terça-feira, 24 de janeiro de 2012

507 alunos do Brasil alfabetizado são diplomados em Barbalha


O Programa Brasil Alfabetizado tem como objetivo desenvolver um trabalho de alfabetização de jovens e adultos, onde os quais não tiveram a oportunidade de estudar.


E na última sexta-feira13, em solenidade bastante concorrida no Cine Teatro Neroly Filgueira, o Governo Municipal através da secretaria de Educação realizou a solenidade de entrega de certificados de conclusão de curso 2011, aos alunos do Brasil Alfabetizados.

O mesmo vem proporcionando aos alunos, recursos lingüísticos, assim como, sua inserção no contexto social, conscientes de seus direitos e deveres, favorecendo-os a uma cidadania crítica, participativa.


A secretaria municipal de Educação vem tendo um comprometimento voltado para a educação de jovens e adultos, disponibilizando um ensino que atenda as necessidades dos alfabetizandos.


O Programa Brasil Alfabetizado é coordenador em Barbalha pela professora, Erlane Garcia. Foram 507 alunos concludentes, que independente da idade, puderam realizar seus sonhos: Escrever e ler, além do próprio nome, cartas, versos, poesias e a história da própria vida no caminho do saber.

Na solenidade, estiveram presentes: O prefeito José Leite; a secretária de Educação, Izabel Cristina Nóbrega Cruz; representante dos coordenadores, Ana Paula; o representante da empresa CONVIDA que presta consultoria aos formadores e alfabetizadores, Eugênio Oliveira; representante dos formadores, Fabíola Rocha e o representante dos alfabetizandos, Maria do Socorro da Silva.

Na solenidade houve a execução do Hino Nacional, homenagem aos alunos e palavra das autoridades presentes.

O diretor da CONVIDA – professor Eugênio Oliveira, disse que Barbalha da o ponta pé inicial, no sentido que o processo de alfabetização de jovens e adultos acontecia, e a sociedade não tomava conhecimento. E hoje, o a Prefeitura através da secretaria de Educação vem oportunizando as pessoas que nunca tiveram oportunidade de está em uma sala de aula e sair com a consciência de que aprendeu algo, ou seja, ler e escrever. E a CONVIDA e a secretaria de Educação se comprometeram em tirar uma grande parte da população da segueira do não saber ler e escrever.

Para a secretária de Educação, Izabel Cristina Cruz, foi um momento de emoção. “Foi um encontro de pessoas que enfrentaram e souberam superar as muitas dificuldades, e puderam chegar ao final, sabendo ler e escrever. A secretária Izabel Cristina, agradeceu a equipe do Brasil Alfabetizado, a CONVIDA que foi parceira durante todo processo do programa com os jovens e adultos, aos alfabetizadores, aos alfabetizandos e a coordenação pelo bom andamento e ter alcançado bons resultados com os mais de 507 alunos.

Para o prefeito José Leite, esse é mais um resultado positivo, com indicadores desse tipo que a Barbalha cresce. “Nós estamos dando oportunidade às pessoas de crescer na área de educação, se desenvolver e obtendo aquilo que eles não tiveram oportunidade na idade certa, e agora, estão tendo essa oportunidade. O município se sente gratificado em ter contribuído na educação dessas pessoas, dando um passo importante”, disse.

À alfabetizada Maria do Socorro de 62 anos disse se sentir satisfeita, realizada. “Agora estou feliz, sei ler e escrever aquilo que não enxergava na minha vida, agora estou vendo as letras”, disse emocionada. No final, foi servido um coquetel aos presentes.


Por: Assessoria de Comunicação PMB

Nenhum comentário:

Últimos Artigos