadastramento com metodologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que começará no final do segundo semestre.

“Queremos aprimorar o cadastro. Esse será um processo permanente. A atualização cadastral é um dos indicadores que compõe o Índice de Gestão Descentralizada (IGD). A ampla atualização do cadastro permite que um município receba mais recursos para garantir sua infra-estrutura”.
Caso a atualização não seja efetuada até 31 de agosto deste ano, os benefícios das famílias serão bloqueados em setembro e cancelados em janeiro de 2010. Para que os municípios possam checar as informações com as famílias, o MDS vai disponibilizar uma base de dados aos gestores, no site do Bolsa Família (www.mds.gov.br/bolsafamilia).

“Vamos qualificar as informações cadastrais e possibilitar uma melhor operacionalização no município. Hoje, no cadastro único há 17,5 milhões de domicílios cadastrados. Com o novo sistema os municípios deverão revisitar todos os domicílios”, afirmou.

Lúcia disse também que os governos municipais, estaduais e federal vão se beneficiar desse novo processo. “As informações chegarão mais rápido à União, além de possibilitar uma melhor formulação das políticas destinadas à população pobre em cada um dos 5.564 municípios brasileiros”.

Por fim, a secretária disse que haverá um processo de expansão de benefícios a partir de maio de 2009. “Está em elaboração um decreto que autoriza a concessão de benefícios às famílias com renda per capita de até R$137”, informou Lúcia.

O coordenador-geral de Benefícios do MDS, Anderson Brandão, acrescentou que a comunicação com as famílias será feita, prioritariamente, via prefeituras, mas que, a partir de abril, será colocada uma mensagem no extrato de pagamento orientando as famílias a se recadastrare. Além disso, o ministério lançará uma campanha publicitária sobre o tema.


Por: Agência Brasil

Governador virá a Barbalha autorizar construção da Ceasa

A Ceasa ficará instalada num terreno localizado às margens da Rodovia Leão Sampaio.



O governador Cid Gomes deve confirmar por todo o dia de hoje (16/02), a data de sua vinda a Barbalha, quando dará a ordem de serviço para a construção da CEASA, cujo terreno já está recebendo a terraplenagem e sendo introduzidos outros serviços básicos para o início das obras, propriamente.



A Ceasa ficará instalada num terreno localizado às margens da Rodovia Leão Sampaio, ocupando 280 mil metros quadrados e área construída de 38.360 metros quadrados. Serão 07 galpões permanentes para hortifrutigranjeiros, agências bancárias, cartórios, escritórios da Coelce, Sefaz, postos de gasolina e da Polícia Militar e médico-odontológico, estacionamento para 600 vagas, entre outros melhoramentos.



Por: Josélio Araújo

Seminário mobiliza juventude barbalhense - Por: Josélio Araújo

Cerca de 120 jovens de 13 regiões do município participaram do seminário realizado no Hotel Fontes, no Balneário do Caldas.
Com o envolvimento de várias secretarias da administração municipal ficou concluído neste domingo (15/02), o 1º Seminário de Políticas Públicas para a Juventude. Cerca de 120 jovens de 13 regiões do município participaram do evento realizado no Hotel das Fontes, no Balneário do Caldas.

Além do prefeito Zé Leite, secretários titulares e adjuntos, assessores, articuladores de núcleos, representantes de associações comunitárias, legislativo municipal, pastorais da igreja, o seminário teve ainda a presença do assessor de Juventude do Governo do Estado, Vladson Viana e da coordenadora do Projovem Campo, Kelly Arruda.

No final de semana, a organização premiou os vencedores com uma vasta programação no Hotel das Fontes, constando de apresentação teatral, números de danças, palestras e shows musicais.


Por: Josélio Araújo

Fotos: Gilberto Timóteo



Previsão do tempo desta segunda-feira, 16 de fevereiro

Olá, leitores e amigos do Barbalha em Foco! Acompanhe aqui a previsão do tempo da nossa cidade, segundo o site Climatempo:


Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.


Fonte: Climatempo


domingo, 15 de fevereiro de 2009

Moradores vão se beneficiar com canal que vai trazer água do Rio São Francisco


A ideia é construir dois grandes canais que vão trazer água do "Velho Chico" para abastecer açudes, reservatórios e rios.


A população de Barbalha vai receber uma fonte de água permanente com o projeto de integração do Rio São Francisco. A ideia é construir dois grandes canais que vão trazer água do "Velho Chico" para abastecer açudes, reservatórios e rios que cortam as regiões mais afetadas pela seca no País. E Barbalha é uma das cidades beneficiadas. Além de não serem tão prejudicados com a falta de água durante a seca, os moradores vão poder usar os recursos hídricos para desenvolver a economia da região e gerar empregos, como explica o secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, João Santana.

"É um projeto que visa dar garantia hídrica ao povo do nordeste setentrional. O que vale dizer que, em sendo a garantia hídrica naquela região uma condição, o próprio povo pode continuar vivendo com dignidade. Então, a garantia hídrica é fundamental para qualquer processo de desenvolvimento sustentável. Depois, com ele nós teremos condições de evitar o êxodo rural, um dos maiores males que pode acontecer em um País."

O secretário de Infraestrutura Hídrica destaca que o Rio São Francisco também está sendo revitalizado e que a própria construção dos canais já está criando empregos e ajudando as comunidades que vivem ao longo das obras.



Fonte: Rádio Cetama

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Internacional - Paula pode ser indiciada se atestada farsa, diz oficial

"Eu nunca vi uma história como essa e, seja qual for o resultado, ela já é trágica." A declaração é do comandante da polícia de Zurique, Phillip Hotzenkocherie, que confirmou ao Estado que a brasileira Paula Oliveira pode ser indiciada criminalmente se forem confirmadas as suspeitas de que ela armou uma farsa. "Se tudo isso for confirmado, a brasileira terá de passar por uma ajuda psicológica", afirmou Hotzenkocherie. Paula disse ter sido atacada por três skinheads na Suíça no último dia 9, que teriam feitos cortes por todo o seu corpo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

S.O.S para o asfalto Barbalha-Jardim

Motoristas são obrigados a fazerem malabarismo nas estradas para poderem chegar a Barbalha.


Por mais veloz e moderno que seja o meio de transporte utilizado, para se fazer o percurso de 34 quilômetros entre Barbalha e Jardim serão necessários, no mínimo, 35 minutos. O tempo também aumenta consideravelmente quando se tem de fazer o percurso de apenas 13 quilômetros entre Barbalha e o Balneário do Caldas. A via de acesso ao Caldas, bem como a CE que liga Barbalha a Jardim encontra-se completamente cheia de buracos e alguns trechos o asfalto foi apenas remendado. Muitos motoristas preferem trafegar pelas margens da estrada, uma parte carroçável que tem menos buracos que o asfalto.

A estrada também não tem sinalização e à noite o trânsito fica praticamente inviável. Outro trecho que já começa a preocupar é à altura do sítio dos Brito, na Rodovia Lirio Callou, entre Barbalha e Arajara, onde parte do asfalto e um bueiro foram levados pelas águas do último inverno. No local onde deve ser construída uma ponte, a estrada já chegou a ficar interditada e com as chuvas que caíram esta semana a situação começou a se complicar. No local já começou acumular água e com uma chuva mais forte, a interdição será inevitável.

Por: Josélio Araújo

Trecho bíblico



Seja Deus gracioso para conosco, e nos abençoe, e faça resplandecer sobre nós o rosto; para que se conheçana terra o teu caminho e,em todas as nações,a tua salvação. Louvem-te os povos ó Deus; louvem-te os povos todos (Salmo 67 1.1-3).

Previsão do tempo desta sexta-feira, dia 13

Segundo o site Clima Tempo, hoje em Barbalha: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
Fonte: Clima tempo

Internacional - Brasileira não estava grávida, diz polícia suíça

A policia suiça acredita que a advogada pernambucana Paula Oliveira, 26 anos, possivelmente não foi vítima de xenofobia, praticadas por neonazistas; e não descarta a possibilidade de autoflagelo.
A policia ainda acredita que ela já não estava grávida no momento das "agressões". Veja um comentário feito por um leitor do jornal O Povo:

Interessante... estava achando muito estranho todas aquelas marcas de corte tão bem desenhadas no corpo de alguém que se diz ter sido agredida e imobilizada... Nenhum sinal de hematomas nem escoriações... apenas os cortes bem desenhados... Bom, falei baseado nas evidencias das fotos... não conheço a moça. Agora vem mais evidências... a moça não estava grávida... Agora a minha teoria de auto-flagelo toma forma. Ela perdeu a gravidez, entrou em depressão e se auto-flagelou... arrependida depois de ver o que fez, inventou a historia... sendo advogada deve até ter pensado em ganhar um dinheirinho com a história. Vamos ver agora no que vai dar.
Doa a quem doer...
Por: Rubens Oliveira

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Té que enfim estão fazendo manutenção no canal em Barbalha

Dias atrás, escrevi uma matéria sobre os problemas num canal de esgoto em Barbalha. Hoje, graças a Deus, homens estão trabalhando para tirar todo o mato que tinha, e concertando as paredes.

Essa obras, já estão tendo um bom resultado. Antes, havia um mau cheiro e hoje, não mais; havia um acúmulo de água, e tambem não mais.

Observe as fotos de antes e depois:


Quero honrar a todos que estão empenhados neste trabalho: a prefeitura, secretaria de obras e aos trabalhadores que estão com a "mão na massa".


Por: Rubens Oliveira

Projeto vai levar arte regional às escolas - Por: Josélio Araújo


O projeto será utilizado com recurso didático para os estudantes do ensino fundamental.


Por meio da Secretaria de Educação a Prefeitura de Barbalha está firmando parcerias com os municípios de Crato e Juazeiro para implantação do projeto “O Cariri nas Tramas da Arte, da Imagem e da Cultura”, que será utilizado como recurso didático para os estudantes do ensino fundamental.


O lançamento do projeto está previsto para o dia 07 de março. Antes, porém, os professores Marcos Aurélio Moreira e Sandra Nancy Freire, ministrarão capacitação para 90 professores das três cidades. Marcos Aurélio e Sandra Nancy têm especialidade na disciplina de Arte-Educação. O projeto envolve artes como a xilogravura, escultura, grafismo e utiliza ainda estudos sobre a colonização, os engenhos, e a religiosidade do Cariri.


Os idealizadores do projeto pretendem divulgar os artistas da região levando suas produções para estudos nas salas de aulas. O projeto prevê ainda que, de inicio, pelo menos dez escolas de cada município envolvido sejam beneficiadas.


Por: Josélio Araújo

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

TROTE PERIGOSO - Revista do Beto Fernandes





O meu querido amigo Padre Paulo Lemos, uma das mentes pensantes de Juazeiro do Norte, me enviou esse e-mail. Li e vi a necessidade de publicá-lo para advertir as pessoas sobre esse modelo de golpe através do telefone leia com atenção:


URGENTE PARA TODOS


Amigos,

Ontem ao entardecer, recebi uma ligação a cobrar. A pessoa identificou-se como sendo da Telefônica dizendo que meu telefone estava com linha cruzada e ela iria consertar.

Estranhei a ligação e disse-lhe que a Telefônica não liga a cobrar; ela insistiu para que eu discasse: 21*0211581172839#
Não disquei e falei pelo 190 com a Polícia.O policial disse-me que esta é uma ligação do Comando Vermelho, das penitenciárias do Rio de Janeiro e que este número, se acionado, é mais que um clone, é uma extensão de seu telefone.
A partir daí, eles ouvem tudo o que você fala e se for interessante para eles, começam a ameaçar. Isto é sério e extremamente perigoso. Avisem todos os seus familiares, amigos, principalmente os ma is idosos, empregadas, adolescentes, enfim, aqueles que, sem maiores preocupações, possam cair nessa conversa. O próprio policial pediu-me para divulgar. Inclusive, se conhecesse alguém da imprensa, pedir para que eles também divulgassem, pois, infelizmente, o golpe já está fazendo vítimas em várias localidades.
Não deixe de repassar esta mensagem.


Por: Beto Fernandes

BBB, atrativo ou destrutivo? - Por: Thales Vieira



A influência da mídia nos dias de hoje cresce cada vez mais. Programas com conteúdos impróprios para crianças, e carentes de valores humanos.

Além dos desenhos, novelas, está presente hoje na mídia o BBB9. Este programa é inspirado em uma versão feita na Europa, produzido aqui com algumas mudanças. Lá são escolhidos médicos, advogados, músicos, engenheiros, onde irão passar uma temporada na casa, tornando se um jogo intelectual e recomendável para todos os púlblicos. No brasil, como é muito diferente, colocam diversos perfis pessoas, se tornando um jogo vulgar e ilícito para o púlblico.

Em busca da fama, muitas mulheres saem dali, mostram seus corpos em revistas em busca do dinheiro e da fama, sendo que durante o programa muitos já caem na boca do povo, devido a escândalos gravados lá dentro. Este programa tem o poder de dominar mentes, é comum vermos pessoas diariamente ligando, participando pela Internet, sem perder se quer um dia do programa, enriquecendo uma emissora que a cada dia cresce, sem nenhum retorno mental, espiritual e piscológico.

Fiquem atentos, não deixem esse mal dentros dos seus lares. Saiba que só em assitir, você já contribue para esta obra malígna!
Por: Thales Vieira

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

A má influência dos desenhos animados - Por: Rubens Oliveira



Os desenhos animados, aparentemente, são muito "ingênuos", não faz mal a ninguém. Porém, deve-se ter um certo cuidado com o tipo de desenhos que as crianças estão assistindo.

Termos como: "idiota", "vou matar você" ..., são empregado em desenhos "infantis", e depois, as crianças aprendem e usam no seu dia-dia. E você se pergunta: "Onde ela aprendeu isso? Nunca falei isso aqui em casa!" Hoje em dia, os desenhos tem sido mais adultos do que infantis, por causa do tipo de conteúdo, que são cada vez mais agressivos, como: violência, vingança e até sobre sexo; é, até sexo!

Quero citar, como exemplo, Os Simpsons; que cada vez mais tem conseguido atrair a atenção das crianças, para o seu péssimo conteúdo. Esse desenho passa na Rede Globo, de segunda à sábado, pela manhã e para maiores de 10 anos. Só que tem um problema: Quantas crianças, menores de 10 anos não assistem esse desenho? E será que esse desenho era pra ser recomendado apenas para maiores de 10 anos?

Quanta manipulação há, por parte da tv não só nas crianças, como tambem nos adultos!

Os pais devem olhar para seus filhos e serem criteriosos no tipo de desenho que eles assistem. Muito cuidado! Não deixe seu filho se tornar uma péssima pessoa por causa do seu descaso para com ele. Esteja atento!


Por: Rubens Oliveira

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Assim é a vida - Por: José Sebastião Rodrigues



A vida é assim
Muito sofrida
De dor carcomida
No amor dividida

De pensar, padecida
De saudade, ferida
Na despedida
Não tem saída

Chôro é o forte
Receio da morte
Medo da morte


Tem que ser forte
Ter alguém que se importe
E o coração suporte.



Por: José Sebastião Rodrigues

Dihelson Mendonça interpreta Chopin no BNB Fortaleza




Serviço:
Evento: Dihelson Mendonça interpreta Frederic Chopin
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste - Fortaleza
Data: Dia 11 de Fevereiro, Quarta-feira.
Horários: 12:00 e 18:30

Roubar celulares é moda em Barbalha - Por Rubens Oliveira


Celulares com câmera digital, mp3 ou mp4, tv e etc, já considerava uma grande bobagem; mas, se os bandidos gostam, fazer o quê?!

Passear por lugares "esquisitos", onde há pouca iluminação, e ainda ficar mostrando o celular, é claro que não tem bandido que não fique doido pra dar uma roubadinha.

O meu celular, nem é uma grande coisa, mas, procuro sempre deixar em casa, quando vou passar por lugares assim.

O fato é que isso vem crescendo na nossa cidade e, devemos nos preparar, não andando em lugares estranhos, muito menos com celular na mão.


Por Rubens Oliveira


Envie seu artigo para o Barbalha em Foco


Quer ser um colaborador do Barbalha em Foco? Envie-nos seu artigo para o e-mail: barbalhaemfoco@hotmail.com
Últimos Artigos