terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Cariri pode ter 50% de perda na safra de 2009

Mesmo com os investimentos, representantes de sindicatos rurais já falam das perdas agrícolas
Juazeiro do Norte. Com a finalidade de expor e dar dinâmica à aplicação dos projetos disponíveis pelo Governo do Estado para a área agrícola, foi realizado, na manhã de ontem, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juazeiro, o Seminário Estratégias Agropecuárias para o Desenvolvimento Rural Sustentável. O evento foi aberto pelo titular da Secretária de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Estado, Camilo Santana.
Mesmo com os investimentos previstos e que já estão sendo aplicados, representantes de sindicatos rurais já falam das perdas agrícolas por conta da falta de chuvas na região. Em Juazeiro do Norte, a baixa média pluviométrica faz com que seja prevista uma perda considerável na safra deste ano, em torno de 50% do que já foi plantado, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhados Rurais de Juazeiro, Antônio Domingos Alves.
O secretário destacou os investimentos que estão sendo disponibilizados por meio de programas, a exemplo do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), voltados para o financiamento na agricultura. São mais de R$ 500 milhões para serem investidos este ano. Santana também destacou a linha de trabalho, dentro de uma política nacional do presidente Luís Inácio Lula da Silva, voltada principalmente para o fortalecimento da agricultura familiar.
Para a aplicação desses projetos que estão sendo disponibilizados, de acordo com o secretário, é necessário um número maior de agentes extensionistas nos municípios.
Aplicação de recursos
A intenção é promover maior orientação aos agricultores, no sentido de aplicar os recursos e capacitar para o escoamento da produtividade. Um dos projetos importantes para isso é o repasse de 30% para a merenda escolar, de acordo com a política do Governo Federal.
O evento teve a participação de prefeitos das cidades de Juazeiro do Norte, Manoel Santana, e de Barbalha, José Leite. Na ocasião, foi assinado, junto à Prefeitura de Juazeiro, um convênio de práticas agrícolas, como forma de promover o fortalecimento do setor.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Agricultura de Juazeiro, Romildo Bringel, destacou a compra de novos equipamentos para o município, a exemplo de dois tratores no sentido de possibilitar um maior apoio ao homem do campo.
Apoio aos agricultores
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro do Norte, Antônio Domingos Alves, destaca a perda de mais de 50% da safra de grãos no município. “Quem plantou as sementes do governo perdeu grande parte”. Alves ainda acrescentou que este ano pode até ter um bom inverno ainda, no entanto, não haverá uma boa produção .
O sindicalista espera que os agricultores tenham maior apoio para investir no campo. São poucos os que estão com o Seguro Safra — cerca de 800 — e isso, de acordo com o presidente, acaba comprometendo a vida do agricultor. As principais perdas são de milho, arroz e feijão.
O prefeito de Juazeiro, Manoel Santana, destacou a importância de se potencializar o setor agrícola do município, mesmo a cidade não tendo uma vasta área agricultável, mas que pode ser representativa com o apoio, criando mais oportunidades para o investimento no setor.
Já o prefeito de Barbalha, José Leite, destacou os projetos que estão sendo disponibilizados para serem implantados nos municípios e o trabalho a ser desenvolvido na área de fruticultura irrigada em sua cidade. Ele salientou ainda a construção da Central de Abastecimento de Hortifrutigranjeiros, que será construída em Barbalha. Outro ponto, segundo ele, é a reativação do setor canavieiro no município, com o funcionamento da usina de açúcar e álcool.
PREVISÃO
"Quem plantou as sementes do governo perdeu muito. Temos uma perda de mais de 50% da safra".
Antônio Domingos Alves
Sind. dos Trabalhadores Rurais
INVESTIMENTOS
500 milhões de reais, aproximadamente, serão investidos este ano na agricultura familiar no Ceará pelo Pronaf. Os investimentos foram destacados por Camilo Santana.
Mais informações:
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e AgriculturaPraça Dirceu Figueiredo, s/n, Rua São Pedro -Juazeiro do Norte(88) 3566.1020
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Últimos Artigos