sábado, 13 de dezembro de 2014

"Chuva de Poesia" - A Sociedade dos Poetas de Barbalha - SPB faz mais uma noite de lançamentos

Em mais uma noite festiva, na ultima sexta-feira dia 12 de Dezembro, a Sociedade dos Poetas de Barbalha fecha o seu 4º ano de existência com o lançamento de cinco cordéis inéditos. São eles:






O evento foi realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha e contou com a gravação do programa "Ceará Diverso Itinerante", apresentado por Vandinho Pereira e Tranquilino Ripuxado. Além dos lançamentos houveram outras apresentações culturais, entre elas: Os grupos de forró, "Terceirões do Forró"- das Malvinas e "Tico Raimundo com Forró Autentico".
Teve também apresentação do monólogo "Coisa de Matuto", da nossa colega Jacinta Maria.


O auditório estava lotado e mais uma vez a bela participação dos membros da Academia de Cordelistas do Crato, que compareceu em peso ao evento.


A todos que estiveram presentes, os agradecimentos da Sociedade dos Poetas de Barbalha - SPB.

E Boas Festas!

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Feira do Grupo de Economia Solidaria e Turismo Rural movimentou a comunidade do Sitio farias no Distrito de Arajára em Barbalha.


Mais uma vez, o Grupo de Economia Solidaria e Turismo Rural da Agricultura Familiar do município de Barbalha, realizou o encontro com feira que já marca o seu 20ª encontro desde quando iniciou no ano de 2011.

No sitio Farias, região pé de serra no distrito de Arajára, a comunidade rural, recebeu com festa nesta ultima sexta feira cinco de Setembro de 2014 o grupo de Economia Solidaria, que a cada encontro, realiza com alegria, a feira dos produtos da agricultura familiar, com vendas e trocas, dos excedentes de suas produções, uma diversidade de produtos, vindo com carinho das mãos de quem produz, com qualidade.


A feira vem atraindo, alunos, universitários e professores de escolas técnicas e empreendimentos econômicos da região do cariri, como por exemplo: UFCARIRI e Centro Vocacional Técnico (CVTEC) de Barbalha que já tem propostas de incentivos para o grupo.
Nos encontros são discutidos os pontos positivos e negativos, observando os avanços do grupo, a interatividade e a solidariedade entre os agricultores, com o objetivo de fortalecer a ideia, rumo a um processo de uma economia justa e igualitária.


O grupo tem o apoio das entidades parceiras como, EMATERCE (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais) e associações de varias comunidades rurais do município, que fazem os encaminhamentos junto aos agricultores participantes do evento, com isso uma nova agenda é marcada, desta vez, a nova data para a realização da próxima feira, ficou marcada para o dia 24 de Outubro na comunidade do Assentamento São Judas Tadeu no sitio Boa Vista no distrito do Caldas, onde a comunidade estará festejando seu padroeiro. A comunidade receberá o grupo de Economia Solidaria pela 2ª vez.


A boa musica, também faz parte dos encontros, a dupla sertaneja barbalhense, Edson e Bruno, abrilhantaram o momento naquela região serrana de clima agradável, com a nobre arte de cantar, deixando o ambiente mais harmonioso, esses garotos já foram adotados pelos feirantes, que não veem a feira do grupo sem o show da dupla.



Mais uma vez o sucesso foi garantido, agora é só esperar a próxima feira, na certeza de um novo êxito.



Informação: Lindicassia Nascimento (Agente Rural/Ematerce-Barbalha)





segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Mulher do campo se destaca na área do cultivo de uva de mesa em Barbalha.

No sitio Espinhaço, na região do pé de serra no distrito de Arajara em Barbalha, a universitária  e produtora de uvas, Maria Lucinete da Silva, comemora a colheita de mais uma safra da cultura da uva Itália.


Utilizando-se de mão de obra familiar, com o cultivo tradicional por micro aspersão da cultura da uva da variedade Itália, a família está colhendo hoje sua 10° safra da fruta. Em apenas 0,3 hectares implantados á cinco anos, essa área cultivada, rende nada menos  que  10 mil kg de uva de mesa ao ano, melhorando excessivamente a renda financeira da família, pela boa aceitação no mercado com preço bom para o produtor, pois a fruta é de alta qualidade.


A produtora disse que para chegar a essa produção, a técnica é essencial, é preciso que tome todos os cuidados desde os tratos culturais como, podas, raleio, amarração em “V” bem como a formação do esqueleto da planta, que é de fundamental importância para obter um bom resultado, formando dois braços laterais do tipo espinha de peixe, técnica que exige pratica, conhecimento e muito cuidado. Ela afirma, que utiliza produtos preventivos, para o combate de pragas e doenças fúngicas, com tratamentos específicos, com trabalho preventivo e controle a base de cobre e enxofre.
Lucinete se orgulha ao dizer, que possui conhecimento técnico em todas as fases do cultivo, e que aprendeu tudo, com o seu esposo, Francisco Iran de Andrade, que é técnico em agropecuária, produtor rural, e atualmente é Agente Rural da SDA, prestando serviço a Ematerce no município de Barbalha.


A mesma diz estar muito feliz com o cultivo e por saber que seu esposo, o técnico Iran, já conseguiu transferir conhecimento, através da assistência técnica pela Emater, para algumas famílias que o mesmo assiste como agente rural, sendo dois hectares implantados no Assentamento de reforma agraria do distrito Estrela e mais um hectare a outras três famílias de agricultores independentes.
 No ponto de vista técnico, a ampliação dessas áreas favorece o setor produtivo da uva no município de Barbalha, enriquecendo ainda mais a cadeia produtiva da fruticultura irrigada na região do cariri cearense.


No pequeno espaço onde fica localizada a videira, ao lado da residência do casal, o pomar é encantador, Lucinete afirma que é uma terapia para ela, trabalhar nessa atividade agrícola ao lado da família, local onde se sente bem.


A boa produção dessa safra resulta no crescimento econômico e satisfação para a família, com vendas certas no mercado da região do cariri, ficando a família sem nenhum prejuízo financeiro, no que diz respeito a este ano de 2014, pois a região possui clima favorável e dispõe de recursos hídricos de boa qualidade, o que é primordial para a fruticultura irrigada.

Colaboração: Lindicassia Nascimento                                                                      

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Barbalha - Grupo de Economia Solidária e Turismo Rural, movimenta a comunidade do sitio Barro Vermelho no seu 19° encontro


A comunidade do sitio Barro Vermelho, zona rural do município de Barbalha - Ce vivenciou neste ultimo dia 12 de Agosto, o encontro do Grupo de Economia Solidária e Turismo Rural da Agricultura Familiar. A comunidade em festa, bastante receptiva, acolheu com muita alegria os feirantes do grupo que é formado por agricultores e agricultoras de varias comunidades rurais do município, que expõe seus produtos a venda e troca como excedente de suas produções e tem como apoiadores os segmentos representativos como a EMATERCE, Sindicato de Trabalhadores Rurais de Barbalha, UNAB e Associações de agricultores rurais do município, movimento que acontece desde 2011 a partir de oficina sobre Economia solidaria e turismo rural ministrada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará ( EMATERCE) quando foi plantada a semente que hoje colhe bons frutos.


A participação efetiva dos feirantes resulta numa força de vontade coletiva do grupo, que a cada encontro fortalece cada vez mais a proposta de uma economia justa e igualitária, podendo adquirir e oferecer produtos de boa qualidade, como frutas diversas e hortaliças, produzida no campo, livre de agrotóxico, com respeito ao meio ambiente e ao homem, alem do artesanato típico de cada região, cordel, biojóias, mel de abelha, azeite de côco, plantas ornamentais e frutíferas, alimentos caseiros e etc.


Para os participantes, a troca de experiência e de produtos oriundas da agricultura familiar é considerada muito importante, pois alem ter a oportunidade de expor suas produções, conhecem o potencial de cada comunidade, a exemplo da comunidade visitada que possui vasta área produtiva, como, macaxeira e banana. Possui ainda uma casa de farinha que recebe os produtos agroindustriais da cadeia produtiva da mandioca, para beneficiamento e processamento da farinha, goma  e outros derivados como tapioca, beiju sequilho e peta, gerando emprego e renda utilizando a  mão de obra familiar na própria comunidade.


Com um pensar diferente, o grupo se destaca na área da comercialização, que com solidariedade demonstra que com entusiasmo e sabedoria sai sempre com uma nova agenda marcada para o próximo encontro, desta feita será na comunidade de Sitio Farias no próximo mês, acertadamente será mais um encontro de muita alegria dos agricultores e agricultoras do município de Barbalha- Ce.


INFORMAÇÕES: Lindicassia Nascimento ( Agente  rural – Emater - Barbalha)




domingo, 20 de abril de 2014

Grupo de Economia solidaria de Barbalha exerce a gestão das atividades de maneira coletiva.

Mais uma edição da feira do grupo de Economia Solidaria de Barbalha aconteceu na manhã do ultimo dia 15 de Abril de 2014, quando nessa data comemora o dia Nacional de Conservação do Solo, num evento promovido pelo CVTEC de Barbalha, na Praça Engenheiro Dória (praça da estação) no centro da cidade de Barbalha.

Foto: Lindicassia Nascimento

Desde sua criação em 2011 através da oficina de economia solidaria ministrada pela EMATERCE, esta já é a 15° edição de encontro do grupo com feira, e sempre que acontecem, os encontros, uma nova agenda é marcada pelos participantes, para que o movimento associativista continue fortalecendo o grupo. A nova agenda ficou marcada para o dia 13 de Maio, na comunidade rural do sitio Bela Vista no Distrito do Caldas.

Foto: Lindicassia Nascimento

Na feira pode-se encontrar uma variedade de produtos num só lugar como: frutas, verduras, legumes, agro industrializados caseiros, artesanato, cordel e etc. São vários os produtos trazidos direto das mãos de quem produz.
Foto: Lindicassia Nascimento

A economia solidária é uma forma de organização do trabalho que surgiu como alternativa de geração de renda e de inclusão social. É um jeito diferente de produzir, comprar, vender e trocar o que é necessário para viver, sem que haja vantagem para um ou outro lado da negociação.
 
Foto: Lindicassia Nascimento
O grupo de economia solidária ganhou força no município de Barbalha com o apoio de instituições e entidades associativas comunitárias como, por exemplo, as Associações de comunidades rurais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATERCE - Barbalha e UNAB (União das Associações de Barbalha).


Enviado por: Lindicassia Nascimento


sábado, 22 de março de 2014

Lançamento de cordéis da Sociedade dos Poetas de Barbalha

         Com mais uma grande participação popular a Sociedade dos Poetas de Barbalha - SPB realizou nessa sexta-feira dia 21 de março  de 2014, o lançamento de mais três cordéis na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha. 


                                      "Barbalha Respira Cordel", do poeta Antônio Pirajá,


                                         "O Lugar que fui Nascido", do poeta Capitão


"Saudades do Sertão", da poetisa Dona França.


Platéia

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Lançamento de cordéis do Projeto Amigos da Leitura

Nesta quinta-feira dia 27, a Secretaria de Educação de Barbalha fez extensa programação do projeto Literatura de Cordel em Sala de Aula - Amigos da Leitura,  com o  lançamento  de quatro cordéis. Os cordéis lançados foramA Educação de Ontem e de Hoje, das professoras Cicera Vieira da Silva e Ivanilde dos Santos, ambas da Escola Luiz Filgueira Sampaio do Sítio Santana, e o cordel coletivo, O Desequilíbrio Ambiental, escrito pelos alunos da Escola Manoel Saraiva do Sitio Santana. 

  


 A noite foram lançados os cordéis dos professores Francisco Timóteo com o título  Pe. Paulo de Sá Gurgel, e o cordel, A Educação é a Solução da professora Jacinta Maria Correia ambos são membros da Sociedade dos Poetas de Barbalha - SPB. 


Os cordéis foram patrocinados pela Secretaria de Educação dentro do Projeto Amigos da Leitura. 




O evento aconteceu no Cine Teatro Municipal de Barbalha e teve grande participação popular, além das escolas contempladas e dos membros da Sociedade dos Poetas de Barbalha.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Feira do Grupo de Economia Solidaria e Turismo Rural de Barbalha



 Durante toda a manhã desta terça-feira dia 11 de Fevereiro de 2014, a população do sitio Santana, de sítios vizinhos e visitantes, tiveram a oportunidade de conhecer e adquirir os produtos da agricultura familiar na XIII Feira do Grupo de Economia Solidária e Turismo Rural Da Agricultura Familiar (ESTRAF), município de Barbalha – CE. A feira despertou a curiosidade de alunos da escola Almiro da Cruz daquela comunidade, que durante toda manhã, visitaram os estandes dos agricultores rurais.


A feira dos produtos oriundos da agricultura familiar, possui uma diversidade de itens, que abrange não apenas a agricultura, mais também o artesanato, floricultura, literatura de cordel, agroindustrializados, alimentícios, orgânicos e etc. Em cada feira, uma nova agenda é marcada, os participantes já se organizam para participarem de mais um encontro, desta vez na comunidade do sitio Riacho do Meio no dia 18 de Março do ano em curso.


A acolhida da comunidade receptora do evento deixou satisfeitos todos os participantes, que puderam apreciar as belíssimas apresentações do grupo de zabumbeiros mirins, resgatando a cultura popular, e ao som suave da dupla sertaneja Wedson e Bruno, se divertiram bastante, e como se não bastasse, foi declamada uma poesia em forma de cordel, pelo poeta, morador da comunidade, Liberato Vieira da Silva, o popular “Mestre Bula”. Sócio fundador da Sociedade dos Poetas de Barbalha - SPB. Inspiração precisa para o momento, resgatando valores e princípios, onde só quem possui o Dom, pode transmitir com responsabilidade poética o momento descontraído da feira de troca de produtos da agricultura familiar.


FEIRA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA FAMILIAR

AUTOR: LIBERATO VIEIRA  DA SILVA

HOJE ESTAMOS RECEBENDO
EM NOSSA COMUNIDADE
ESTA FEIRA INTINERANTE
CRIADA EM NOSSA CIDADE
EM PROL DOS AGRICULTORES
DE NOSSA SOCIEDADE

SINDICATO, EMATERCE
E  U.N.A.B.  EM PARCERIA
COM AS ASSOCIAÇÕES
QUE MUITO LHE AUXILIA
MANTEM UM BELO CONTATO
NA VIDA DO DIA A DIA

O POETA SE INSPIRA
NOS FATOS QUE ACONTECE
TAMBÉM NÃO CONTA MENTIRA
SÓ FALA DE QUEM MERECE
A SEMENTE QUE RESPIRA
A CADA DIA MAIS CRESCE

ESTA FEIRA TRAZ PRA NÓS
COISAS DE GRANDE VALOR
NA PROFISSÃO DE ARTISTA
E NA DE AGRICULTOR
EM NOSSO MEIO JÁ TEM
ALGUÉM  QUE PARTICIPOU

QUALQUER COISA PRODUZIDA
VENHA VENDER OU TROCAR
SEJA DA ROÇA OU DA ARTE
TRAGA PRA NEGOCIAR
E TRAGA UMA BOA PARTE
DE DINHEIRO PRA COMPRAR

NÃO FALE EM COMPRAR FIADO
PORQUE NÃO VAI ATENDIDO
AQUI SE VENDE E SE TROCA
TORNA O QUE FOR MERECIDO
FIADO AQUI NEM SE FALA
SEJA BEM COMPREENDIDO

VÁRIAS APRESENTAÇÕES
ACONTECEM NO MOMENTO
ARTISTAS DE TODA PARTE
COMPARECEM NESTE EVENTO
DESEMPENHANDO SUA ARTE
E MOSTRANDO SEU TALENTO

QUEM VEIO À SANTANA II
DA FEIRA PARTICIPAR
PRA VENDER OU FAZER COMPRAS
OU APENAS PRA OLHAR
O MEU MUITO OBRIGADO
QUERO A TODOS DESEJAR
 BARBALHA, 11 DE FEVEREIRO DE 2014.

(Enviado por Lindicássia Nascimento)
Últimos Artigos