quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

NOTÍCIAS DE HOJE. E AMANHÃ?


Vendo os telejornais do meio dia logo após o almoço, verifico que o assunto do momento é a temperatura alta que se verifica nas grandes cidades brasileiras, principalmente o Rio de Janeiro. Não deixa de ser um assunto palpitante já que afeta milhões de brasileiros e este calor pode trazer consequências para a saúde de muita gente. Transtornos no trânsito já que muitas das vezes o motorista fica mais irritado e quem trabalha em ambientes não tão ventilados certamente a produção cai. Em algumas regiões do país, principalmente a amazônica, muito calor significa precipitações pluviométricas, fato que alivia e muito o calor e faz com que o ambiente fique um pouco mais arejado.

Mas nesse momento quero fazer uma crítica a imprensa quanto a vários fatos importantes que ocorrem e são noticiados, mas caem logo no ostracismo. O assunto em voga hoje fatalmente amanhã não se vê escrito, falado ou televisionado, infelizmente. Tem coisas que realmente não devem mesmo se falar e cair logo no esquecimento. Cito notícias das tão faladas e noticiadas "celebridades" e fuxicos de artistas, principalmente de televisão. Contribui em que saber quem será eliminado do BBB ou coisa do gênero? Que ator ou atriz casou ou deixou de casar ou fez isso ou aquilo! Façam uma experiência quando forem a um consultório médico e olhem as revistas(muitas da vezes velhas) disponíveis. Você vai notar que diferença é a notícia daquela época para hoje em relação ao seu artista favorito.

Por que não se fala mais em escândalos como o mensalão, o do Senado Federal, da farra das passagens aéreas dos Deputados Federais? Até quando a imprensa falará do mensalão do DEM? E no Haiti logo após o terremoto tudo foi resolvido? Não tem mais fome? Voltando ao Brasil, os casos de violência tiveram seu curso normal e os assassinos foram realmente punidos exemplarmente? Não vejo a continuadade da notícia. O que aconteceu depois. Só vai até um ponto. Dali não se vê o que deu ou o que aconteceu com centenas de fatos que somos bombardeados diariamente.

São questionamentos importantes porque faz com que cada um de nós pare e reflita um pouco com um sem número de informações que a toda hora somos bombardeados. A maioria das notícias são super importantes e nos ajudam no nosso dia-a-dia. Muita notícia faz o cidadão se planejar e trabalhar mais leve. Mas assuntos que deveriam se debatidos com mais profundidade caem logo no esquecimento e não se vê mais falar. Não tem continuadade. Não se vê no que deu, infelizmente. E pra boa parte da população o que se nota é o perigoso descrédito com a justiça principalmente. Muitos falam que em casos de corrupção de político não vai dar em nada e por aí vai. É a banalização de tudo. Da violência, corrupção, safadeza,...

Por: José de Arimatéa dos Santos

Nenhum comentário:

Últimos Artigos