quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Brasil - Professor é demitido por causa da letra de uma música


A demissão de um professor de Inglês provoca polêmica no Distrito Federal. Ele foi acusado de fazer apologia do homossexualismo na sala de aula.


O caso aconteceu numa escola pública de Brazlândia. O professor de inglês Márcio Barrios decidiu usar uma música da cantora e compositora americana Katy Perry em uma das aulas.

A música conta a história de uma garota beijou outra depois de beber. "Eu beijei uma garota só para experimentar. Espero que meu namorado não se importe", diz a letra. "Eu beijei uma garota e gostei do gosto de cereja do batom dela".

O professor afirma que a aula era sobre verbos no tempo passado e que a música, um sucesso, seria um bom exemplo. "Todos os verbos da música estavam no passado, que era o assunto da aula na época", argumenta Márcio.

A escola orientou o professor a escolher outra musica porque o conteúdo não seria adequado para alunos de 12 a 14 anos, mas Márcio não concordou. O professor levou a letra para a sala de aula novamente e foi afastado pela direção da escola, em novembro do ano passado.

A secretaria de Educação apoiou a decisão da escola, pois considerou que se tratava de uma apologia do uso de álcool e do homossexualismo. "A música reflete um comportamento inadequado e, portanto, o caso acabou assim", disse José Valente, secretário de Educação do Distrito Federal.

O contrato de Márcio, que era temporário, venceu em dezembro e não foi renovado para o ano letivo que acaba de começar. Ele diz que foi vitima de preconceito. "Eu sempre ia dar aulas com cabelo e óculos diferentes, roupas modernas. Isso causou um impacto. Nunca falaram na minha frente, mas eu percebia", diz o professor.

José Valente rebateu: "Não interessa a opção sexual de ninguém, o que interessa é que quem tem a responsabilidade de educar nossos jovens façam isso de acordo com a orientação pedagógica da escola".
Por: G1

Nenhum comentário:

Últimos Artigos