quinta-feira, 26 de maio de 2011

JUAZEIRO E BARBALHA RECEBEM O PROJETO PROVA DE SAÚDE NESTA QUINTA-FEIRA, 26

As ações educativas e interativas do Projeto Prova de Saúde serão realizadas, nesta quinta-feira, 26, em escolas de Juazeiro do Norte e Barbalha (vide programação ao final) e contará com a presença do Secretário das Cidades do Governo do Estado, Camilo Santana.

Os estudantes participarão de um momento lúdico num formato de talk-show, com perguntas sobre saneamento básico. A ideia é aprender sobre a importância do abastecimento de água e do esgotamento sanitário, para a qualidade de vida da população. Os participantes ganham brindes. O Prova de Saúde leva também às escolas vídeos educativos.

O Projeto foi lançado, no dia 12 de abril, em Fortaleza. As ações prosseguem nos meses de maio e junho, levando informação e diversão para os alunos da rede pública e privada de ensino, em Fortaleza e no Interior.

Além de ira às escolas, o Prova de Saúde consta de um concurso de redação, cujo regulamento está no site www.provadesaude.com.br. As inscrições continuam abertas até o dia 10 de junho de 2011. Na internet, os internautas também podem participar de jogos e ganhar brindes.

Prova de Saúde

Na sua primeira edição em 2010, o Prova de Saúde realizou 131 intervenções em 87 locais, entre escolas e praças, para 59.284 alunos de escolas e público em geral de: Fortaleza, Caucaia, Pacatuba, Maranguape, Aquiraz, Maracanaú, Eusébio, Guaiúba, Chorozinho, Itaitinga, Pacajus, Horizonte, São Gonçalo do Amarante e Cascavel. O Projeto Prova de Saúde é realizado pela Garis Produções, com o patrocínio da Cagece e da EIM - Instalações Industriais.

Maiores informações: (85) 30329100 / 3458.19.00 / 85281900
Email: provadesaude@gmail.com
site www.provadesaude.com.br


Dia: 26.05 – quinta-feira – BARBALHA e JUAZEIRO DO NORTE

Barbalha: manhã: 10h:00 - EEEP Otília Correia Saraiva (Liceu de Barbalha)
Diretor: Prof. Luiz Paixão (88 9237 1860) - (88 3532 2366)
Coordenadora: Profª Valdelúcia (88 9966 2754)
e-mail: paixaolr@bol.com.br,valdeluciacosta@hotmail.com
Rua: projetada 1 S/N – Parque Bulandeira
Ref: Retorno que vai para o Sitio Estrela, após o posto entra na primeira av. a esquerda (vê mapa) Obs: a escola fica na estrada antes de chegar em Barbalha.

Juazeiro: tarde: 14h:00 - CERE - Almirante Ernani V. Aboim Silva – (88) 31021136
Diretora: Profª Leonila (88 9236 8305)
Coordenador responsavel: Izídio (88 9221 3209)
e-mail: cere@cere.seduc.ce.gov.br,franciscoizidio@yahoo.com.br
Responsável pela agenda: Crede:Tânia (88) 88234003 / 31011138
Av. Castelo Branco S/N (próximo 2º Batalhão)




--
Joanice Sampaio
Jornalista profissional graduada
085 - 8784 1741 | 9109 1706
msn: garagem74@hotmail.com
orkut: Joanice Sampaio
blog: papocult3.blogspot.com
www.twitter.com/joanices

terça-feira, 10 de maio de 2011

Pedagogia do Absurdo - Por Luiz Domingos de Luna*

A massa do conhecimento é a ferramenta básica para a construção da civilização, assim quanto maior for à absorção, maior a possibilidade de aptidão da sociedade ao aprimoramento no convívio interativo, e, por conseqüente o desenvolvimento de uma Cidade, Estado ou País.

O Conhecimento é uma grandeza imaterial que é absorvida no espaço social, ou em instituições específicas para tal fim. Pelos dados amostrais existem varias escolas, inclusive a escola que fornece o conteúdo epistemológico.

A fusão do saber corrobora as novas tecnologias como instrumento a construção do edifício deste patrimônio imaterial necessário a civilidade, a evolução e ao crescimento afirmativo de toda conjuntura imersa no espaço tempo.

O Modelo Mental ao aprisionar o novo, via novas ofertas disponíveis, na verdade está tão somente recebendo equações que foram questionadas, analisadas, provadas cientificamente e hoje projetadas de forma massificada e disseminadas com rapidez e precisão no mundo on-line. Um avanço de valia maior, onde toda sociedade ganha e tudo fica muito próximo, assim, o conhecimento não mais privilégio de alguns, vez estar disponível na internet a toda sociedade a um clik, tudo se abre, é uma chave mágica, linda, oportuna e necessária para a formação integral do ser humano em sociedade.

Cria-se um imbróglio generalizado, quando se coloca a internet como um fim, e o ser humano como o meio, pois nesta postura pensamental o humano vai buscar o conhecimento na sua caixinha mágica, muitas vezes se contenta com os dados superficiais, pensando ter o conhecimento integral, ora, há uma distancia de anos luz a totalidade, a pesquisa dos dados amostrais precisa ser intensa, diversificada, ampla, infinitamente ampla, após análise do vasto material disponível, numa amplitude de visão cognitiva apurada com a criticidade, com a problematização e destilação dos dados colhidos.

Sem esse processo, muitas vezes cansativo, oneroso ao tempo, ao desgaste mental, a penitência do filtrar bem positivamente, intensamente, ao olhar claro, fundo e largo, está se construído uma nova pedagogia: a Pedagogia do Absurdo!



(*) Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora –Ceará.

Últimos Artigos